Pilotagem esportiva: o primeiro passo para se tornar um profissional da velocidade

Inscrever-se em uma escola de pilotagem é o pontapé inicial para qualquer futuro piloto
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Pilotagem esportiva: o primeiro passo para se tornar um profissional da velocidade
Renato Bellote
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


O Brasil é um celeiro de talentos no automobilismo. Grandes nomes se destacaram no cenário mundial em épocas distintas: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna foram três deles, que marcaram presença na Fórmula 1, ganhando oito títulos no total. Mas outros pilotos conseguiram bastante destaque nos últimos anos.

 

Além disso, o automobilismo nacional teve uma época de ouro nos anos 60 e 70, com nomes como Chico Landi, Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno e muitos outros. Mas como começar na profissão para competir profissionalmente?

 

O primeiro passo é se inscrever em uma escola de pilotagem. Existem algumas reconhecidas pela Fcaptionação Paulista de Automobilismo (FASP) e somente elas podem emitir certificado e, portanto, o reconhecimento oficial.

 

Pois bem. Recebi um convite da Eurobike para fazer o curso de pilotagem esportiva no Centro Pilotagem Roberto Manzini, que tem tradição de sobra no ramo. São cinco aulas práticas no autódromo de Interlagos e duas teóricas para entender o funcionamento do automobilismo.

 

Bandeiras, detalhes do motor, técnicas clássicas como o punta tacco, sinalização de pista, legislação da CBA e regras dentro do paddock e no circuito, entre elas, a de ultrapassagem em retas. O conteúdo é bem completo e informativo.

 

Impressões ao volante

Essa é a parte que todo mundo quer ver. No primeiro dia vamos para a pista com os instrutores e, após duas voltas, assumimos o volante. O modelo de instrução, cedido pela Eurobike, é o Volvo C30, com todos os itens de segurança e o motor de 2 litros e 180 cv.

 

Tanto a quarta quanto a quinta aulas são especiais, já que o aluno vai sozinho no carro por 10 voltas em cada uma delas. Nesse ponto é feita a cronometragem e é necessário atenção com a bandeira quadriculada.

 

Os detalhes das voltas e do curso o leitor encontra na matéria em vídeo. Após a aprovação o aluno pode tirar a licença de Piloto de Competição Graduado “B” (PCG-B) e disputar a maior parte dos campeonatos no país. Afivele o cinto e vem comigo! 

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors