O Honda HR-V acaba de ser atualizado nos Estados Unidos. Mas, atenção: o HR-V vendido por lá é diferente do nosso - na verdade, é o mesmo modelo que conhecemos no Brasil como ZR-V.
Produzido no México e posicionado entre o HR-V nacional e o CR-V híbrido, o SUV chega à linha 2026 com mudanças no visual e novos recursos tecnológicos de série.
As novidades externas incluem rodas com novos desenhos para todas as versões — com até 18 polegadas no topo da gama —, além de opções inéditas de cores, como o azul perolizado Boost Blue Pearl e o tom metálico Solar Reflection.
A versão Sport, que não é oferecida no mercado brasileiro, ganhou ainda uma grade frontal com acabamento exclusivo.
Por dentro, o destaque fica para a nova central multimídia sensível ao toque, que tem nove polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay — antes, apenas o sistema da Apple dispensava o cabo. O carregador de celular por indução passa a ser item de série, assim como portas USB-C distribuídas pela cabine.
A versão topo de linha EXL também recebe iluminação ambiente nos pedais e nos botões do ar-condicionado, além de detalhes prateados no volante.
O conjunto mecânico, porém, permanece o mesmo de antes: motor 2.0 aspirado de 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, com câmbio continuamente variável (CVT) e opção de tração integral sob demanda.
Na terra do Tio Sam, o SUV médio é vendido em seis versões, com valores que variam entre R$ 147.768 e R$ 177.942, em conversão direta, considerando a atual cotação do dólar.
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As melhorias reforçam a vocação do HR-V — ou ZR-V, no caso do Brasil — como porta de entrada para novos consumidores da marca.
Nos EUA, o modelo é o SUV mais vendido entre compradores da Geração Z, hispânicos e clientes de primeiro carro, de acordo com a própria Honda.
Apesar de ainda ter sido não confirmada oficialmente, a atualização pode desembarcar por aqui até o fim de 2025. Atualmente, o ZR-V é vendido no Brasil apenas na versão Touring, que tem bom pacote de equipamentos e custa R$ 214.500 - mas que enfrenta dificuldades para se destacar frente a rivais como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.
Lançado por aqui em outubro de 2023, o ZR-V ainda não conseguiu decolar. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2025 foram emplacadas apenas 780 unidades do modelo até agora, o que representa apenas 0,26% de participação no segmento de SUVs. No ranking nacional, o ZR-V aparece apenas como o 32º SUV mais vendido do país.
A diferença para os principais rivais é significativa: o Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass já somam mais de 19 mil e 17 mil unidades vendidas, respectivamente, só esse ano.