Saiba mais sobre o seguro DPVAT

Cobertura é paga independentemente de quem foi o culpado pelo acidente
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Saiba mais sobre o seguro DPVAT
Cesvi Brasil
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

IMAGE

Tem gente que ainda não sabe, mas sempre sai de casa com um seguro para ser usado no caso de se envolver em um acidente grave de trânsito. É o Seguro DPVAT (sigla para Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre), aquele que você paga junto com o IPVA.

 

O seguro oferece cobertura para casos de morte (os herdeiros legais recebem a indenização), invalidez permanente e também para o reembolso de despesas médicas. Diferente do que acontece em outros seguros, a indenização é paga independentemente de quem foi o culpado pelo acidente.

 

Essa indenização pode ser solicitada em até três anos após a data da ocorrência em diversos pontos do País.

 

Em caso de morte, a indenização é de R$ 13,5 mil. O mesmo valor se aplica para os casos de invalidez. Para o reembolso de despesas médicas, paga-se até R$ 2,7 mil.

 

Em qualquer um dos casos, a indenização é paga em até 30 dias – se o pedido for feito nos pontos de atendimento autorizados. Os pedidos feitos na Justiça podem demorar anos para serem liberados.

 

Procure saber

Não vale dizer que ficou sem indenização por falta de informação. A Seguradora Líder DPVAT, responsável pelo seguro, faz campanha informativa em todo o Brasil, seja por meio de outdoor, totens e mídias sociais. As mensagens enfatizam a facilidade de se requerer o seguro e o fato de que tanto motoristas quanto passageiros e pedestres têm direito a receber.

 

O trâmite para solicitar o seguro é gratuito – ninguém precisa pagar taxa nenhuma, nem contratar intermediários ou entrar na Justiça.

 

O que precisa ser pago é o valor anual do seguro – vale para qualquer veículo. Bicicletas são isentas. O não pagamento do seguro, juntamente com a primeira parcela do IPVA, impede que o veículo seja licenciado. Assim, ele fica impedido de rodas, além de complicar o recebimento de indenização em caso de acidente.

 

Os valores a serem pagãos estão descritos na tabela abaixo. Dá até pra parcelar no caso de ônibus, micro-ônibus, vans e motos usadas. 

 

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors