Museu Gilmore

Espaço em Michigan conserva carros clássicos em celeiros. E funcionando!
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Museu Gilmore
Alexandre Ramos
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Museu Gilmore, ou Gilmore Classic Car Club of América, está localizado na cidade de Hickory Corners Michigan, Estados Unidos e teve seu início em 1963, por meio de um Pierce Arrow 1920. Naquele ano, Donald Gilmore recebeu o carro, para ser restaurado no que os americanos chamam de project car, como presente de sua esposa, Genevieve. Gilmore tomou gosto pelo hobby e, em pouco tempo, já acumulava mais trinta veículos.

Para poder acomodar os recém-chegados, ele passou a adquirir terras vizinhas às suas e a construir galpões para guardar os carros. Em 1979, quando faleceu, Gilmore já era dono de um dos mais interessantes acervos de carros antigos dos Estados Unidos, distribuídos em oito “celeiros” de madeira. O maior deles, identificado pela letra S e construído em 1966, apresenta veículos movidos a gás, elétricos e a vapor, demonstrando a multiplicidade de formas motrizes encontradas no início da era do automóvel.

No galpão G há o Rolls-Royce Sedanca Deville usado no filme Gnome-Mobile de Walt Disney, rodado em 1967, e que no Brasil tinha o título de “O feiticeiro da Floresta Encantada”. Esse carro, além de um cenário que foi usado no filme, foi comprado diretamente de Walt Disney, que era amigo pessoal de Gilmore.

A coleção conta ainda com um posto de gasolina da década de 30, com direito a uma F1 1948 estacionada para “reparos”, latas de óleo da época, assim como displays de produtos, refrigerantes e até mesmo um escritório completo; uma mini-estação de trem, quase cinco quilômetros de vias asfaltadas, um ônibus de dois andares inglês e uma das maiores coleções de ornamentos de capô de automóveis dos Estados Unidos.

Para quem tiver tempo e pernas... para percorrer os oito galpões, é um passeio imperdível. São cerca de 200 veículos históricos, de um Locomobile 1899, o mais antigo da coleção, até carros da década de 60, passando por Duesemberg, Rolls-Royce, Pierce-Arrow, Ford Modelo T e até mesmo um Tucker 1948, sem dúvida uma das grandes atrações da mostra. Com apenas 51 unidades produzidas, foi objeto de uma grande controvérsia envolvendo o fabricante, políticos e as principais fabricantes americanas em fins da década de 1940, num processo que culminou com o fim da Tucker.

A maior parte dos veículos está disposta por época e marca, mas há também cenários dioramas, na escala 1:1. Um detalhe interessante, fundamental para quem admira os carros clássicos, é que todos os veículos são operacionais. Ou seja, ao contrário do que acontece na maior parte dos museus, nos quais os carros em demonstração são desativados têm seus fluidos removidos e são colocados sobre cavaletes, para evitar danos nos pneus e suspensão, aqui todos eles podem ser ligados e sair rodando a qualquer momento.

Por causa do clima na região, onde o inverno costuma ser muito rigoroso, o museu funciona de 31 de maio a 31 de outubro, no horário comercial americano, das nove horas da manhã às cinco da tarde. Um aviso: chegue cedo, pois quando eles dizem que vão fechar, eles fecham mesmo e não tem conversa.

Para quem quiser trazer alguma lembrança, há até mesmo uma loja de presentes, com livros, miniaturas, camisetas, posters, chaveiros, além de outros diversos tipos de souvenirs para todos os gostos. Apesar de o museu Gilmore ser um pouco fora de mão, é um passeio que vale a pena.

Gosta de algum clássico ou candidato a ser?

Então veja abaixo as melhores ofertas dos veículos citados nesta reportagem.

  • Willys Gordini

  • DKW-Vemag

  • VW Gol GTi

  • Fiat Uno Mille

  • Ford Galaxie

  • Ford Landau

  • Ford Maverick

    Leia também:

    Pebble Beach

    Velho ou clássico?

    Mini, um inglês de sucesso

    IBAP Democrata

    Relíquias do interior
    ________________________________

    Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!
    _______________________________
    E-mail: Comente esta matéria

    Envie essa matéria para uma amigoa
  • Comentários

    Ofertas Relacionadas

    logo Webmotors