Ver para crer: técnica simples antiestresse

Visualização pode curar dificuldades emocionais, diz psiquiatra
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Adriana Bernardino
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Visualizar é pensar por meio de imagens. Embora as últimas descobertas científicas comprovem os efeitos da mente sobre a saúde, não é preciso ir muito longe para perceber que nossa imaginação pode proporcionar um tour pelas mais diversas emoções, levando-nos da felicidade às lágrimas, da raiva à excitação em um piscar de olhos, literalmente.

Se assim é, por que não investir em imagens que possam reverter quadros crônicos de emoções negativas e doenças? Em pesquisa realizada pela WebMotors em uma rede social, internautas revelaram diversos estados emocionais dos quais gostariam de ficar livres no trânsito. O estresse lidera, seguido pela raiva, medo e impaciência.

Para o psiquiatra e psicanalista americano Gerald Epstein, que acaba de lançar Imagens que curam – práticas de visualização para a saúde física e mental Ágora, o processo simples de pensar por imagens esconde um inegável potencial de cura.

Em acordo com a medicina tradicional chinesa – segundo a qual as doenças são bloqueios do fluxo, isto é, resistência à natureza mutável das coisas – Epstein diz que os problemas começam quando tentamos agarrar a algo fugaz como se fosse permanente. “Ao resistirmos à possibilidade de dor ou de desprazer, acabamos indo de encontro à dor que tentamos evitar”.

Autoliberação

O trabalho de visualização, diz o psiquiatra, ajuda a rejeitar o comportamento e as atitudes que prejudicam nossa saúde. Para obter bons resultados com a técnica é preciso definir a intenção, isto é, o que desejamos conseguir com o exercício. Fique atento também para:

Postura corporal: a posição mais eficaz para a prática das visualizações é a que o autor chama de “postura do faraó”. Sente-se com as costas retas e os braços pousados confortavelmente nos apoios, mãos abertas, palmas para cima ou para baixo, plantas dos pés apoiadas no chão, sem cruzá-los.

Respiração: diga a si mesmo que fique tranquilo e relaxado. Respire ritmicamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. As expirações têm de ser mais longas e vagarosas do que as inspirações.

Horários: o psiquiatra recomenda que se faça os exercícios no começo do dia, antes do café da manhã, ao entardecer e antes de dormir, pois esses três momentos de transição – entre adormecer e despertar, entre o dia e a noite, entre despertar e adormecer – são muitos fortes.

Duração: a regra de ouro para terapia com imagens, segundo o autor, é que “menos vale mais. Quanto mais curta for a visualização, mais poderosa ela é”.

Hora de praticar

Confira técnica na íntegra, proposta pelo dr. Epstein:

Nome: estresse sem angústia.
Intenção: eliminar a angústia.
Frequência: diariamente, conforme a necessidade, durante 30 segundos a 1 minuto para cada um dos exercícios relacionados entre si.

O estresse é o estado normal de nossa existência diária. Está quase sempre conosco quando estamos acordados e, às vezes, enquanto dormimos – por exemplo, durante um pesadelo; é um dos aspectos essenciais da vida. Estamos sob estresse e sofremos choques constantemente. Esses choques não podem ser eliminados da vida, nem deveriam. São despertadores que nos estimulam a reagir e a nos manter alertas. Às vezes, encaramos esses choques como experiências dolorosas. A isso chamamos “angústia”. É essa angústia, e não o estresse, que precisamos aprender a administrar e controlar. A maneira como lidamos com a angústia mostra nossa capacidade de viver uma vida mais ou menos equilibrada. Os exercícios a seguir são correlatos e têm a intenção de lhe proporcionar um programa próprio da angústia. Você deve fazer o conjunto completo de exercícios.

1. Feche os olhos. Expire três vezes. Visualize-se alimentando gigantes poderosos. Depois que terminar, abra os olhos.
2. Feche os olhos. Expire duas vezes. Visualize-se fazendo amizade com seres hostis. Então, abra os olhos.
3. Feche os olhos. Expire duas vezes. Visualize-se atando a cabeça de uma cobra. Depois que terminar, abra os olhos.
4. Feche os olhos. Expire três vezes. Visualize-se saltando sobre o lombo de um dragão em movimento. Depois que terminar, abra os olhos.
5. Feche os olhos. Expire uma vez. Visualize-se chamando para fora os seres que habitam uma caverna e estão escondidos. Então, abra os olhos.
6. Feche os olhos. Expire duas vezes. Visualize-se enfrentando fantasmas em um antigo castelo. Então, abra os olhos.
7. Feche os olhos. Expire três vezes. Visualize-se encontrando uma alma poderosa em uma catacumba. Então, abra os olhos.
8. Feche os olhos. Expire três vezes, visualize-se conduzindo um animal estranho para dentro de uma floresta fechada. Então, abra os olhos.
9. Feche os olhos. Expire uma vez. Olhe para um alvo no qual você atirou e errou. Que fazer? Você precisa de ajuda? Então, abra os olhos.
10. Feche os olhos. Expire uma vez. Olhe para um pássaro que voa alto quando seria mais oportuno que ele permanecesse voando baixo. O que você está sentindo? Então, abra os olhos.
11. Feche os olhos. Expire uma vez. Perceba que você precisa lutar contra a maré, a fim de se realizar como pessoa. Então, abra os olhos.
12. Feche os olhos. Expire uma vez. Veja por que, depois da luta, podemos, enfim, nos aquietar. Então, abra os olhos.
13. Feche os olhos. Expire uma vez. Saiba quando é bom falar e quando é melhor ficar em silêncio. Então, abra os olhos.
14. Feche os olhos. Expire uma vez. Aprenda a não se impacientar com seja lá o que estiver acontecendo em nossa sociedade, e a não se render a isso. Então, abra os olhos.
15. Feche os olhos. Expire uma vez. Perceba que o que é construído às pressas é rapidamente destruído. Então, abra os olhos.
16. Feche os olhos. Expire uma vez. Olhando para águas serenas, límpidas e silenciosas, veja o que deseja ver. Depois que terminar, abra os olhos.
17. Feche os olhos. Expire uma vez. Olhando para águas serenas e límpidas, mude sua aparência para como desejaria ser. Depois que terminar, abra os olhos.

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Imagens que curam – Práticas de visualização para a saúde física e mental
Gerald Epstein
Ágora
R$ 47,90
232 páginas

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