Opel apresenta sistema de faróis direcionais

Vectra e Signum serão os primeiros modelos a receber tecnologia
  1. Home
  2. Bolso
  3. Opel apresenta sistema de faróis direcionais
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Opel, divisão européia da General Motors, vai introduzir no mercado uma tecnologia pioneira de iluminação da estrada, denominada pela marca de Iluminação Dianteira Adaptável Adaptive Forward Lighting - AFL, que visa aprimorar a segurança ativa dos veículos.

O novo sistema AFL, que combina faróis bi-xenon direcionais baixos e altos e uma luz adicional que ilumina a um ângulo de 90 graus cruzamentos ou curvas fechadas, estará disponível a partir do próximo ano nos modelos Vectra e Signum. A intenção da fábrica é estender o sistema aos seus demais modelos.

O sistema AFL é diferente dos faróis tradicionais nos seguintes pontos:

Iluminação em curva - Os faróis dianteiros giram em até um ângulo de aproximadamente 15 graus, dependendo do ângulo da direção e da velocidade do automóvel, melhorando a iluminação nas.

Iluminação em cruzamentos - Cruzamentos e curvas muito fechadas recebem uma iluminação adicional de ângulo aberto, que é feita praticamente na transversal 90 graus do sentido de deslocação do automóvel, com um alcance de cerca de 30 metros. Esta função é acionada apenas a velocidades inferiores a 50 Km/h, para que não seja ativada em situações como a mudança de faixa em estradas.

Iluminação em facho alto - No sistema da Opel, tanto o facho baixo como o alto provêm de uma única lâmpada de xenon por farol. A passagem de um modo para outro se faz por meio de uma abertura móvel localizada à frente da lâmpada. Com isso, tem-se o farol alto com a mesma “cor” do farol baixo.

Entretanto, essa nova tecnologia ainda depende de uma modificação na regulamentação ECE Comissão Econômica para a Europa. Até agora, apenas eram permitidos sistemas que fizessem mover as luzes altas, sendo proibidos os faróis assimétricos direcionais. A alteração na legislação deve entrar em vigor no início de 2003.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors