Tiggo 3X vs Nivus

Tiggo 3X vs Nivus: por R$ 100 mil, qual eu levo?

Comparamos o mais recente lançamento dos SUVs pequenos e o mais querido da categoria, e listamos suas virtudes e falhas


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Você viu aqui no WM1 tudo sobre o Caoa Chery Tiggo 3X, novo SUV pequeno do mercado brasileiro, rival de VW Nivus, Honda WR-V e outros modelos que ainda serão lançados, como o Fiat Pulse - o carro do BBB - e os futuros Nissan Magnite e Hyundai Venue, entre outros. Então é hora do duelo Tiggo 3X vs Nivus: levantamos o que cada um deles tem de bom para você decidir a compra.

Agora vamos voltar para o presente. Com R$ 100 mil no bolso, você pode levar para casa um Caoa Chery Tiggo 3X na versão mais cara, a Pro, que custa R$ 99.990; ou um Volkswagen Nivus Comfortline, de entrada, que hoje sai pela etiqueta de R$ 98.550. Bora conferir o que cada um tem de bom para você fazer a sua escolha.

Tiggo 3X vs Nivus

Primeiro, vamos detalhar o que cada uma das versões oferece em termos de equipamento e depois comparar dados mecânicos, que incluem números de desempenho e consumo e finalizar com as dimensões, quando falamos sobre espaço interno e porta-malas. Importante explicar que design, por ser algo totalmente relativo e subjetivo, não entra nesse comparativo.

 Tiggo 3X vs Nivus: por R$ 100 mil dá para levar para casa a versão Pro do Caoa Chery e a Comfortline do Volkswagen
Legenda: Tiggo 3X vs Nivus: por R$ 100 mil dá para levar para casa a versão Pro do Caoa Chery e a Comfortline do Volkswagen
Crédito: Divulgação e Ricardo Rollo/WM1

O Tiggo 3X Pro é a versão mais completa do modelo que pretende ser o carro chefe da Caoa Chery no Brasil. Vem de série com dois airbags; assistente de partida em rampa; controle de descida; controles eletrônicos de tração e estabilidade; ganchos Isofix para cadeirinhas infantis; freio a disco nas quatro rodas e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Esteticamente, o SUV vem com grade frontal tridimensional; faróis full-LED (DRL e canhões principais); frisos cromados; bancos de couro; quadro de instrumentos com display colorido de LCD; chave presencial com partida por botão; sensor crepuscular; retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos; câmera de ré e luzes de boas-vindas.

Na parte de conveniência, o modelo traz ar-condicionado; direção com assistência elétrica; volante multifuncional com comandos de áudio e do piloto automático (tradicional e não adaptativo, como no Nivus); central multimídia com tela de nove polegadas e sistema de travas e vidros elétricos.

E o Nivus?

O Nivus responde com os mesmos assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de tração e estabilidade, além dos ganchos Isofix e dos encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes, mas tem como principal diferencial ante o Tiggo 3X os seis airbags - são quatro a mais do que o concorrente.

Já em termos de conforto e conveniência, o modelo da marca alemã vem de série com faróis, luzes diurnas e lanternas de LED, bem como o rack de teto e a roda aro 16", mas perde a central multimídia VW Play, que é vendida como opcional - o Nivus sai de fábrica originalmente, vale dizer, com uma central multimídia de 6,5 polegadas que também tem conectividade com os sistemas de pareamento de Google e Apple.

A central VW Play é um opcional que está incluso em um pacote chamado "VW Play & Tech" que custa R$ 4.070 - o kit oferece ainda sistema de frenagem autônoma de emergência, aletas para trocas de marcha atrás do volante e o ACC, o piloto automático adaptativo que não existe no Tiggo 3X. De série, o Nivus já vem com piloto automático, mas sem frenagem autônoma, igual o rival.

Outros itens de série do Nivus Comfortline são ar-condicionado (analógico), direção elétrica, vidros e travas elétricos e freio a disco nas quatro rodas. Bancos de couro, sensores de estacionamento dianteiros, chave presencial com partida por botão e sensores crepuscular e de chuva são itens exclusivos do VW Nivus Highline, que já custa R$ 112.950 e pelo preço ficaria inviável nessa disputa.

Em resumo, o Caoa Chery Tiggo 3X e o Nivus Comfortline se equivalem em equipamentos, mas o carro da Volks tem quatro airbags a mais, o que certamente pode fazer a diferença no momento de decidir a compra. Também é fato que o Nivus Highline é muito superior ao Tiggo 3X, mas ele também é muito mais caro que o concorrente e por isso não entrou nesse comparativo.

Conjunto mecânico

Ambos são movidos por um motor 1.0 turboflex. O Tiggo 3X faz a estreia de um inédito propulsor de 1 litro alimentado por turbocompressor, capaz de render até 102 cv e 17,1 kgf.m com etanol (são 98 cv e 16,8 kgf.m com gasolina), e que é comandado por uma caixa de câmbio automática do tipo CVT com emulação de nove marchas.

Já o Nivus é equipado com um motor 1.0 turboflex de até 128 cv e 20,4 kgf.m com etanol (116 cv com gasolina), que recebe comandos de uma transmissão automática de seis marchas com função Tiptronic para trocas na própria alavanca - ou por borboletas atrás do volante se você levar para casa o carro com o pacote "VW Play & Tech" já mencionado.

Em números reais, esses conjuntos são capazes de levar os carros de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos e 10 segundos, respectivamente. A velocidade máxima dos dois, segundo dados oficiais, é de 172 km/h e 189 km/h. Agora vamos aos números de consumo:

Tiggo 3X: 7,8 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol; 11,2 km/l e 12,2 km/l, respectivamente, com gasolina.

Nivus: 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol; 10,7 km/l e 13,2 km/l, respectivamente, com gasolina.

Dá para concluir, pelos dados, que o Nivus é mais rápido e que bebe menos combustível na estrada que o Tiggo 3X, que, em contrapartida, consegue ser mais econômico na cidade com os dois combustíveis, apesar de sempre ser mais lento que o rival da marca alemã.

Dimensões e tamanho

Anote as dimensões do Tiggo 3X: 4,20 m de comprimento, 1,57 m de altura, 1,76 m de largura, 2,56 m de entre-eixos, com porta-malas de 420 l. Já o Nivus tem 4,27 m, 1,49 m, 1,76 m e 2,57 m respectivamente, com porta-malas de 415 litros, apenas cinco litros a menos.

Em suma, o Tiggo 3X é ligeiramente maior e tem mais espaço para bagagem, além de ser mais alto, enquanto o Nivus responde com o desenho com caimento acupezado - o que justifica a altura 8 cm menor - e com porta-malas quase do mesmo tamanho, apesar do 1 cm a mais de entre-eixos, o que significa mais espaço para quem vai nos bancos de trás.

Resultado final: tudo muito parelho, tudo muito próximo. O carro da Volks oferece mais segurança, desempenho ligeiramente melhor e tem como opcionais recursos tecnológicos que o concorrente sino-brasileiro não dispõe em nenhuma de suas versões. Já o SUV da Chery é um pouco mais alto e tem cinco litros de vantagem na capacidade do porta-malas.

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