Quais são os SUVs-cupês à venda no Brasil hoje?

Após a revelação do Citroën Basalt, decidimos listar quais outros utilitários acupezados são vendidos no país atualmente

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Quais são os SUVs-cupês à venda no Brasil hoje?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A notícia mais quente da semana, além do lançamento oficial da Chevrolet Spin, é a apresentação do Citroën Basalt, mais novo player do segmento de SUVs-cupês do mercado brasileiro.

O Basalt mostrado pela Stellantis nesta semana ainda é tratado como conceito. Mas a empresa diz que o carro - o terceiro membro da "família C3" - chega ainda este ano. E nós já levantamos tudo sobre ele para estimar os preços, a faixa de mercado que ele irá ocupar e ainda com quem ele vai disputar clientes. Clique aqui para conferir.

Mas deixando de lado o segmento de SUVs compactos com essa proposta - hoje composto somente pelo Fiat Fastback -, a seguinte pergunta chegou para a gente: quais  são os SUVs-cupês à venda no Brasil atualmente?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Resolvemos listar todos eles, sempre com preço, rápido resumo com as principais informações e com uma foto.

Os SUVs-cupês vendidos no Brasil

Fiat Fastback: a partir de R$ 117.990

É o SUV-cupê mais emplacado, ainda que não tenha concorrente direto com essa proposta - isso até agora, sem considerar a chegada do Citroën Basalt.

É feito sobre a plataforma do Pulse e tem motor 1.0 ou 1.3 turboflex.

Fiatfastbackaudace
O Fiat Fastback é o SUV-cupê feito sobre a plataforma do Pulse. É econômico e tem porta-malas gigante
Crédito: Divulgação
toggle button

Volkswagen Nivus: a partir de R$ 132.390

Tem gente que diz que o Nivus não é um SUV-cupê e nós aceitamos essa opinião. Mas também tem gente que rebate esse argumento citando a coluna C do modelo - e nós também concordamos.

Fato é que o crossover da Volks pode, sim, ser enquadrado nessa categoria. Custa iniciais R$ 132.390 e tem, por enquanto, somente motor 1.0 turboflex.

Vw Nivus 1
O Volkswagen Nivus é SUV-cupê na sua opinião?
toggle button

Honda HR-V: a partir de R$ 152.700

Há quem diga que a nova geração do Honda HR-V também fez o carro se transformar em um SUV-cupê. Concorda ou discorda? Independentemente desse ponto de vista, fato é que o carro melhorou muito quando foi lançado em 2022. Tem versão com motor 1.5 aspirado e 1.5 turbo, ambas flex.

Honda HR-V Touring
Honda HR-V atual tem porta-malas MENOR que o da geração anterior, capaz de receber até 354 litros
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Mitsubishi Eclipe Cross: a partir de R$ 169.990

Outra polêmica: o Eclipse Cross é ou não é um SUV-cupê? Sendo ou não, ele entra na lista por essa discussão e por ser opção interessante no segmento de médios, custando hoje iniciais R$ 169.990.

Feito no Brasil, o SUV tem motor 1.5 turbo de até 165 cv e 25,5 kgf.m de torque. É o único de sua categoria que oferece head-up display.

Mitsubishi Eclipse Cross: caimento da coluna C é bem forte. Para muitos, é um SUV-cupê
Crédito: Divulgação
toggle button

Haval H6 GT: a partir de 319 mil

O GWM Haval H6 GT, híbrido plug-in, é um SUV cupê que atualmente ocupa o posto de veículo mais caro da marca chinesa no Brasil. Ele custa atualmente R$ 319 mil - R$ 105 mil a mais que a versão HEV do SUV médio.

Ele une o motor 1..5 turbo com injeção direta a dois elétricos, que juntos podem entregar 393 cv e até 77,7 kgf.m de torque. Na prática, acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos.

Haval H6 GT é híbrido plug-in e tem desempenho de superesportivos
Crédito: Divulgação
toggle button

Ford Mustang Mach-E: a partir de R$ 486 mil

O SUV de nome mais clássico dessa lista é vendido no Brasil por quase R$ 500 mil em sua versão única de acabamento e motor, chamada GT Performance.

Tem motor com 487 cv (praticamente R$ 1.000 cada cavalo-vapor) capaz de fazer seus 2.348 quilos acelerarem de zero a 100 km/h em 3,7 s e ainda atingir 200 km/h.

Ford Mustang Mach-E arranca como superesportivo, mesmo com quase 2,5 toneladas
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Audi Q3 Sportback: a partir de R$ 333.990

Feito no Brasil desde julho de 2022, é a versão acupezada do SUV de mesmo nome da marca das quatro argolas. Usa motor 2.0 turbo de 231 cv e 34,6 kgf.m de torque, câmbio automático de oito marchas e tração integral.

Audi Q3 Sportback é o SUV-cupê mais barato da Audi, portanto já no segmento premium
Crédito: Divulgação
toggle button

Audi Q5 Sportback: a partir de R$ 482.990

A versão cupê do Q5 é híbrida: combina um motor 2.0 turbo a outro elétrico - que juntos podem entregar até 367 cv e 50 kgf.m de torque. O câmbio também é de oito marchas, com tração nas quatro rodas. Ele pode rodar até 62 quilômetros só com o motor elétrico.

