- Há sempre muitas coisas a criticar no Gol, até porque todo líder acaba virando vitrine, seja para deixar transparecer qualidades ou para tomar pedrada. O excesso de plásticos no acabamento, a posição ruim de dirigir e a concepção antiga de seu projeto, com o motor longitudinal em vez de transversal como seu reflexo mais evidente, o tornam candidato a mudanças que, como já sabemos, devem acontecer em breve. De todo modo, há que se reconhecer que o novo Gol Rallye tem qualidades.
A primeira delas é a fama de que o carro goza, de robustez e confiabilidade. Verdadeira ou não, isso torna seu mercado muito fácil e a venda de um usado é certa mesmo que o carro não esteja assim tão bom. Parte dessa fama se deve à posição de instalação de seu motor. Como ele fica disposto longitudinalmente, sobra espaço no cofre, o que facilita muito a vida dos mecânicos profissionais e amadores. Em suma, o Gol é gostoso de consertar e de manter. Qualquer um que já tenha tentado trocar as lâmpadas do farol de um Ford Ka, por exemplo, sabe que um cofre de motor compacto cobra seu preço.
Fora as qualidades inerentes ao modelo, há as que são próprias da versão. O brasileiro cada vez mais se dá conta de que é mais vantagem comprar um carro que já vem equipado de série do que mandar colocar no veículo opcionais. Mais tarde, na hora da venda, eles desaparecem, financeiramente falando. Como não são de série, nenhuma tabela os considera para integrar o preço.
O Gol Rallye, em relação a conteúdo, é bem servido. Traz direção hidráulica, kit visibilidade, faróis de neblina e de milha que funciona integrado ao facho de luz alta, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga-leve de aro 15” com pneus 195/55 R15, e penduricalhos esportivos, como aerofólio, pedaleiras, bolsas laterais, nos bancos, e revestimento dos bancos em tecido especial. Tudo por R$ 36.375.
Seria um ótimo pacote, com o motor 1,6-litro de até 103 cv, se o carro viesse também com ar-condicionado, travas elétricas e vidros elétricos nas quatro portas. Entretanto, não há nem sequer a opção de colocar vidros elétricos nas portas traseiras. Com ar, travas e vidros elétricos dianteiros, o preço do carro pula para R$ 40,67 mil.
O Fiat Punto, o compacto mais moderno hoje à venda no Brasil, custa R$ 41,89 mil na versão ELX, que já traz vidros elétricos dianteiros, direção hidráulica, ar-condicionado e travas elétricas. Perde para o Gol em preço, ainda que pouca coisa, e em motor o do Punto é 1,4-litro. Ganha dele em modernidade, espaço interno e conforto ao dirigir.
O melhor negócio do mercado hoje, entretanto, é um velho conhecido do público. Por R$ 40.975, a Citroën vende o C3 GLX, carro com mais espaço interno e de porta-malas, posição de dirigir muito superior, mais completo com ar, travas e vidros elétricos nas quatro portas e de concepção mais moderna, apesar de seus problemas de qualidade, como portas desalinhadas e que custam a fechar, por exemplo. Propagandas recentes, entretanto, oferecem o C3 por pouco menos de R$ 38 mil.
O que talvez pudesse salvar o Gol em relação aos concorrentes seria seu comportamento dinâmico, mas ele também não se destaca nisso. Seja pelos pedais desviados para a esquerda e muito juntos, seja pelo volante muito deslocado para a direita, seja pelos bancos que apóiam pouco o corpo em curvas ou pelo isolamento acústico deficiente, o Gol não proporciona o mesmo prazer de dirigir que o Gol quadrado oferecia, algo que até os fãs mais empcaptionnidos do carro reconhecem.
Não é à toa que a Volkswagen deve apresentar, no ano que vem, o sucessor deste guerreiro cansado, um que, espera-se, seja digno de carregar a confiança e o carinho que o consumidor brasileiro tem pelo nome Gol.
FICHA TÉCNICA – VW Gol Rallye
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, longitudinal, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água, flexível em combustível álcool e gasolina, 1.596 cm³ |
POTÊNCIA | 101 cv gasolina e 103 cv álcool a 5.750 rpm |
TORQUE | 14,2 kgm gasolina e 14,5 kgm álcool a 3.000 rpm |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Hidráulica, por pinhão e cremalheira |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 15”, de liga-leve, modelo Boracéia |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 195/55 R15 |
COMPRIMENTO | 3,93 m |
ALTURA | 1,45 m |
LARGURA | 1,65 m |
ENTREEIXOS | 2,47 m |
PORTA-MALAS | 285 l |
PESO em ordem de marcha | 983 kg |
TANQUE | 51 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira por eixo de torção |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira |
CORES | Preta, branca, vermelha, cinza, prata e amarela |
PREÇO | R$ 36.375 |