- A Volkswagen Saveiro é a prova cabal de que os tempos mudam. Líder incontestável de seu segmento durante muito tempo, a picape perdeu terreno para a Fiat Strada e nunca mais o recuperou. Aliás, a Volkswagen viu a história se repetir entre as peruas pequenas, quando a Palio Weekend desbancou a Parati. Vai ver foi por isso que ela resolveu renovar o Gol e toda a sua linha: para evitar que essas reviravoltas chegassem a seu campeão de vendas. Agora, o jogo é diferente. Quem tem de desbancar a Strada é a Saveiro, e ela já começa mal em um fator fundamental neste tipo de veículo: preço.
A Strada cabine simples tem diversas versões à venda: a Fire, com a carroceria antiga, a Working, já com a carroceria nova, mas com faróis ultrapassados, e a Trekking. Elas custam, respectivamente, R$ 30,17 mil, R$ 32,34 mil e R$ 35,87 mil. Todas elas vêm com motor 1,4-litro, 86 cv e 123 Nm com etanol, bem mais fraco que o 1,6-litro da Saveiro, com 104 cv e 153 Nm com o combustível vegetal, o único oferecido na picape da VW.
A que melhor serviria para comparar com a Saveiro cabine simples seria a Working, que não traz, como a Trekking, direção hidráulica e faróis de neblina, mas já vem com calotas e para-choques na cor do veículo. A versão básica da Saveiro, sem nada, nem calotas nem para-choques pintados, sai por R$ 32,03 mil, ou R$ 310 a menos do que a Strada Working. Se for equiparada à picape Fiat em equipamentos, com o kit Trend Color, a Saveiro pula para R$ 32,96 mil. Em outras palavras, custa R$ 620 a mais.
Apesar de ter um projeto mais moderno que o da Strada e um motor mais potente, a Saveiro tem caçamba menor que a da concorrência 974 l, contra 1.100 l da Strada e 1.143 l na Montana. Torque a mais pode pesar na decisão de compra, mas capacidade de carga também é algo a considerar. Assim sendo, quem tem preço menor pode ganhar a disputa. E, nesse quesito, quem se dá bem é a Strada.
Ao volante
Se a Saveiro conseguisse se destacar em aparência, ela talvez tivesse uma vantagem competitiva importante, mas o sabor de novidade não durará para sempre. E a Strada, apesar de mais antiga, ainda consegue atrair a atenção do consumidor. A Chevrolet Montana também, mas ela deve dar lugar a um modelo baseado no Agile, o que não há de ser a melhor escolha para a bela picape GM.
Sobra, então, o aspecto de comportamento dinâmico, no qual a Saveiro poderia ser bem superior a suas concorrentes, por ter uma suspensão traseira por eixo de torção, em vez das que usam eixos rígidos. Não é o que acontece, pelo menos não com a picape descarregada, como a que avaliamos.
Não é que a Saveiro não seja boa de dirigir. Ela é uma picape honesta, mas tem câmbio longo demais, o que tira sua agilidade no trânsito das grandes cidades. Como picapes pequenas normalmente são mais espertas que os hatches ou sedãs, ela acaba decepcionando.
Outro fator que atrapalha é o raio de esterço, insuficiente para a picape. A causa deve ter sido o uso da caixa de direção do Gol, que tem entre-eixos menor. Isso impede manobras completas em espaços pequenos, muito comuns no ambiente urbano.
Durante anos a Volkswagen teve uma postura quase arrogante no mercado, vendendo seus produtos a preços maiores que os de outras empresas. Para isso, ela se apoiava na fama de que seus veículos eram os mais confiáveis e mais baratos de manter do ponto de vista da mecânica, criada basicamente pelo Fusca. Com o fim destes mitos, chegou o tempo de ela ser competitiva por outras razões. Pena ela não ter aplicado essa lição a sua nova picape pequena.
FICHA TÉCNICA – Volkswagen Saveiro
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal dianteiro, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.598 cm³ |
POTÊNCIA | 101 cv a 5.250 rpm gasolina e 104 cv a 5.250 rpm álcool |
TORQUE | 151 Nm a 2.500 rpm gasolina e 153 Nm a 2.500 rpm álcool |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Hidráulica, por pinhão e cremalheira |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 15” |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 205/60 R15 |
COMPRIMENTO | 4,49 m |
ALTURA | 1,50 m |
LARGURA | 1,71 m |
ENTREEIXOS | 2,75 m |
CAÇAMBA | 924 l |
PESO em ordem de marcha | 1.067 kg |
TANQUE | 55 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, do tipo McPherson; traseira independente com braços longitudinais |
FREIOS | Dianteiros com discos e traseiros com tambores |
CORES | Cores sólidas: branco Cristal, vermelho Flash, cinza Urano e preto Ninja. Três metálicas: prata Sirius, cinza Vulcan e a cor especial de lançamento azul Mediterrâneo |
PREÇOS | R$ 38,99 mil |