SUV. Essas letrinhas resumem o sonho de consumo de boa parte da população brasileira quando o assunto é carro. Não a toa que os cinco mais vendidos desse segmento estão entre os 15 automóveis de passeio mais vendidos do Brasil, apesar do seu preço geralmente elevado - os dados são da Fenabrave.
E dentre esses campeões de vendas, selecionamos as melhores versões de cada um. Confira a lista e qual modelo cabe melhor na sua garagem.
Renegade passou por face-lift em 2019 e é o mais vendido até agora
O posto de primeiro SUV mais vendido no Brasil é acirrada, mas o Renegade vem ganhando a disputa em 2019 sobre o seu irmão maior Compass. Com preços a partir de R$ 89.990, o Renegade tem na versão Longitude (R$ 104.990) seu melhor custo-benefício. Equipada com motor 1.8 flex de até 139 cv e câmbio automático de seis marchas, traz de série itens como ar-condicionado bizona, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, rodas de 18 polegadas, multimídia de 8,4", entre outros equipamentos.
O modelo médio terminou 2018 como o SUV mais vendido no Brasil. Em 2019, parece que o ajuste de preço da linha cobrou seu preço e ele perdeu o topo para o Renegade. Com preços a partir de R$ 113.990, o Compass tem também na versão Longitude (R$ 127.990) o melhor custo-benefício. Essa versão usa motor 2.0 flex de até 166 cv e câmbio automático de seis marchas. Traz de série os mesmos itens que o irmão menor Renegade, com a vantagem de ter mais espaço interno, especialmente no porta-malas.
Lançado em 2016, o Kicks nunca foi protagonista no segmento de SUVs, mas tem sua parcela considerável de mercado. Em 2019, ele é o terceiro utilitário mais vendido do Brasil e está na frente de carros como Hyundai Creta e Honda HR-V, o que mostra a sua relevância. Custa a partir de R$ 78.290, mas a versão com melhor custo e benefício é a S CVT. O motor é o mesmo 1.6 flex de até 114 cv e o câmbio é automático do tipo continuamente variável. De série, tem rodas de 16 polegadas, controle de tração e estabilidade e piloto automático, entre outros equipamentos.
Pouco atrás do Nissan Kicks está o Hyundai Creta. O SUV da marca coreana já foi mais querido pelo público, mas perdeu fôlego. Custa a partir de R$ 80.990 e tem na versão Pulse Plus (R$ 94.990) o melhor custo-benefício. Usa o motor 1.6 flex de até 130 cv e câmbio automático de seis marchas. Tem de série rodas de 17 polegadas, faróis com acendimento automático, ar-condicionado automático, câmera de ré e até TV digital.
O HR-V já foi o queridinho do segmento, mas o alto preço inicial resulta em um desempenho em vendas não tão agressivo como anteriormente. Custa a partir de R$ 94.400, porém, a melhor pedida, a configuração EX, já pula para R$ 101.700. O motor é 1.8 flex de até 140 cv e a transmissão é automática do tipo CVT, com sete marchas simuladas para melhorar a dirigibilidade. Traz de série ar-condicionado digital e touchscreen, multimídia de 7 polegadas, câmera de ré, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico, entre outros.