BMW lança Série 1 M Coupe no Brasil por R$ 268.600

Esportivo de 340 cv inspira-se no passado da marca. Baseado na versão três volumes do menor BMW em produção, o esportivo resgata receita
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. BMW lança Série 1 M Coupe no Brasil por R$ 268.600
Rodrigo Ribeiro
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– Indaiatuba - SP – Segundo a Organização Mundial de Saúde, há cerca de 300 milhões de obesos no mundo, e o índice deve continuar crescendo. Porém, não foram só os humanos que ganharam uns quilinhos a mais. Os carros seguiram pelo mesmo caminho, como o WebMotors comprovou durante o lançamento do BMW Série 1 M Coupe no Brasil.

Não se deixe enganar pelo uso cada vez maior de fibra de carbono e alumínio: os automóveis de hoje são gigantes quando comparados com seus “avôs”. Um exemplo disso é o BMW M3 Coupe, que deixou de ser um esportivo ágil e compacto para virar um cupê enorme no tamanho 4,61 m de comprimento e na potência 420 cv. Na verdade, o modelo cresceu tanto que deixou de atender aos entusiastas que buscavam um duas-portas mais rápido em curvas do que em retas.

E é aí que entra o Série 1 M Coupe. Baseado na versão três volumes do menor BMW em produção, o esportivo resgata a receita do primeiro M3: um motor potente 3,0L e 340 cv dentro de uma embalagem compacta 4,38 m de comprimento. Por R$ 268.600, é um dos melhores custo-benefício do segmento.

Curvas, curvas!
Claro, há carros mais potentes por um preço menor. E em breve chegará ao mercado o Audi RS3, com cavalaria e proposta parecidas. Mas só o Série 1 M une a combinação motor dianteiro + tração traseira. E para impulsionar o monstrinho, nada de câmbio automatizado ou automático. O 1 M Coupe é da velha escola, com transmissão manual de seis marchas.

Com distribuição de peso próxima do ideal 50 % em cada eixo, o esportivo esbanja desenvoltura em trechos sinuosos, o que pode ser alegremente comprovado no travado circuito da Fazenda Capuava, onde o esportivo foi apresentado. Ao lado de outros modelos da divisão M, o 1 M Coupe contorna curvas de qualquer velocidade com uma facilidade de fazer inveja ao M3.

A direção de respostas diretas acompanha o fôlego do trem de força. Com dois turbos sequenciais, o motor do 1 M gera até 51 kgfm de torque a partir de míseros 1.500 rpm, sendo capaz de acelerar o cupê de 0 a 100 km/h em 4,9 s. Honrando a tradição alemã, o modelo tem velocidade máxima limitada a 250 km/h.

Mas nem precisa ir tão longe. No circuito sinuoso, o 1 M não ultrapassou os 200 km/h, mas se manteve próximo dos 100 km/h a maior parte do tempo. A suspensão firme faz com que a carroceria role o mínimo possível, e os freios mostram sua eficiência ao dispensar o auxílio do ABS mesmo nas frenagens mais fortes.

O 1 M Coupe é mais viceral. Nada de mimos eletrônicos como velocidade projetada no para-brisas e conta-giros adaptativo. O interior preto forrado com couro Alcântara, que não escorrega, é voltado para oferecer ao piloto apenas o essencial. “Não é o carro que deve dizer para onde você deve ir, e sim, o contrário”, afirmou Christine Fleischer, responsável pela área de vendas da BMW M nas Américas. A executiva resumiu a proposta da BMW com o compacto: “Queremos oferecer um carro de corrida que possa ser usado no dia-a-dia”.

Sempre gostei de laranja
E, após três voltas bem rápidas no circuito construído pelo falecido empresário Alcides Diniz, não dá para negar: eles conseguiram. O menor dos “M” pode não ser o mais rápido nem o mais moderno da linha, mas é, de longe, o mais legal de se guiar. A intenção da BMW de oferecer o mais puro prazer de dirigir é tão grande que o modelo só é oferecido no País em três cores: prata, preto e laranja. O interior conta com as mesmas opções de forração de alguns nacionais: couro preto, e só.

E quem precisa de mais? Com o tradicional seis-cilindros em linha roncando grave pelo escapamento quádruplo do 1 M Coupe, o motorista esquece tudo ao seu redor. Dentro do esportivo, o que interessa é apenas onde o piloto quer ir e quão rápido ele quer fazer isso. Pode parecer um paradoxo, mas se você prefere mais curvas do que retas, olhe com carinho para o magrelo do 1 M, ao invés do gordinho do M3.

Twitter
_________________

Gosta de cupês esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Audi TT

BMW 323 Ci

Mercedes-Benz C 230 K Sportcoupé

Porsche Cayman

Volvo C70

Mazda MX-5 Miata

Peugeot 206 CC

Peugeot 307 CC

Mercedes-Benz SLK 350

BMW 330 Ci

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors