Sem medo de ser feliz

Mulheres estão perdendo o medo de comprar um seminovo. Veja dicas para um bom negócio
  1. Home
  2. Bolso
  3. Sem medo de ser feliz
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Quando a secretária Sandra Costa disse ao marido que juntara as economias para comprar um Niva – “um off-road mal encarado, do jeito que eu gosto” –, ele primeiro riu. Depois de perceber que a mulher não estava de brincadeira, despejou tantas críticas que ela ficou assustada e mudou de idéia. “Acabei comprando um carro zero, mas ainda não desisti de ter um Niva vermelho, com farol de milha”, confessa Costa.

Em muitos casos, a falta de garantia e o medo de ficar na estrada devido a algum problema mecânico estão entre os principais fantasmas do sexo feminino na hora de comprar um seminovo. “Como não entendo nada de carro, fiquei com receio de ter problemas em algum lugar mais deserto e não saber o que fazer”, diz Costa.

A publicitária Cintia Almeida Penteado foto 1, ao lado ficou quatro anos com seu primeiro carro usado e diz nunca ter tido problemas. “Embora eu conheça alguns itens básicos, levei meu pai e meu marido para avaliá-lo. Eles entendem mais e impõem respeito na negociação”, acredita Penteado. “Na hora de comprar um veículo usado, também faço questão de saber a procedência, verificar se não foi batido e se a quilometragem está de acordo com o ano do carro”, revela.

Fernanda Calligaris foto 2, também publicitária, diz que a tradição de sua família era comprar carro zero km. “Quando comprei meu próprio carro, fiz questão de um usado, isso porque prefiro ter um carro de categoria melhor do que um zero de segmento inferior”, conta Calligaris.

Na hora de comprar um veículo, a publicitária diz já estar ciente de que cuidados tomar. “Quando morei fora do Brasil, tive vários carros velhos de 15 anos e acabei aprendendo um pouco. No entanto, acredito que um carro com até cinco anos de uso dificilmente dá problemas. Sendo assim, troco antes desse período. Também tenho um amigo que é muito bom de mecânica. Sempre que vou comprar um carro eu o levo, principalmente para ver se ele já teve uma batida muito forte”, revela Calligaris.

Com a experiência de ter adquirido quatro bons carros seminovos, a administradora Dálete Andréia diz ter o cuidado de não comprar um veículo com mais de um ano e meio de uso. “Levo meu marido para avaliar o carro, pois não entendo muito de mecânica. Faço questão também de saber a procedência do veículo, ter garantia e manutenções efetuadas”, conta Andréia.

Entusiasta, a executiva de contas Alessandra Macedo foto acima conta que sempre comprou carros usados. “O primeiro carro zero que comprei, tive azar. Saí da concessionária e dei apenas uma volta no quarteirão. Estava com problema no amortecedor. De lá para cá, tenho tido vários problemas”, reclama Macedo. “Tenho saudade do meu último carrinho”.

Na hora de comprar um usado, ela adota alguns procedimentos simples. “Por não entender nada de mecânica, costumo reparar em todos os detalhes, pedir toda a documentação do veículo, notas de serviços já feitos no carro e dou preferência para automóveis de senhores e mulheres. Antes de fechar o negocio, entretanto, levo o meu mecânico de confiança para avaliar o automóvel, ver se está tudo ok”, conta Macedo.

Sheila Martins, bancária, teve quatro carros usados e um zero km. Apesar de ter comprado os três últimos da mesma pessoa, ela diz sempre verificar a situação do veículo no Detran e ter a avaliação de seu mecânico.
“Tomo os seguintes cuidados: presto atenção nos barulhinhos do motor, amortecedor e rolamentos, pesquiso a procedência do veículo quem era o dono, com o que trabalha e se usa o carro para trabalhar, onde mora, há quanto tempo tem o carro, se o veículo está alienado, questiono se a pessoa tirou zero e em que concessionária, pesquiso vários carros para comparar as diferenças, analiso o preço de tabela, de mercado e valor do seguro, verifico se os frizos laterais do carro estão retos e se há alguma diferença na pintura”, relata Martins.