Caimento de teto atrapalha pouco o volume do porta-malas (10 litros menor), e em nada o espaço interno
Crédito: Divulgação
toggle button

Audi Q8 e-tron Sportback: a partir de R$ 729.990

Outro representante da Audi na categoria de SUVs-cupês é o Q8 e-tron Sportback, vendido hoje a R$ 729.990. Futurista, ele tem dois motores totalmente elétricos que juntos podem entregar até 408 cv e 67,7 kgf.m de torque.

Apesar de pesado (são 2.555 quilos), ele acelera de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e pode chegar a até 200 km/h. A autonomia máxima é de 446 quilômetros.

Audi Q8 e-tron Sportback antes era chamado só de "e-tron", mas entrou na padronização de nomes
toggle button

BMW X4: a partir de R$ 489.950

O irmão menor do X6 - e também considerado a versão acupezada do X3 - é feito no Brasil e vem equipado com motor 2.0 de 252 cv e 35,7 kgf.m de torque. Pode fazer de zero a 100 km/h em 6,4 s.

Tem câmbio automático de oito marchas, tração integral e uma série de assistentes de condução.

BMW X4 é realmente parecido com o Fiat Fastback - na verdade, o correto é o contrário
Crédito: Divulgação
toggle button

BMW X6: a partir de R$ 820.950

Esse é um dos pioneiros da categoria, segundo muitos especialistas e a própria BMW. Mas tem gente que esquece que o SsangYong Action já existia antes dele, bem como o Pontiac Aztek - este lá nos anos 1990.

O X6 nasceu em dezembro de 2007 - o Action é de 2005 - e hoje está em sua terceira geração, no aguardo de uma quarta. Na versão mais mansa, usa motor 3.0 biturbo de seis cilindros com 340 cv e 46,9 kgf.m de torque.

BMW X6 é um dos precursores da categoria, mas hoje em dia tem vendido bem menos do que antes
toggle button

Jaguar I-Pace

A última atualização de linha do SUV-cupê da marca britânica apontava que ele custava iniciais R$ 638.150 na versão Black, de entrada - ainda há a SE e a HSE, intermediária e topo de linha.

Tecnológico e bastante futurista, ele é vendido no Brasil desde 2019. Com bateria sofisticada, pode rodar até 362 quilômetros e consegue arrancar de zero a 100 km/h em 4,8 segundos.

Jaguar I-Pace foi um dos primeiros SUVs-cupês totalmente elétricos a chegar ao Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Mercedes-Benz GLC Coupé: a partir de R$ 599.900

O SUV médio da marca alemã é outro SUV-cupê disponível em nosso mercado. Oferecido desde o final de 2023 no Brasil em sua mais recente geração, o modelo tem porta-malas 45 litros maior e agora oferece 545 litros no total - com os bancos rebatidos, o espaço aumenta para 1.390 litros.

O motor é um 2.0 turbo a gasolina com 258 cv e 40,7 kgf.m de torque. Ele trabalha em conjunto com um sistema híbrido-leve, o que inclui um gerador e um sistema elétrico de 48 volts. Faz de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e pode chegar a 246 km/h.

Mercedes-Benz GLC Coupé 2024 custa R$ 600 mil e traz muita tecnologia e requinte
Crédito: Divulgação
toggle button

Mercedes-Benz GLE Coupé: a partir de R$ 599.900

Irmão maior do GLC, o GLE também oferece uma versão cupê, vendida atualmente a R$ 808.900. Ele também é híbrido, porém mais poderoso. Com motor turbodiesel híbrido-leve, ele entrega até 367 cv e 76,4 kgf.m de torque.

Assim como no GLC, o conjunto é eletrificado por um gerador de partida integrado (chamado de ISG) e por uma bateria de 48 volts. Com câmbio automático de nove marchas, ele faz de zero a 100 km/h em 5,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h.

Parece repetido, mas não é: o Mercedes-Benz GLE Coupé é quase igual ao GLC, porém maior
Crédito: Divulgação
toggle button

Volvo C40: a partir de R$ 359.950

A Volvo também tem um participante nesse segmento: o C40, que nada mais é do que um cupê feito a partir do SUV XC40. Na versão única oferecida atualmente, o SUV-cupê 100% elétrico cobra R$ 359.950.

Volvo C40 foi lançado em 2022, no México - e eu estive presente na apresentação feita a jornalistas brasileiros
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

Porsche Cayenne Coupé: a partir de R$ 720 mil

A versão mais barata do SUV grande da Porsche com carroceria cupê sai, hoje, por redondos R$ 720 mil. É híbrida, tem 470 cv e faz de zero a 100 km/h em 4,9 segundos.

Mas aqui vamos enaltecer a configuração Turbo GT, também acupezada, que pede R$ 1.385.100 para arrancar de zero a 100 km/h em quase que inacreditáveis 3,3 segundos - nessa versão, o SUV pesa 2.220 quilos.

São 659 cv - um monstro.

Porsche Cayenne Turbo GT chama a atenção pela esportividade
Crédito: Divulgação
toggle button
Tags:SUV
Comentários