Vendas no primeiro semestre caem 7,3%

Trata-se dos primeiros seis meses mais fracos desde 2010
  1. Home
  2. Bolso
  3. Vendas no primeiro semestre caem 7,3%
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

IMAGE

Com um mês de junho fraco, principalmente por causa dos feriados provocados pelos jogos da Copa do Mundo no Brasil o mercado de carros e comerciais leves teve o pior primeiro semestre dos últimos três anos. Foram vendidas de janeiro a junho 1.583.066 unidades, contra 1.707.633 no mesmo período do ano passado, o que indica uma queda de 7,3%. O desempenho do primeiro semestre só foi melhor que o resultado do mesmo período de 2010, quando foram vendidos 1.393.677 carros e comerciais leves.

Embora a queda de vendas no semestre seja pior do que as estimativas traçadas no início do ano, as vendas de junho surpreenderam positivamente. Considerando que o mês teve um feriado nacional e três dias “meia boca”, com os jogos do Brasil na Copa, as vendas de 250.490 unidades no mês podem ser consideras boas. A média diária, considerando os dias de jogos como “úteis”, foi de 12.552 unidades.

Além disso, a expectativa é de melhora do desempenho do setor no segundo semestre. Como sempre acontece, o governo já anunciou socorro à indústria automobilística, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mantendo a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até dezembro. Luiz Moan, presidente da Associação das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), ao receber na segunda-feira a boa notícia de Mantega, acha que a medida pode reverter a tendência de vendas. Situação semelhante aconteceu em 2012, quando o primeiro semestre teve queda de vendas e com a ajuda do governo o segundo foi de recuperação, com o ano fechando com crescimento.

O presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo, Flávio Rocha, também presente na reunião de ontem com Guido Mantega, disse que a expectativa é positiva para o segundo semestre, acha que após o encerramento da Copa o mercado vai voltar a crescer. Especialmente porque a realização do evento sem problemas e superando a expectativa deverá trazer de volta a confiança ao consumidor.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors