VW Saveiro, ex-líder, quer revanche contra a Strada

Toda renovada, picape pequena pretende desbancar o modelo da Fiat da liderança, mas, para isso, ela precisa custar menos


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Gustavo Ruffo
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- A Volkswagen Saveiro é a prova cabal de que os tempos mudam. Líder incontestável de seu segmento durante muito tempo, a picape perdeu terreno para a Fiat Strada e nunca mais o recuperou. Aliás, a Volkswagen viu a história se repetir entre as peruas pequenas, quando a Palio Weekend desbancou a Parati. Vai ver foi por isso que ela resolveu renovar o Gol e toda a sua linha: para evitar que essas reviravoltas chegassem a seu campeão de vendas. Agora, o jogo é diferente. Quem tem de desbancar a Strada é a Saveiro, e ela já começa mal em um fator fundamental neste tipo de veículo: preço.

A Strada cabine simples tem diversas versões à venda: a Fire, com a carroceria antiga, a Working, já com a carroceria nova, mas com faróis ultrapassados, e a Trekking. Elas custam, respectivamente, R$ 30,17 mil, R$ 32,34 mil e R$ 35,87 mil. Todas elas vêm com motor 1,4-litro, 86 cv e 123 Nm com etanol, bem mais fraco que o 1,6-litro da Saveiro, com 104 cv e 153 Nm com o combustível vegetal, o único oferecido na picape da VW.

A que melhor serviria para comparar com a Saveiro cabine simples seria a Working, que não traz, como a Trekking, direção hidráulica e faróis de neblina, mas já vem com calotas e para-choques na cor do veículo. A versão básica da Saveiro, sem nada, nem calotas nem para-choques pintados, sai por R$ 32,03 mil, ou R$ 310 a menos do que a Strada Working. Se for equiparada à picape Fiat em equipamentos, com o kit Trend Color, a Saveiro pula para R$ 32,96 mil. Em outras palavras, custa R$ 620 a mais.

Apesar de ter um projeto mais moderno que o da Strada e um motor mais potente, a Saveiro tem caçamba menor que a da concorrência 974 l, contra 1.100 l da Strada e 1.143 l na Montana. Torque a mais pode pesar na decisão de compra, mas capacidade de carga também é algo a considerar. Assim sendo, quem tem preço menor pode ganhar a disputa. E, nesse quesito, quem se dá bem é a Strada.

Ao volante

Se a Saveiro conseguisse se destacar em aparência, ela talvez tivesse uma vantagem competitiva importante, mas o sabor de novidade não durará para sempre. E a Strada, apesar de mais antiga, ainda consegue atrair a atenção do consumidor. A Chevrolet Montana também, mas ela deve dar lugar a um modelo baseado no Agile, o que não há de ser a melhor escolha para a bela picape GM.

Sobra, então, o aspecto de comportamento dinâmico, no qual a Saveiro poderia ser bem superior a suas concorrentes, por ter uma suspensão traseira por eixo de torção, em vez das que usam eixos rígidos. Não é o que acontece, pelo menos não com a picape descarregada, como a que avaliamos.

Não é que a Saveiro não seja boa de dirigir. Ela é uma picape honesta, mas tem câmbio longo demais, o que tira sua agilidade no trânsito das grandes cidades. Como picapes pequenas normalmente são mais espertas que os hatches ou sedãs, ela acaba decepcionando.

Outro fator que atrapalha é o raio de esterço, insuficiente para a picape. A causa deve ter sido o uso da caixa de direção do Gol, que tem entre-eixos menor. Isso impede manobras completas em espaços pequenos, muito comuns no ambiente urbano.

Durante anos a Volkswagen teve uma postura quase arrogante no mercado, vendendo seus produtos a preços maiores que os de outras empresas. Para isso, ela se apoiava na fama de que seus veículos eram os mais confiáveis e mais baratos de manter do ponto de vista da mecânica, criada basicamente pelo Fusca. Com o fim destes mitos, chegou o tempo de ela ser competitiva por outras razões. Pena ela não ter aplicado essa lição a sua nova picape pequena.

FICHA TÉCNICA – Volkswagen Saveiro

MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal dianteiro, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.598 cm³
POTÊNCIA101 cv a 5.250 rpm gasolina e 104 cv a 5.250 rpm álcool
TORQUE151 Nm a 2.500 rpm gasolina e 153 Nm a 2.500 rpm álcool
CÂMBIOManual de cinco velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃOHidráulica, por pinhão e cremalheira
RODASDianteiras e traseiras em aro 15”
PNEUS Dianteiros e traseiros 205/60 R15
COMPRIMENTO4,49 m
ALTURA1,50 m
LARGURA1,71 m
ENTREEIXOS2,75 m
CAÇAMBA924 l
PESO em ordem de marcha1.067 kg
TANQUE55 l
SUSPENSÃODianteira independente, do tipo McPherson; traseira independente com braços longitudinais
FREIOSDianteiros com discos e traseiros com tambores
CORES Cores sólidas: branco Cristal, vermelho Flash, cinza Urano e preto Ninja. Três metálicas: prata Sirius, cinza Vulcan e a cor especial de lançamento azul Mediterrâneo
PREÇOSR$ 38,99 mil


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