Saleen S5S Raptor, o novo supercarro americano

Apresentado como conceito, modelo de 659 cv já tem até preço e data para chegar ao mercado
  1. Home
  2. Bolso
  3. Saleen S5S Raptor, o novo supercarro americano
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Salão de Nova York trouxe diversas novidades e um bocado de repetições em relação a Detroit, mas não se pode dizer que não teve atrações de peso. Uma das melhores certamente foi o Saleen S5S Raptor, o primeiro supercarro norte-americano em condições de enfrentar os monstros italianos da Lamborghini e da Ferrari.

Apresentado como carro-conceito, o S5S Raptor mostra o quando esse tipo de denominação caiu em descrédito. No informativo da Saleen, o carro já tem data e preço para chegar ao mercado, o que mostra que, mais do que conceitual, ele é praticamente um modelo pré-série. Com chegada ao mercado norte-americano estimada para daqui a dois anos, ele terá um preço de US$ 185 mil, ou cerca de R$ 322 mil.

O melhor de tudo é que o supercarro já chegará às lojas antenado com as últimas tendências: ele tem motor flexível em combustível, podendo usar gasolina ou E85, o álcool dos norte-americanos e europeus, com 15% de gasolina misturada, para evitar os tanquinhos de partida a frio. A Ferrari já estuda a adoção de um motor assim, com o conceito F430 Biofuel, enquanto a Koenigsegg já fabrica o CCXR, com 1.018 cv.

A flexibilidade do carro não se baseia apenas na questão ambiental, mas parte para um argumento que, para interessados em carros de alto desempenho, tem ainda mais apelo: os bólidos de corrida mais famosos dos EUA, como os da IRL e da American Le Mans Series, adotaram o álcool pela performance mais atraente que o combustível vegetal permite obter.

Além do estilo, criado pela ASC Creative Services, o S5S Raptor tem um motor V8 de 5 litros com dois compressores mecânicos capaz de gerar 659 cv a 6.300 rpm e 854 Nm a 4.400 rpm. Feito pela própria Saleen, o motor é tão importante que dá nome ao carro S5S é a sigla de Saleen 5.0L Supercharged Engine.

Aliado ao baixo peso do carro, que usa alumínio no chassi e deve usar fibra de carbono na carroceria a Saleen não divulgou esse dado, o motorzão é capaz de empurrar o S5S aos 100 km/h em 3,2 s e permite que ele ultrapasse os 320 km/h.

Parafraseando a propaganda de sua fabricante de pneus, a Saleen informa que o controle sobre a potência do carro é exercido pelos Pirelli Rosso de aro 20” e medidas 275/35 ZR20 na frente e 315/35 ZR20 na traseira. As rodas que os calçam são de alumínio forjado e, por dentro, contam com rotores de aro 15” na dianteira, mordidos por pinças de seis pistões, e de aro 13” na traseira, com pinças de dois pistões. ABS e controle de estabilidade vêm no pacote, o que talvez desagrade aos mais puristas, mas deve ser de grande ajuda à maioria dos compradores, mais interessados na aparência e no status que o S5S Raptor vai conferir que no desempenho bruto que o bicho poderá oferecer.

Gosta de esportivos?

Então veja aqui anúncios de carros de sonho, todos presentes no WebMotors:

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia mais sobre lançamentos aqui:

F&M Vulca V12, o irmão maior do Antas

Spada TS Codatronca

Mi.To, o Fiat Punto com o toque Alfa Romeo

Novo Mercedes-Benz Classe ML

Designer de Malta cria seu Bugatti, o Project Streamliner

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors