Lexus desafia alemães com o novo IS-F

Cansados de bater os americanos, japoneses miram nos alemães
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Lexus desafia alemães com o novo IS-F
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Os japoneses andam cada vez mais atrevidos. Depois de bater os americanos em sua própria casa, vendendo mais carros ali do que as fabricantes nativas, eles agora miram nos alemães, que são os campeões de vendas, também nos EUA, entre os luxuosos e os esportivos. Pois a Lexus, divisão de luxo da Toyota, ataca os dois segmentos de uma vez só com o IS-F, um sedã que promete enfrentar de igual para igual mitos como BMW M3, C55 AMG e Audi RS4.

Como qualidade de construção é algo que a Lexus não tem que provar para mais ninguém que consegue ter, além de um alto nível de luxo a preços muito competitivos, o que restava à marca era mostrar que podia também ter uma versão esportiva de seus automóveis, já fortes o suficiente em seus modelos de produção normal.

Pois, com o IS-F, o primeiro da linhagem “F” de Flagship, em inglês, algo como “topo de linha”, a marca entra no segmento de carros preparados pela fábrica com apetite. De cara, seu primeiro modelo F chega com um grande motor V8 5–litros capaz de gerar mais de 400 cv. A dimensão da ousadia pode ser percebida no fato de a BMW não oferecer um motor V8 para seu M3. Isso só acontecerá na próxima geração do modelo, que deve ser lançada ainda este ano.

Além da grande cavalaria do motor, ele também dispõe de mais de 48 kgm de torque. As medidas exatas ainda não foram divulgadas porque o carro deve ser lançado apenas em 2008, o que dá tempo de melhorar ainda muita coisa. De mais preciso só se sabe o tempo que ele leva para chegar aos 100 km/h, partindo do 0: 4,9 s. E isso pode ser ainda mais baixo. A máxima deve ser limitada aos regulamentares 250 km/h.

Para não ficar atrás em relação aos concorrentes alemães, que desenvolvem as versões mais quentes de seus sedãs no circuito de Nürburgring, a Lexus aperfeiçoou as características do IS-F no circuito Fuji, no Japão. Foi lá que a Lexus testou a resistência de seu novíssimo câmbio automático de oito velocidades, o primeiro de produção em série no mundo vale dizer que o IS-F tem tração traseira. BMW e Mercedes-Benz oferecem versões de sete marchas.

No modo manual, que conta com borboletas atrás do volante para facilitar as trocas sem a necessidade de tirar as mãos dali, o câmbio conta até com um aviso sonoro para que as mudanças de marcha sejam feitas sempre na rotação mais correta.

Apesar de ter o câmbio automático mais sofisticado do mundo, o IS-F deve ficar atrás do M3, que oferece transmissão manual automatizada leia mais sobre esse tipo de câmbio aqui, o sistema SMG, e deve ficar atrás da próxima geração do RS4, que pode utilizar o sistema DSG, um manual automatizado de dupla embreagem, se essa caixa agüentar a força do próximo motor a equipar o carro.

Parar um bicho tão forte requer freios adequados, e os do IS-F são até de sobra. Desenvolvidos pela Brembo, marca italiana reconhecida como uma das melhores do mundo, os freios usam discos de mais de 14”, estriados, presos por pinças de seis pistões, na dianteira e de 13”, mordidos por pinças de dois pistões, na traseira.

Como a frenagem depende de bons “calçados”, o IS-F vem com rodas de 19”, com pneus 225/40R19 na frente e 255/35R19 atrás. Não bastasse ter belos rodões, o carro também é cerca de três centímetros mais baixo que um IS comum.

Centro de gravidade mais baixo e rodas à altura do desempenho seriam suficientes para garantir estabilidade ao carro, mas a Lexus foi além, dotando o IS-F do sistema VDIM Vehycle Dynamics Integrated Management. Esse dispositivo integra o ABS e o controle de tração. Há dois modos de funcionamento: normal e esportivo, que permite que o carro seja levado além de limites comuns. A terceira opção é desligar o sistema. A marca não informa se ele se liga sozinho em caso de perigo.

Gosta de esportivos alemães e japoneses?

Então veja aqui anúncios destes veículos, todos presentes no WebMotors:

Audi RS4

BMW M3

Mercedes-Benz C 55 AMG

Mitsubishi Lancer Evolution

Subaru Impreza WRX

Toyota Celica

Nissan 350Z

Nissan 300 ZX

Mazda RX-8

Leia a matéria sobre o salão de Detroit

Salão de Detroit 2007

Outras novidades de Detroit

Ford apresenta novo Focus em Detroit

Chevrolet Volt

Ford apresenta sua versão do 300C, o Interceptor

BMW Série 3 Cabriolet

Chevrolet Camaro Convertible

Mercedes-Benz Ocean Drive

O Phantom Drophead da Rolls-Royce

Toyota FT-HS ConceptJaguar C-XF

Mitsubishi Prototype X

Volvo XC60

Leia também:

SEGREDO! - Novo Fiesta

Ford anuncia compra da fabricante cearense Troller

KTM X-Bow

Opel Corsa OPC, o SuperCorsa!

Thunderbirds FAB 1
________________________________
Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors