Volkswagen muda visual da SpaceFox, que sobe de preço

Perua parte de R$ 48,8 mil e aposta em consumidor exigente


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Rodrigo Ribeiro
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- Demorou seis meses, mas o Volkswagen SpaceFox finalmente recebeu o novo design da linha Fox. Uma semana após ser lançado na Argentina, o modelo chega ao Brasil com dianteira, traseira e preço reformulados. Partindo de R$ 48.790 mais de R$ 1 mil acima da versão antiga, a perua ganhou requinte para tentar justificar o valor elevado da etiqueta.

Ao contrário do Fox e CrossFox, a perua ganhou nova tampa do porta-malas com abertura elétrica, novos para-choques com sensor de estacionamento opcional e novas lanternas. A reformulação deu certo e mantém a harmonia com a dianteira, cujo visual é idêntico ao do Fox, exceto pelos filetes cromados na grade do radiador e na parte inferior do para-choque dianteiro, exclusivos da versão familiar.

Por dentro o interior é o mesmo do novo Fox e continua sendo a maior novidade da reestilização da família. O painel ganhou novos instrumentos, com bom encaixe entre as diferentes peças. O excesso de plástico continua, mas foi amenizado com a adoção de tecido na porta, que também reúne os comandos dos vidros, travas e retrovisores elétricos, todos de série. O banco traseiro mantém a opção que permite correr o assento para dar espaço para o porta-malas, mas a solução reduz o espaço para os passageiros e só permite levar confortavelmente crianças no assento traseiro.

O motor 1,6-litro de até 104 cv com etanol de toda linha VW continua, assim como a ótima caixa manual de cinco marchas. Opcionalmente pode ser adquirida a versão automatizada I-Motion por R$ 2.670.

Sportvan
A Volkswagen define o SpaceFox como uma Sportvan. A posição de dirigir elevada e o teto mais alto são como a de um monovolume, enquanto a carroceria é de uma station wagon. O time de marketing posiciona o SpaceFox em uma categoria única, mas, na prática, o modelo não consegue brigar nem com Peugeot 207 SW e Fiat Palio Weekend, nem com Chevrolet Meriva e Fiat Idea.

Em 2009 o SpaceFox vendeu 31.915 unidades, atrás de Palio Weekend 43.249 e Meriva 33.339. Neste ano o desempenho do modelo piorou, mas o fim da produção da versão antiga reduziu a oferta da perua. Parte da culpa é o preço elevado pelo pouco que SpaceFox oferecia em relação à concorrência. No modelo 2011 essa distância diminuiu, mas ainda é grande.

Grife
Durante o lançamento, Luiz Alberto Veiga, chefe de design da Volkswagen, definiu a SpaceFox “como um carro chique”. A frase ajuda a explicar a discrepância dos valores cobrados em relação à concorrência. Única perua compacta da concorrência com motor 1,6-litro, a 207 SW Automática custa R$ 5,5 mil a menos do que a SpaceFox equivalente. Só uma grife imaginária explicaria tamanha diferença.

Justiça seja feita: a SpaceFox vende mais que a 207 SW e agora tem mais requinte que o modelo fabricado em Porto Real RJ. O tratamento dos tecidos com a louvável opção de estofamento claro e cuidado nos detalhes dão um ar mais luxuoso à SpaceFox, que oferece mimos como chave canivete, luzes individuais de leitura para os passageiros e retrovisor que abaixa a lente para você ver o meio-fio.

Mas o requinte não compensa a falta de fôlego do motor 1,6-litro na estrada, obrigando o câmbio automatizado a fazer reduções em praticamente todas as subidas. A transmissão ASG não está tão bem calibrada na SpaceFox, que sofre com solavancos nas trocas das três marchas iniciais. Fazer as mudanças pela alavanca ou pelas borboletas no volante ajuda a prevenir movimentos involuntários.

Outros movimentos são absorvidos pela suspensão, que teve seus amortecedores recalibrados. Após um trecho de estrada esburacada, o SpaceFox se mostrou confortável sem prejudicar a estabilidade em curvas fechadas. Não é tão macia como a do Palio Weekend, mas isso está longe de ser um defeito em uma serra.

Os freios são eficientes, mas o ABS só está disponível na versão Sportline, de R$ 51.460

A posição de dirigir elevada amplia a visibilidade dianteira e pode agradar principalmente o público feminino. Contudo, o banco do motorista com regulagem de altura não permite abaixar o assento para os padrões das peruas tradicionais, tornando a postura de dirigir igual a de um monovolume monovolume compulsória. A bem-vinda coluna de direção com regulagem de altura e profundidade ajuda a contornar o problema.

Resumo
O SpaceFox melhorou. Seu exterior foi atualizado e seu interior evoluiu. Com direção hidráulica, ar-condicionado e trio elétrico de série, o modelo quer oferecer muito por... muito. O custo elevado do modelo ainda pode ser um empecilho para quem busca um carro familiar e confortável. A Volkswagen reuniu no modelo diversos diferenciais perante a concorrência, mas muitos detalhes passam despercebidos pelo consumidor em uma categoria cujo preço ainda é determinante.

EquipamentoModelo SpaceFox 1.6 SpaceFox 1.6 I-Motion SpaceFox 1.6 Sporline SpaceFox 1.6 Sportline I-Motion
Ar-condicionado Série Série Série Série
Direção Hidráulica Série Série Série Série
Trio-elétrico Série Série Série Série
Alarme Série Série Série Série
ABS Opcional Opcional Série Série
Airbag duplo Opcional Opcional Série Série
Sensor de chuva Opcional Opcional Série Série
Sensor Crepuscular Opcional Opcional Série Série
Retrovisor central eletrocrômico Opcional Opcional Série Série
Retrovisor direito com tilt-down N/D N/D Série Série
Câmbio Automatizado N/D Série N/D Série
Sensor de estacionamento N/D N/D Opcional Opcional
Farol de neblina Opcional Opcional Opcional Opcional
Direção com regulagem de altura e profundidade Opcional Opcional Opcional Opcional
Volante multifunção com borboletas no I-Motion Opcional Opcional Opcional Opcional
Rádio Opcional Opcional Opcional Opcional
Preço R$ 48.790 R$ 51.460 R$ 55.190 R$ 57.860


FICHA TÉCNICA – Volkswagen SpaceFox 1.6 2011

MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1598 cm³
POTÊNCIA 104 cv etanol / 101 cv gasolina a 5.250 rpm
TORQUE 153 Nm etanol / 151 Nm gasolina a 2.500 rpm
CÂMBIOManual, com cinco marchas automatizado opcional
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃOPor pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 15” de aço liga-leve opcional
PNEUS Dianteiros e traseiros 195/55 R15
COMPRIMENTO 4,18 m
ALTURA 1,55 m
LARGURA 1,66 m
ENTREEIXOS 2,46 m
PORTA-MALAS430 l a 527 l
PESO em ordem de marcha 1.142 kg Automatizada: 1.150 kg
TANQUE50 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo barra de torção
FREIOS Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
CORES -
PREÇOR$ 48.790 a R$ 57.860
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