Audi A1 Sport, esportivo de bolso da marca alemã, chega ao Brasil

Modelo equipado com motor 1,4L de 185 cv começa a ser vendido por um valor sugerido de R$ 109,90 mil
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Audi A1 Sport, esportivo de bolso da marca alemã, chega ao Brasil
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


O mercado composto por modelos compactos de luxo está em ascensão no Brasil. A prova disso está no ranking de emplacamentos da Fenabrave – Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – onde modelos como Fiat 500 e Mini Cooper aparecem entre os 15 mais vendidos da categoria dos hatches compactos. Vale lembrar que ambos pertencem a um grupo em que a maioria é composta por automóvel popular.

Outra grande peculiaridade da categoria dos compactos de luxo está na existência de um único motor para dois modelos. Trata-se do 1,6L sobrealimentado da BMW que está presente nos carros da Mini, Peugeot e Citroën. Na marca do Leão o motor serve para empurrar carros maiores, como 3008 e 408, enquanto na marca do duplo Chevron a aplicação do propulsor está no DS3. Apesar de a Fiat vender muito bem o 500, ainda não existe, por aqui, uma opção mais apimentada do urbaninho.

Para não ficar fora da jogada, a Audi incrementou o seu A1 e começou a comercializar a versão Sport, com 185 cv de potência máxima. Para ter ideia da diferença, a versão de entrada do A1, também de 1,4L, tem 124 cv. O segredo para o maior impulso está na dupla sobrealimentação da opção Sport.

De acordo com a Audi, o A1 Sport acelera de 0 a 100km/h em 6,9s. Com um torque máximo de 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm, o motor do A1 trabalha com um câmbio S-tronic de sete velocidades.

Sem levar a fama de um esportivo beberrão, o A1 apresenta um consumo médio combinado de 16,9 km/l de gasolina (13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada). Para conseguir números favoráveis, o A1 usa um sistema de recuperação de energia durante as frenagens que alivia a carga do gerador.

O Audi A1 Sport tem 3.954 mm de comprimento, 1.740mm de largura e 1.416 mm de altura. Com 2.469 mm de entre-eixos e um peso total é de 1.265 kg, o A1 tem uma relação peso/potência de 6,8 kg/cv.

Os principais equipamentos de série do A1 são: luzes com LEDs, coluna de direção ajustável, ar-condicionado, air-bag dianteiro frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro, sensor de luz e de chuva e espelho retrovisor interno com função anti-ofuscamento automático. Como opcional, o Pacote Conforto oferece ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro e controle de cruzeiro.

Como opcional avulso, a Audi oferece teto solar elétrico panorâmico Open Sky (R$ 5.175) e arco do teto com pintura contrastante (com quatro opções de cores: Preto Brilhante, Cinza Daytona, Prata Gelo e Branco Amalfi). Para a pintura externa, são seis opções de cores. São elas: Prata Gelo, Branco Amalfi, Azul Scuba, Vermelho Misano, Azul Esfera e Preto Fantasma.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors