DBX, o primeiro SUV da Aston Martin

Marca britânica de esportivos de luxo se rende aos novos tempos e lança utilitário com suspensão pneumática e motor V8

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Fernando Miragaya
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Os puristas lamentam, mas é irreversível. Na nova ordem automotiva, mais uma marca de esportivos segue o caminho dos utilitários. A Aston Martin acaba de mostrar, na China, o DBX, que marca a estreia do fabricante no segmento de SUVs.

Pelo menos, a vocação esportiva, sofisticada e tecnológica está presente no primeiro SUV da Aston Martin. O modelo usa motor V8, tem carroceria de alumínio e trabalha com suspensão pneumática.

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Visto de traseira, o DBX tem uma espécie de asa na tampa do porta-malas em trapézio que abriga o filete de LEDs
Primeiro SUV da Aston Martin, modelo tem traseira esculpida e filete de LEDs como lanternas
Crédito: Divulgação
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O DBX inaugura uma nova plataforma da marca destinada justamente a utilitários. Ou seja: preparem-se, pois devem aparecer novos SUVs da Aston no futuro.

Alumínio em escala

A casca de alumínio contribui para o baixo peso. São 2.245 kg em um SUV com dimensões robustas. O DBX mede 5,03 m no comprimento, 1,99 m na largura e 1,68 m na altura. O entre-eixos é de impressionantes 3,06 m - só uma régua de 50 cm a menos que um Chery QQ.

Aston Martin DBX de perfil tem capô comprido, ausência de coluna central e vinco lateral
Com carroceria de alumínio, SUV de 5 metros e 3 metros de entre-eixos pesa 2.245 kg
Crédito: Divulgação
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O motor é uma variante do V8 usado no DB11 e no Vantage. O 4.0 turbo entrega 550 cv de potência, enquanto o torque é de generosos 71,3 kgf.m. A transmissão de nove marchas distribui essa força para as quatro rodas.

Grandão e ágil

Desta forma, o primeiro SUV da Aston Martin cumpre o 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Já a máxima prometida fica em 291 km/h. Tudo com um ronco inconfundível propiciado por um sistema de escape ativo.

A tração 4x4 tem bloqueios do diferencial central e traseiro. A vocação off-road anda de mãos dadas com a pegada esportiva, graças ao sistema de suspensão a ar.

DBX em movimento na estrada mostra as luzes diurnas de LEDs que trazem dutos para aprimorar a aerodinâmica
Luzes diurnas de LEDs do DBX escondem dutos que melhoram o fluxo de ar e resfriam os freios
Crédito: Divulgação
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Com amortecedores eletrônicos e molas pneumáticas, o DBX tem ajuste automático e personalizado da suspensão. Desta forma, pode ser elevada em até 4,5 cm, ou rebaixada em outros 5 cm.

Rebocando um DB6

Desde que começou a ser desenvolvido, em 2015, os engenheiros da Aston Martin dizem ter focado na aerodinâmica do DBX. Além dos testes virtuais, no mundo real os protótipos do SUV eram avaliados rebocando uma plataforma com um DB6 em cima.

Há detalhes que reduzem ainda mais o arrasto do primeiro SUV da Aston Martin. As luzes diurnas de LEDs escondem dutos que distribuem o ar pelas caixas de rodas e resfriam os freios. O aerofólio traseiro na ponta do teto e a asa na tampa do porta-malas auxiliam na aerodinâmica.

Foto da traseira do DBX destaca o aerofólio na ponta do teto e a asa aerodinâmica na tampa do porta-malas
O aerofólio e a asa na parte de trás do primeiro SUV da Aston Martin têm função aerodinâmica
Crédito: Divulgação
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Além disso, chamam a atenção outros aspectos do estilo do DBX. A grade dianteira é exclusiva na marca britânica, e a linha dos ombros com um vinco contínuo empresta robustez. Não há coluna central e os vidros são desprovidos de moldura.

Requinte a bordo

Na cabine, todo o luxo e requinte típicos da Aston. O revestimento traz tonalidade clara e couro Alcântara - mesmo material da cortina do teto panorâmico -, e mescla detalhes de madeira, vidro, alumínio e aço escovado. Há também materiais de tecido com 80% de lã.

Imagem da cabine do DBX mostra o revestimento de couro Alcantara claro, detlahes de madeira no console central e a tela multimídia de 10" ao centro do painel
Interior mistura detalhes em madeira, alumínio, vidro, aço escovado, além do couro Alcântara
Crédito: Divulgação
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O quadro de instrumentos é configurável em uma tela TFT de 12,3”. Ao centro do painel, o sistema multimídia com 10,2” traz conectividade com Apple CarPlay e câmera 360 ​​graus.

O pacote de luzes internas permite 64 combinações de cores. Já o porta-malas recebe 632 litros de capacidade.

Acessório para cachorro

O primeiro SUV da Aston Martin será produzido no País de Gales e chegará no segundo trimestre de 2020. Terá preço de 158 mil libras no Reino Unido, o equivalente a R$ 860 mil em conversão direta.

Os primeiros 500 proprietários do DBX ganharão o “Pacote 1913”, uma espécie de edição limitada. O kit entrega moldura exclusiva no para-choque e placas com o número de produção, entre outros.

Pacote de acessório inclui o kit Pet, que traz uma lavadora compacta para limpar as patas dos cães
Crédito: Divulgação
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O DBX oferece também acessórios bastante exclusivos. O kit Pet, por exemplo, consiste em uma lavadora portátil para limpar as patas dos cães para que não sujem o interior do SUV. Para quem vai esquiar, o pacote Snow fornecerá aquecedores de botas.

Veja o vídeo do Aston Martin Vulcan no Salão de Genebra

 

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