BMW constrói carro com peças de reposição

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. BMW constrói carro com peças de reposição
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Em maio de 2005, a BMW prometeu construir um modelo antigo apenas com as peças de reposição que oferece. Em abril, ela mostrará o resultado de seu esforço, “encarroçado” em seu “novo” 2002 tii, originalmente fabricado entre os anos 60 e 70. O carro será exibido na feira Techno Classica, em Essen, a maior do mundo dedicada aos “velhinhos”. A intenção da empresa foi demonstrar o respeito que tem por seus veículos clássicos e sua preocupação com a manutenção destes automóveis.

A idéia começou a ser posta em prática em maio do ano passado, quando uma estrutura original do modelo dos anos 70 começou a ser montada praticamente do zero. A Mobile Tradition, divisão dedicada aos antigos da marca da Baviera, tem em seu acervo 90% das peças de que um 2002 tii necessita.

A construção do carro foi feita em um estande de vidro, chamado de “Glass Workshop” oficina de vidro, em inglês, pelo mestre mecânico Arthur Herrmann e pelo chefe da oficina da Mobile Tradition, Klaus Kutscher, na cidade de Munique. Na montagem, foram usadas 4.000 peças “zero-quilômetro”. O 2002 tii é do modelo 1973. A cor laranja, chamada de Inka pela BMW, remete às escolhas de cores mais comuns daquela época.

O motor pode parecer tímido diante do que a marca alemã oferece atualmente, mas na época, quando o que dominava a cena era o velho Fusquinha, o 2-litros de 130 cv garantia destaque. Pesando 1.030 kg, o 2002 tii chegava aos 100 km/h, partindo do zero, em 9,4 segundos e à máxima de 190 km/h.

A Techno Clássica acontecerá entre os dias 6 e 9 de abril e, ali, o 2002 tii ano 2006 não será nenhum erro na tabela do IPVA, como aconteceu este ano no Rio de Janeiro. O carro existe mesmo, para quem quiser e puder vê-lo.

A idéia da construção foi tão feliz que os fãs que continuarem a visitar o museu BMW, em Munique, poderão assistir ao nascimento de outro modelo antigo: um 528, ou E12, para os íntimos.
_____________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors