Mercado oferece 593 opções de veículos

  1. Home
  2. Bolso
  3. Mercado oferece 593 opções de veículos
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Opção de compra é o que não falta no mercado de carros novos. No geral, entre nacionais e importados, o consumidor dispõe de 593 opções de compra. São carros com as mais diversas configurações: hatch, sedã, utilitário esportivo, perua, minivan, picape pequena, média, grande, multiuso etc.

As configurações mais comuns são o sedã e a hatch. A primeira é responsável por 21,8% e a segunda, 21,4% dos catálogos das montadoras e importadoras. O hatch é o carro de dois volumes, com tampa traseira que dá acesso ao interior do veículo, daí ser chamado também de “três portas” ou “cinco portas”, considerando a tampa traseira como uma porta. No hatch não há divisão entre o habitáculo e o porta-malas.

Já o sedã é o chamado “três volumes”, isto é: além do habitáculo, onde ficam motorista e passageiros, existe o do compartimento do motor e do porta-malas, que é independente e cujo acesso, na maior parte das vezes, só pode ser feito por fora do carro. Alguns sedãs têm passagem para o porta-malas com o rebaixamento do encosto do banco traseiro, mas ainda assim são considerados “três volumes”.

Um segmento que cresceu muito é o dos utilitários esportivos, a terceira carroceria com o maior número de ofertas: são 86 opções, ou 14,2% no total. A perua continua a ser o veículo preferido das famílias brasileiras, mas, com a chegada das minivans, esse tipo de carroceria vem perdendo participação no mercado. Hoje é o quarto tipo de carroceria mais ofertado.

A oferta de picapes médias é muito grande devido ao elevado número de configurações possíveis: 4x2, 4x4, cabine dupla, cabine simples e ainda as opções de motor a gasolina ou a diesel 7,4% das ofertas são de picapes médias.

As minivans são responsáveis por 4,5% da oferta do mercado. Atualmente é uma configuração muito procurada por quem tem família grande. As minivans são veículos monovolumes e não há divisão entre o habitáculo e o espaço para as bagagens.

Distribuição do mercado por carroceria


CarroceriaOpçõesParticipação
Sedã13021,8%
Hatch12821,4%
Utilitário Esportivo8614,2%
Perua477,9%
Picape média447,4%
Minivan274,5%
Cabriolet274,5%
Cupê254,2%
Furgão244,0%
Van233,9%
Picape Pequena172,8%
Multiuso71,2%
Picape grande61,0%
Monovolume20,3%


Fonte: AutoInforme

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors