Citroën revela visual do Basalt

Previsto ainda para este ano, novo modelo mescla proposta SUV de modelo alto com pegada esportiva dos cupês

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Citroën revela visual do Basalt
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Citroën acaba de revelar o visual do seu mais novo modelo, o Basalt. Irmão do C3 e do C3 Aircross, o SUV cupê ainda é citado pela marca francesa como conceito, mas que certamente estará bem próximo do que chega às lojas ainda em 2024.

Parte do mesmo programa C-Cubed, que também desenvolveu os outros modelos da Citroën por aqui, o Basalt repete elementos de design da marca. A dianteira é alta, com o para-choque bem robusto e os faróis são divididos em dois andares.

Citroen Basalt (1)
Citroën Basalt deve chegar ao mercado ainda em 2024
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é o visual do Basalt?

Os LEDs integrados nas duas seções se mantêm, com a parte das luzes de rodagem e faróis posicionados na segunda seção. Mais abaixo, já no para-choque, fica a luz de neblina.

No Basalt conceito, o para-choque termina com uma grande peça plástica com pintura metálica. A grade dianteira e a tomada de ar têm acabamento em preto brilhante.

A linha de cintura do SUV é alta, há molduras plásticas nas faixas de roda e também nas laterais do carro. Apenas um vinco marca a região inferior das portas, onde parece encaixar os airbumps tradicionais dos modelos Citroën.

Ainda nas laterais, as rodas parecem grandes e não deixam a impressão de ficarem perdidas na caixa de roda, como aconteceu com o "primo" Fiat Fastback.

Citroen Basalt (2)
Basalt tem visual cupê para competir com Fastback e Nivus
Crédito: Divulgação
toggle button

É mais SUV ou cupê?

A visão lateral do Basalt também sugere que o SUV-Cupê é ligeiramente diferente do e-C4X, vendido pela Citroën na Europa. Especialmente a partir da coluna "C". O novo modelo parece ser mais curto que o irmão do velho continente. A mudança parece deixar o visual mais proporcional.

O design da traseira é bem alto. A tampa do porta-malas tem caimento que parece simular um spoiler. As lanternas começam na lateral e invadem a quinta porta. O para-choque traseiro é bruto, com parte do acabamento em plástico com pintura metálica, assim como acontece na dianteira.

Citroen Basalt (3)
SUV com estilo cupê tem
Crédito: Divulgação
toggle button

Qual é o tamanho do Basalt?

A Citroën não revelou nada além das imagens, então segue o mistério sobre vários aspectos do modelo. Em alguns mercados, como a Índia, especula-se que o modelo terá um tamanho parecido com o do C3 Aircross.

Sendo assim, podemos esperar algo como 4,3 metros de comprimento, 1,73 metro de largura e 2,67 metros de entre-eixos. Seria mais curto e menos largo que o Fastback, que tem 4,42 m de comprimento e 1,77 de largura. Em compensação, o entre-eixos ficaria bem acima do "primo" da Fiat que tem 2,53 metros.

Que motor será usado pela Citroën no SUV-Cupê?

A mecânica também não foi divulgada, mas não deve ser nada muito diferente do que já vimos em outros modelos do grupo Stellantis. O motor principal deve ser o 1.0 Turbo 270 Flex de 130 cv de potência e 20,4 kgf.m de torque, que também é usado no Pulse. Enquanto a transmissão deve ser do tipo CVT.

É possível que algumas versões venham equipadas também com o motor 1.3 GSE turbo, de 185 cv e 27,5 kgf.m de torque.

Citroen Basalt (4)
Basalt é irmã do C3 e do C3 Aircross
Crédito: Divulgação
toggle button

O Basalt chega quando ao Brasil?

A expectativa é que o Basalt seja revelado aos poucos pela Citroën, assim como aconteceu com outros modelos da marca. O C3 é um dos exemplos de carros apresentados por aqui a conta-gotas. O lançamento já foi confirmado pela marca francesa ainda para este ano. Agora é esperar para ver qual será o visual final do novo SUV-Cupê do mercado.

Vídeo relacionado

 

Comentários