Se você gosta de um modelo usado ou comprar um carro zero ainda não está ao seu alcance, alguns cuidados básicos podem assegurar uma compra feliz de um seminovo. Confira:

• Compare na WebMotors as diversas ofertas que houver para a marca e modelo que você procura.

• Avalie na WebMotors o maior, menor e preço médio de mercado do veículo que pretende comprar.

• Se você ainda não tem um mecânico de confiança, cadastre-se na Agenda do Carro e imprima o check-list para avaliar 32 itens do carro gratuitamente. Negocie com o vendedor para ficar algumas horas com o carro e fazer a avaliação.

• Desconfie de valores abaixo do mercado.

• Esteja ciente de que o produto a ser adquirido atende as suas necessidades. Confira itens como quilometragem, opcionais e estado geral do veículo.

• Procure um familiar ou amigo que a acompanhe quando for revisar um automóvel para fechar o negócio; se for possível peça a assessoria de um mecânico especializado.

• O Denatran disponibiliza, na página https://denatran.serpro.gov.br/index2.htm, serviço de consulta de multas e restrições do veículo. Basta digitar o código Renavam encontrado no CRLV e o nº da placa. Recurso útil e prático.

• Confira os números do chassi no próprio veículo, eles devem ser iguais aos que constam no certificado de propriedade, além de alinhados, com espaçamentos regulares e contornos uniformes.

• Antes de fechar negócio, confira documentos como comprovante de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores IPVA e seguro obrigatório DPVAT; Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo; Certificado de transferência, datado, preenchido e com firma reconhecida recibo/contrato de venda. Prefira os documentos originais do veículo e verifique-os com órgãos oficiais competentes.

• Verifique se há na nota fiscal ou recibo de compra do seu carro a expressão "venda no estado"; ela significa que o veículo não está em perfeitas condições. Solicite ao fornecedor que especifique todos os problemas apresentados.

• Atente para a veracidade de informações como CNPJ, endereço e canais de contato sobre a sede do fornecedor.

• Informe-se sobre garantias e políticas dos vendedores em relação à devolução e restituição do pagamento do produto a ser adquirido.

• Atenção às ondulações e pequenos amassados na lataria, pois pode significar que o veículo já foi batido. Bolhas na pintura são sinal de ferrugem.

• Pneus lisos prejudicam o desempenho do veículo e, principalmente, a segurança dos ocupantes.

• Não deixe de checar se todos os comandos elétricos estão funcionando, tais como faróis, limpadores de pára-brisa, desembaçador, pisca-pisca, pisca alerta etc. Caso o carro possua itens opcionais é recomendável testar o desempenho dos mesmos.

• Verifique os equipamentos: extintor de incêndio, macaco hidráulico, cinto de segurança, triângulo de sinalização, chave de roda e estepe.

• A garantia legal para problemas aparentes é de 90 dias. Se não forem de fácil constatação, o consumidor terá também prazo de 90 dias para reclamação, contados a partir da data em que surgirem. O estabelecimento poderá conccaption uma garantia contratual, não obrigatória, mas que se fornecida deverá ser por escrito, especificando a extensão da cobertura.

• Se o escapamento soltar fumaça branca-azulada significa que há problemas no motor. Se a fumaça é preta, o motor requer uma boa regulagem.

• Verifique os preços das peças de reposição e os gastos normais de manutenção que o automóvel requer pelo serviço.

• Evite riscos: nunca leve com você o dinheiro que tem previsto para a compra. De preferência pague com cheque administrativo ou com transferência bancária.



Leia também:

Receita de Ano Novo: Estacione em fila dupla, ande sem cinto, não pise no freio. Veja por quê.

Pratique ioga no trânsito

Tem trânsito? Oba!

Astrologia védica: melhor dia e hora para comprar ou vender um carro

Por uma direção mais zen

________________________________
Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors