Honda FCX a hidrogênio começa a circular em NY

Modelo movido a célula de combustível já é utilizado em Los Angeles e São Francisco
  1. Home
  2. Bolso
  3. Honda FCX a hidrogênio começa a circular em NY
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
A Honda anunciou nos Estados Unidos o aluguel por dois anos de duas unidades do Honda FCX 2005, modelo movido a hidrogênio sob alta pressão, para o Estado de Nova York. A parceria foi firmada recentemente entre o presidente da American Honda e ex-presidente da Honda Brasil, Koichi Kondo, e o governador daquele estado, George Pataki. O primeiro modelo começa a circular ainda em dezembro, enquanto o segundo veículo será entregue no primeiro semestre de 2005.

De acordo com a Honda, além da sua capacidade de operação em temperaturas extremas, entre -20°C e 95°C, o FCX 2005 recebeu aprimoramentos que possibilitaram a redução de 50% no número de componentes. O modelo, segundo o fabricante, converte hidrogênio sob alta pressão em eletricidade, processo que resulta em água sem poluir o ambiente, e suas baterias proporcionam uma autonomia de 305 quilômetros, mesmo com quatro ocupantes.

O Honda FCX foi o primeiro a receber a certificação dos principais órgãos de proteção ambiental dos Estados Unidos, a EPA Environmental Protection Agency e a CARB California Air Resources Board. Além dos dois veículos destinados ao Estado de Nova York, outros dez circulam pelos Estados Unidos, em cidades como Los Angeles e São Francisco.

As pesquisas da marca nessa área começaram nos anos 80 e se concretizaram nos primeiros protótipos do Honda FCX, em 1999.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors