Ford mostra na Europa o novo Mondeo

Inspirado no carro-conceito Iosis, sedã será lançado no salão de Genebra
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Ford mostra na Europa o novo Mondeo
Luís Figueiredo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- As primeiras linhas do novo Ford Mondeo foram conhecidas em setembro de 2005, quando a fábrica mostrou ao mundo o carro-conceito Iosis leia aqui. Exibido no salão de Frankfurt, o Iosis trazia, nas palavras de Martin Smith, diretor executivo de design da Ford européia, “todo o futuro estilístico” da marca.

O objetivo era tornar os novos projetos mais arrojados. Marcou a substituição da linha de desenho “New Edge” pela “Kinetic”, esta agora conhecida dos brasileiros pelos traços do Fiesta 2008 leia aqui.

Como todo conceito, o Iosis trazia uma infinidade de aparatos tecnológicos e ousadias que ficaram de fora do Mondeo. A versão “verdadeira” será apresentada oficialmente no salão de Genebra, de 8 a 18 de março. As portas, por exemplo, abrem-se normalmente – e não para cima, como no conceito.

As novas linhas mais imponentes estão presentes. O Mondeo utiliza recurso de desenho que o deixa parecido com um cupê, como a coluna traseira “C” bastante inclinada. As lanternas traseiras têm desenho inovador e, pelo que as fotos deixam perceber, utilizam LEDs diodos emissores de luz, mais eficientes do que as lâmpadas convencionais. Seu interior foi totalmente redesenhado de acordo com a nova linha “cinética” energia em movimento, e agora tem forração em preto. O painel de instrumentos comporta uma tela de cristal líquido e a partida é dada por meio de um botão.

Entre os recursos eletrônicos disponíveis estão controle de estabilidade, assistência para saída em aclives, controle de cruzeiro adaptativo com sistema de segurança para veículo à frente e monitoramento de pressão dos pneus, além do sistema de interação com a tela no painel.

Interessante foi o recurso aplicado no tanque de combustível para diferenciar os veículos abastecidos com gasolina ou diesel. A abertura é diferente e foi desenhada especialmente para cada bocal, evitando assim erros no abastecimento.

Há três versões disponíveis – o sedã “clássico”, um hatch cinco-portas e a perua. Para cada uma delas há quatro opções de acabamento, Edge, Zetec, Ghia e Titanium X.

A Ford afirma ter trabalhado na redução de ruído na cabine, tendo diminuído em 3db comparado ao modelo atual. Aprimorou a suspensão, que permanece independente nas quatro rodas, tipo McPherson na dianteira e multibraço na traseira, ambas montadas em subchassi.

Há sete opções de motores na Europa, quatro a gasolina e três a diesel, variando a cilindrada de 1,6 litro gasolina, 110 cv ou 125 cv, passando por 1,8 litro e 2 litros ambos diesel, 100 ou 125 cv e 140 cv, na ordem, 2,3 litros Duratec 161 cv e chegando ao topo-de-gama 2,5-litros de 5 cilindros e 220 cv. São todos combinados a caixas de câmbio de 5 ou 6 marchas, manuais ou automáticas – com opção seqüencial.

Gosta do Ford Mondeo?

Confira algumas ofertas desse sedã e de seus concorrentes, todas do WebMotors:

Ford Mondeo

Ford Fusion

Chevrolet Vectra

Fiat Marea

VW Passat

Veja outras estréias de Genebra:

Peugeot SW Outdoor

Dodge Demon

KTM X-Bow, pronto para sair do forno

Volvo V70 foca em segurança e esportividade

Novo Peugeot 207 CC

Rinspeed eXasis
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors