Busca no INPI revela nomes de futuros carros nacionais

Há até o registro de nomes de carros ainda não lançados no exterior, como o Audi R8 Roadster
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Busca no INPI revela nomes de futuros carros nacionais
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Essa reportagem, como acontece com uma certa freqüência, nasceu por acaso. Com a chegada iminente da Chery ao Brasil, ficamos sabendo que, em setembro, a empresa começa a montar no Uruguai o novo A1. A questão é que a Audi também venderá no Brasil, em breve, um modelo que também se chama A1. E aí, quem teria o privilégio de usar este nome no mercado? Se você não lê o WebMotors com freqüência, talvez tivesse de recorrer a nosso amigo INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Mas, como todo bom amigo, o INPI revelaria até mais do que pretendíamos saber de início.

A Audi tem o registro do nome A1 desde 05-12-07. Recentemente, saiu a notícia de que sua produção começa em outubro na Bélgica. Sua versão esportiva, a S1, está registrada desde 08-10-08. Nenhum deles foi apresentado oficialmente até agora, caso também do R8 Roadster, que acabamos chamando de Spider em nossas reportagens de segredo, e do A7. Pelo INPI também se pode o nome do futuro modelo off-road baseado no A1, o Q1, e quattron, certamente algum novo equipamento ligado ao mitológico sistema de tração nas quatro rodas da marca, o quattro.

Já apresentado, mas ainda não trazido ao Brasil é o Audi TT RS, que estreou no Salão de Genebra deste ano. O registro do carro, no INPI, foi feito depois de sua apresentação, o que, por si só, não é garantia de importação, ainda mais por conta do dia em que o nome foi registrado por aqui: 1º de abril...

A Chery, como se vê, não tem o registro do nome A1 no Brasil. O veículo, por aqui, se chamará Face, como já dissemos em reportagem de abril deste ano. Mesmo assim, espiamos os registros industriais para ver o que vem por aí e nos deparamos com toda a linha Chery já registrada, inclusive marcas que talvez não apareçam por aqui, como a Riich, Karry e a Rely. Riich e Karry também podem ser nomes de utilitários da própria Chery, para competir em segmentos de nicho. Há também modelos mais luxuosos do que os que serão trazidos de início, como o Eastar e o Cowin.

A quantidade de informações que conseguimos nos levou a procurar por outros fabricantes, especialmente os que já estão no Brasil. E encontramos uma série de nomes que, no futuro, podem se tornar bastante familiares aos ouvidos dos consumidores.

Chevrolet, Volks, Fiat...

Depois que a GM revelou que o nome de seu novo hatch seria Agile, pensamos em dar uma olhadinha nos nomes que a empresa registrou para eventualmente batizar as derivações deste carro. Esperamos por uma picape, um utilitário esportivo pequeno, uma minivan e um sedã. O mais aguardado, sem dúvida, é o utilitário, que deve concorrer com o Ford EcoSport, carro que hoje reina sozinho no segmento que criou.

No mesmo dia em que o nome Agile foi registrado 06-03-08, foram registrados também Nebraska, Canyon, Ventana e Sport. Canyon ou Nebraska têm todo o jeito de servir à futura picape do Agile ou mesmo ao utilitário. Outros nomes, registrados meses depois, são Valent e Geo. Anteriores ao Agile há também Effect e Pronto. Spot poderia servir ao Spark ou ao sedã que o carrinho deve ganhar aqui na América do Sul. Enfim, só o tempo e fontes e leitores bem informados nos dirão com certeza.

Para a Volkswagen, não chegamos a encontrar, por exemplo, o nome da nova picape do Gol. O sindicato dos metalúrgicos teria dito que ela se chamará Arena, mas não conseguimos localizar o registro deste nome. É possível, portanto, que ela mantenha o nome Saveiro.

Entre os lançamentos esperados para a marca, a picape, que já foi batizada como Amarok para o bem e para o mal, deve dar origem também a um utilitário esportivo. O nome Beduin já está registrado no Brasil. Quem sabe não é esse?

Da Fiat, o que deve vir é o novo Bravo, cujo nome foi registrado em 19-03-08. A Fiat também registrou o nome “Emotion” como versão para diversos de seus veículos, como Linea e Idea. É possível que se trate ou da versão mais barata destes carros ou de uma de baixo custo equipada com câmbio manual automatizado. Esse é o nome que a VW deve adotar no Polo com câmbio semelhante, desenvolvido pela Magneti Marelli. Pode ser que isso dê alguma confusão jurídica aí pela frente.

Para a Peugeot, são esperados alguns novos produtos, como o 308, cujo nome foi registrado em 05-02-07 ele realmente está demorando a chegar, e a nova picape baseada no 207 brasileiro, o 206+ da Europa. Nós a chamamos de Pick-Up, mas é bem provável que a marca francesa opte por dar a ela um nome especial. Na lista estão Rumba, Caburai, Alebrije, Boracéia, Iguazu, Suipacha, Kechamal, Pacifio, Astanga, Tajin, Habana e Chimichu. Pode ser que estes sejam todos nomes de versões, como aconteceu com Fly, do Ford Ka, mas não custa citá-los para ver se algum deles se encaixa em um novo produto.

Continuando entre as francesas, a Renault também tem surpresas para o Brasil. Além do H79, o utilitário criado sobre a plataforma do Logan, teremos também a picape com a aparência do Sandero. Para o utilitário, o nome mais cotado é Duster, o mesmo que recebeu o conceito apresentado em Genebra, mas ele também pode ser Steppe, Saleya, Aria, Nepta, Altica, Latitude, Yaghan ou Kipgo. Um destes nomes também pode servir à nova picape. Qual servirá a qual? Vamos apurar. Por enquanto, só queríamos mostrar a vocês as possibilidades.

Se você, leitor, souber de algo mais ou conseguir flagrar alguma unidade de qualquer segredo rodando no Brasil, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante. A comunidade de leitores agradece!

_________________

Twitter
_________________

Gosta de utilitários esportivos pequenos?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

Ford EcoSport

Chevrolet Tracker

Mitsubishi TR4

Kia Sportage

Suzuki Grand Vitara

Hyundai TucsonLeia também:

OFICIAL - Bentley chega ao Brasil no último trimestre de 2009

<
Nissan Sentra SE-R, estrela do Quatro Rodas Experience, pode vir ao país

SEGREDO - Revista Motor Trend confirma Chevrolet Viva nos EUA

SEGREDO - Honda City surge quase sem disfarces em São Paulo

SEGREDO - Chevrolet Aveo será o novo GM nacional, o Viva

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors