Magneti Marelli lança transmissão automatizada

O conforto do carro automático com a economia do manual: conheça o Free Choice
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Gustavo Ruffo
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- Em meados de maio deste ano, o WebMotors flagrou um Lancia entrando em uma das unidades da Volkswagen em São Paulo. Com placa azul, de Hortolândia, o carrinho era uma indicação de que a fabricante alemã estudava a adoção de uma novidade que, na Europa, vem conquistando os consumidores: a transmissão automatizada. Hortolândia é a cidade que abriga a fábrica da Magneti Marelli, que fabrica este equipamento. É curioso que tenha sido o mesmíssimo carro o responsável por mostrar à imprensa brasileira o que vem por aí. No Brasil, a Magneti Marelli chamará a novidade de Free Choice, ou livre escolha.

Chamado na Europa por diversos nomes, que variam de acordo com a marca que o adota D.FN, ou Dual Function, na Lancia, Durashift na Ford, Quickshift na Renault, SensoDrive na Citroën e Easytronic na GM, entre outros, o câmbio nada mais é que uma caixa manual comum com um sistema de trocas automáticas, controladas pelo sistema hidráulico que se vê nas fotos ao lado.

Ele foi elaborado, com a ajuda da eletrônica, para proporcionar mais agilidade a carros esportivos, como os Alfa Romeo, BMW e Ferrari, e de corrida, mas acabou beneficiando consumidores comuns, com carros equipados por motores abaixo de 1,8 litro.

Por conta dele, não há um pedal de embreagem, ainda que ela exista e seja controlada pelo computador. Quem preferir trocar as marchas manualmente também pode fazê-lo, por meio do seletor do câmbio, bastante semelhante ao de um carro automático com sistema Tiptronic.

A grande vantagem deste sistema é que ele oferece ao consumidor o melhor de dois mundos: a comodidade de um câmbio automático, especialmente no trânsito das grandes cidades, com o custo baixo da caixa manual comum. Em caso de defeitos, a substituição é de peças conhecidas da maioria dos mecânicos, como embreagem, platô e engrenagens.

Vale dizer que o consumo das peças do câmbio, por ter um gerenciamento eletrônico, tende a ser bem menor que o sofrido por carros guiados por motoristas comuns. A economia de combustível, por sua vez, tende a aumentar, já que o computador manterá, na maior parte dos casos, o carro em sua faixa de giro ideal, privilegiando o consumo, especialmente com a escolha do modo econômico. A redução de gasto pode chegar a até 10%.

O custo do equipamento, que não deve ultrapassar os R$ 1.000, é mais do que atraente diante do de uma transmissão automática, que não é menor que R$ 4.000, na maioria dos casos.

O que ele faz

Além de estar à disposição para fotos, o Lancia Ypsilon, ao lado de um Fiat Punto, também se prestou a uma aula prática de como o sistema Free Choice se comporta, limitada ao estacionamento do local onde ele foi exposto, mas suficiente para primeiras impressões. Para ligar o carro, o câmbio deve estar na posição N, com o pedal do freio pressionado.

Depois dessa operação, basta mover a alavanca para baixo e para a esquerda e acelerar. No painel de instrumentos, há uma indicação sobre a marcha que está engatada em cada situação e se o câmbio está em automático ou manual. No primeiro caso, as marchas vão subindo à medida que o carro ganha velocidade. Quando pára, o carro volta para o ponto morto, engatando a primeira assim que se acelera.

Em modo manual, acontece mais ou menos o mesmo comportamento de carros com câmbio Tiptronic: se o motorista se esquecer de trocar a marcha, o giro do motor cresce até o limite de corte e a marcha subseqüente é acionada. Quando o carro é parado ou diminui a velocidade, a marcha mais adequada também entra em ação, evitando que o carro morra. É o que se pode chamar de sistema “antivacilo”, que pode incomodar alguns motoristas mais experientes, mas evita problemas ao carro e ao condutor que eventualmente cometa deslizes parecidos.

Em termos de comportamento dinâmico, o que pode causar algum desconforto é a sensação, quando as trocas de marcha ocorrem, de que o carro ficou “solto”. É apenas um momento, mas nota-se claramente quando o Free Choice aciona a embreagem e prepara o carro para a próxima marcha, ou para uma redução. A diferença é que o motorista não está fazendo nada.

Segundo a Marelli, isso é uma questão de evolução e de regulagem, sendo possível efetuar as trocas em 80 milisegundos. Os carros brasileiros equipados com o sistema devem se beneficiar de um ganho de velocidade que pode tornar as trocas praticamente imperceptíveis. Se isso será sanado ou não é algo que nem deve preocupar os interessados, já que não é sinal de mau funcionamento, apenas uma característica do sistema.

Mais evoluída que a caixa manual automatizada é a de dupla embreagem, ou DSG, como é chamada na Volkswagen, a primeira empresa a adotá-la. Quando esse sistema estiver mais popularizado, tudo indica que ele será o substituto, com vantagens, tanto das transmissões automáticas quanto das manuais puras.

Para conferir o Free Choice os brasileiros precisarão aguardar até o final do ano que vem. Esta é a data prevista para o lançamento do Fiat Grande Punto, carro que a Magneti Marelli não afirma que vá equipar, mas dá tantas pistas no sentido de que o fará que só não vê quem não quer.

Vale lembrar que, além da Magneti Marelli, a Sachs e a Luk também dispõem de sistemas de automatização semelhantes, o que pode levar algum outro carro concorrente a estrear a transmissão automatizada antes. Em qualquer caso, quem ganha é o consumidor brasileiro, que passará a ter uma tecnologia feita sob medida para ele e que, até agora, está restrita a mercados mais ricos ou inacessíveis.

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