Alfa Romeo Spider: duas gerações do cuore sportivo

Lançado em 1966, ainda como Duetto, conquistou os apaixonados por automóveis trazendo características únicas como beleza e excelente dirigibilidade
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Alfa Romeo Spider: duas gerações do cuore sportivo
Renato Bellote
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Os italianos entendem de moda, gastronomia e automóveis. Nesse sentido, em especial, temos algumas das marcas mais carismáticas do mundo, entre elas Ferrari, De Tomaso, Lamborghini e a Alfa Romeo. No caso desta última, mais de cem anos de tradição.

 

O Spider, por sua vez, é um dos carros mais lembrados quando se fala na marca milanesa. Lançado em 1966, ainda como Duetto, conquistou os apaixonados por automóveis trazendo características únicas como beleza e excelente dirigibilidade. A versão de 1995 fechou esse ciclo de sucesso.

 

Por essa razão juntamos dois ícones. O exemplar de 1974 é um Veloce, com bolhas nos faróis, rodas com sobre-aros cromados e o motor de 4 cilindros, 2 litros e 132 cv. Já a versão mais recente esbanja elegância com rodas de 16 polegadas, o desenho único do Estúdio Pininfarina, além do motor V6, de 3 litros e 192 cv.

 

Impressões ao volante

A primeira sensação em ambos os carros é parecida. Além de serem conversíveis, trazem elementos em comum, que nos passam a impressão de continuidade. Vale lembrar que o cuore sportivo do símbolo da Alfa Romeo tem longa tradição no automobilismo.

 

A segunda sensação é bem subjetiva. Eles são muito divertidos de guiar. O Veloce fez sucesso no mundo todo e tem um quê de classe e esportividade, algo realçado pelo volante de madeira e o ronco, com o som único dos carburadores Dell`Orto a cada subida de giro.

 

Já a Spider tem o sangue mais quente, com quase 200 cv de diversão. O V6 tem torque abundante e, a despeito da tração dianteira, não sai de frente e garante bons momentos quando a idéia é pisar um pouco mais fundo. Nesse caso o ronco do V6 enche os ouvidos.

 

Paixão em movimento. Guiar um modelo da Alfa Romeo mistura uma série de sentimentos e sensações diferentes. O segredo é aproveitar o passeio e honrar a tradição italiana dos antepassados, meus e de milhões de brasileiros. Arrivcaptionci!

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors