- Demorou seis meses, mas o Volkswagen SpaceFox finalmente recebeu o novo design da linha Fox. Uma semana após ser lançado na Argentina, o modelo chega ao Brasil com dianteira, traseira e preço reformulados. Partindo de R$ 48.790 mais de R$ 1 mil acima da versão antiga, a perua ganhou requinte para tentar justificar o valor elevado da etiqueta.
Ao contrário do Fox e CrossFox, a perua ganhou nova tampa do porta-malas com abertura elétrica, novos para-choques com sensor de estacionamento opcional e novas lanternas. A reformulação deu certo e mantém a harmonia com a dianteira, cujo visual é idêntico ao do Fox, exceto pelos filetes cromados na grade do radiador e na parte inferior do para-choque dianteiro, exclusivos da versão familiar.
Por dentro o interior é o mesmo do novo Fox e continua sendo a maior novidade da reestilização da família. O painel ganhou novos instrumentos, com bom encaixe entre as diferentes peças. O excesso de plástico continua, mas foi amenizado com a adoção de tecido na porta, que também reúne os comandos dos vidros, travas e retrovisores elétricos, todos de série. O banco traseiro mantém a opção que permite correr o assento para dar espaço para o porta-malas, mas a solução reduz o espaço para os passageiros e só permite levar confortavelmente crianças no assento traseiro.
O motor 1,6-litro de até 104 cv com etanol de toda linha VW continua, assim como a ótima caixa manual de cinco marchas. Opcionalmente pode ser adquirida a versão automatizada I-Motion por R$ 2.670.
Sportvan
A Volkswagen define o SpaceFox como uma Sportvan. A posição de dirigir elevada e o teto mais alto são como a de um monovolume, enquanto a carroceria é de uma station wagon. O time de marketing posiciona o SpaceFox em uma categoria única, mas, na prática, o modelo não consegue brigar nem com Peugeot 207 SW e Fiat Palio Weekend, nem com Chevrolet Meriva e Fiat Idea.
Em 2009 o SpaceFox vendeu 31.915 unidades, atrás de Palio Weekend 43.249 e Meriva 33.339. Neste ano o desempenho do modelo piorou, mas o fim da produção da versão antiga reduziu a oferta da perua. Parte da culpa é o preço elevado pelo pouco que SpaceFox oferecia em relação à concorrência. No modelo 2011 essa distância diminuiu, mas ainda é grande.
Grife
Durante o lançamento, Luiz Alberto Veiga, chefe de design da Volkswagen, definiu a SpaceFox “como um carro chique”. A frase ajuda a explicar a discrepância dos valores cobrados em relação à concorrência. Única perua compacta da concorrência com motor 1,6-litro, a 207 SW Automática custa R$ 5,5 mil a menos do que a SpaceFox equivalente. Só uma grife imaginária explicaria tamanha diferença.
Justiça seja feita: a SpaceFox vende mais que a 207 SW e agora tem mais requinte que o modelo fabricado em Porto Real RJ. O tratamento dos tecidos com a louvável opção de estofamento claro e cuidado nos detalhes dão um ar mais luxuoso à SpaceFox, que oferece mimos como chave canivete, luzes individuais de leitura para os passageiros e retrovisor que abaixa a lente para você ver o meio-fio.
Mas o requinte não compensa a falta de fôlego do motor 1,6-litro na estrada, obrigando o câmbio automatizado a fazer reduções em praticamente todas as subidas. A transmissão ASG não está tão bem calibrada na SpaceFox, que sofre com solavancos nas trocas das três marchas iniciais. Fazer as mudanças pela alavanca ou pelas borboletas no volante ajuda a prevenir movimentos involuntários.
Outros movimentos são absorvidos pela suspensão, que teve seus amortecedores recalibrados. Após um trecho de estrada esburacada, o SpaceFox se mostrou confortável sem prejudicar a estabilidade em curvas fechadas. Não é tão macia como a do Palio Weekend, mas isso está longe de ser um defeito em uma serra.
Os freios são eficientes, mas o ABS só está disponível na versão Sportline, de R$ 51.460
A posição de dirigir elevada amplia a visibilidade dianteira e pode agradar principalmente o público feminino. Contudo, o banco do motorista com regulagem de altura não permite abaixar o assento para os padrões das peruas tradicionais, tornando a postura de dirigir igual a de um monovolume monovolume compulsória. A bem-vinda coluna de direção com regulagem de altura e profundidade ajuda a contornar o problema.
Resumo
O SpaceFox melhorou. Seu exterior foi atualizado e seu interior evoluiu. Com direção hidráulica, ar-condicionado e trio elétrico de série, o modelo quer oferecer muito por... muito. O custo elevado do modelo ainda pode ser um empecilho para quem busca um carro familiar e confortável. A Volkswagen reuniu no modelo diversos diferenciais perante a concorrência, mas muitos detalhes passam despercebidos pelo consumidor em uma categoria cujo preço ainda é determinante.
| EquipamentoModelo | SpaceFox 1.6 | SpaceFox 1.6 I-Motion | SpaceFox 1.6 Sporline | SpaceFox 1.6 Sportline I-Motion |
| Ar-condicionado | Série | Série | Série | Série |
| Direção Hidráulica | Série | Série | Série | Série |
| Trio-elétrico | Série | Série | Série | Série |
| Alarme | Série | Série | Série | Série |
| ABS | Opcional | Opcional | Série | Série |
| Airbag duplo | Opcional | Opcional | Série | Série |
| Sensor de chuva | Opcional | Opcional | Série | Série |
| Sensor Crepuscular | Opcional | Opcional | Série | Série |
| Retrovisor central eletrocrômico | Opcional | Opcional | Série | Série |
| Retrovisor direito com tilt-down | N/D | N/D | Série | Série |
| Câmbio Automatizado | N/D | Série | N/D | Série |
| Sensor de estacionamento | N/D | N/D | Opcional | Opcional |
| Farol de neblina | Opcional | Opcional | Opcional | Opcional |
| Direção com regulagem de altura e profundidade | Opcional | Opcional | Opcional | Opcional |
| Volante multifunção com borboletas no I-Motion | Opcional | Opcional | Opcional | Opcional |
| Rádio | Opcional | Opcional | Opcional | Opcional |
| Preço | R$ 48.790 | R$ 51.460 | R$ 55.190 | R$ 57.860 |
FICHA TÉCNICA – Volkswagen SpaceFox 1.6 2011| MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1598 cm³ |
| POTÊNCIA | 104 cv etanol / 101 cv gasolina a 5.250 rpm |
| TORQUE | 153 Nm etanol / 151 Nm gasolina a 2.500 rpm |
| CÂMBIO | Manual, com cinco marchas automatizado opcional |
| TRAÇÃO | Dianteira |
| DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica |
| RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 15” de aço liga-leve opcional |
| PNEUS | Dianteiros e traseiros 195/55 R15 |
| COMPRIMENTO | 4,18 m |
| ALTURA | 1,55 m |
| LARGURA | 1,66 m |
| ENTREEIXOS | 2,46 m |
| PORTA-MALAS | 430 l a 527 l |
| PESO em ordem de marcha | 1.142 kg Automatizada: 1.150 kg |
| TANQUE | 50 l |
| SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo barra de torção |
| FREIOS | Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira |
| CORES | - |
| PREÇO | R$ 48.790 a R$ 57.860 |
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