Impedido de usar diesel, VW Polo BlueMotion brasileiro vai de álcool

Veículo adota princípios de economia do modelo europeu, com aerodinâmica aperfeiçoada e pneus de baixa resistência ao atrito, mas motor é flex
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Gustavo Ruffo
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- Na Europa, os fãs do VW Polo podem comprar a versão BlueMotion, equipada com motor 1,4-litro turbodiesel e capaz de percorrer 25,6 km na estrada e 18,2 km na cidade com um litro de diesel. No Brasil, a proibição de veículos de passeio com este combustível nos impede de aproveitar um consumo tão baixo, mas não de comprar a versão BlueMotion. Pelo menos não a partir de agora.

A diferença, como se pode imaginar, é grande, uma vez que a versão nacional do BlueMotion usa o motor VHT 1.6 Total Flex, flexível em combustível. Mesmo assim, o consumo informado pela Volkswagen para o carro é expressivo, considerando se tratar de um motor 1,6-litro.

Na cidade, com gasolina, o Polo BlueMotion seria capaz de rodar 13,7 km/l. Na estrada, 21,1 km/l. Com álcool, a média cai respectivamente para 9,1 km/l e 14,1 km/l. Tudo, vale sempre lembrar, segundo a norma NBR 7024, que serve mais de parâmetro de comparação do que como referência de uso real do carro.

O caso é que o consumo da nova versão é, sim, atrativo, ainda mais considerando que, com álcool, o Polo BlueMotion acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 s e chega aos 190 km/h. Com gasolina, os números são respectivamente de 11,5 s e de 188 km/h.

O segredo

Para que pudesse se tornar mais econômico que um Polo comum, o BlueMotion adota uma série de mudanças, como rodas de liga-leve de aro 14” “Jerez”, mais leves que as comuns, pneus 165/70 R14 de baixa resistência à rodagem, suspensão rebaixada, com nova grade dianteira, para um menor coeficiente de arrasto aerodinâmico. O esforço em tornar o Polo menos resistente ao ar chega às palhetas, agora da marca Aerowisher.

Vendido por R$ 46,27 mil, o Polo BlueMotion vem exclusivamente na cor Prata Sagras. Por este valor, o carro traz ar-condicionado Climatronic e toca-CD com MP3, Bluetooth, entrada para SD card e dispositivos USB, quatro alto-falantes e quatro tweeters. Bom seria se viesse também com os opcionais como itens de série, como retrovisores e vidros elétricos, travamento das portas por controle remoto, alarme, airbags frontais e ABS. O sistema interativo Volkswagen I-System até poderia continuar opcional.

Ao contrário do que a Volkswagen diz, o Polo BlueMotion não é o primeiro carro do Brasil voltado a um consumo mais baixo. A primazia coube ao Fiat Mille Economy, que não trouxe os mesmos cuidados aerodinâmicos, mas também usa pneus de baixa resistência à rodagem e vem equipado com um econômetro, aparelho que mostra ao motorista o gasto instantâneo de combustível. E ajuda a economizar.

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