De carona com Fabio Cadore

Lúdico Navegante roda de Renault Clio pelas ondas da cidade
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. De carona com Fabio Cadore
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um músico que não pode ouvir música no carro. Este é o primeiro estranhamento ao embarcarmos no Renault Clio, modelo 2007, que o cantor, compositor e violonista paulistano Fabio Cadore divide com o irmão.

Persona grata da nova geração da MPB, ele explica: “se tiver música, não consigo dirigir. Corro o risco de parar em plena avenida para prestar a atenção na passagem de um acorde”.

É mais poético do que avançar na contramão ou morder policiais em crise de bipolaridade, mas não menos perigoso. Por isso, embora carregue CDs no porta-luvas, Cadore prefere ouvir o noticiário.


Ruídos na direção


“Lúdico Navegante”, primeiro CD de Cadore lançado em abril deste ano no Teatro Crowne Plaza, é resultado da inclinação musical manifestada aos seis anos de idade. Também, o que se pode esperar de uma criança que, aos 12 anos, gravava shows do João Gilberto em VHS?

O esperado incerto começou a mostrar rumo: Cadore estudou violão erudito durante anos, até descobrir que seu negócio era a música popular brasileira. A ela se dedica exclusivamente. Especializou-se também em canto popular. Sobre as expectativas com seu público ele diz, “queria apenas que as pessoas ouvissem, conhecessem”.

Um menino se aproxima, pede para limpar o pára-brisa. Fábio, surpreendido, diz “não”. Ele se aproxima mais. Pede dinheiro, qualquer coisa. Fábio sobe os vidros. Uma iniciativa arriscada, mas enfim. O que fazer diante do susto e do receio? O sinal abre, felizmente. E lá vamos nós. Impossível guiar pela cidade sem o ruído da exclusão social em todo farol.


Aquecendo os motores e a voz


Nem sempre o carro interrompe o contato entre Cadore e sua paixão. É nele que, a caminho dos shows, o músico aquece voz. O espaço individualizado também pode ser todo terreno para suas composições. Às vezes áridas, às vezes líricas, às vezes atropeladas de questionamentos existenciais, elas trafegam harmonicamente entre o erudito e o popular.


Direção lúdica


Se você consegue ouvir música e guiar sem grandes distrações, “Lúdico Navegante” tem diversidade de temas e sonoridades para todo caminho. Traz 12 canções assinadas pelo próprio Fabio Cadore, com duas parcerias, uma com Alexandre Cadore “Lírios e Veredas” e outra com Leandro Dias “Pode Crer, Xará!”.

O próximo show está marcado para 29 de junho, às 18h, na Livraria Saraiva do Shopping Morumbi, em São Paulo.



_________________________________
Veja outras caronas aqui!

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors