Mestres italianos fazem a festa em Genebra

Zagato, Bertone e Giugiaro levam ao salão suíço idéias inovadoras
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Mestres italianos fazem a festa em Genebra
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– Não é apenas de lançamentos que se faz um salão de automóveis respeitável. O de Genebra, por exemplo, se esmera em reunir também idéias inovadoras, personificadas em carros-conceito. Boa parte delas é de responsabilidade dos vizinhos italianos, mestres quando o assunto é estética e desenho. Zagato, Bertone e Giugiaro, por exemplo, estarão lá.

O primeiro estúdio irá a Genebra com uma proposta moderna, mas baseada no passado. A Diatto, marca que em 1905 começou a produzir automóveis, teve um veículo fabricado em sua homenagem por Zagato, o Ottovù. A escolha do estúdio se deve a sua participação na história da marca, como a que ocorreu em 1925, na pessoa de Ugo Zagato, que ajudou a Diatto a criar o chassi do 25 4DS

O Ottovù parece ser baseado em algum modelo de produção em série, possivelmente um Ferrari, mas a marca não divulgou ainda informações técnicas sobre o carro. Quem quiser conhecer mais sobre a marca, que deixou de fabricar carros em 1945, pode acessar seu site internacional, diatto.com. E esperar, já que, com essa iniciativa, é capaz de a marca, assim como a Bugatti, voltar à ativa.

Bertone, por sua vez, escolheu um Fiat Panda para criar o carro com o qual ela comemorará seu 95º aniversário em Genebra. O Bertone Roadster Concept a quarta foto, na coluna esquerda, de cima para baixo tem, como o carro em que se baseia, cerca de 100 cv. Diferentemente do Panda, porém, não tem capota nem bancos de trás, mas apenas os da frente.

Segundo a empresa, o carro remete ao Fiat 500 que Nuccio Bertone modificou para seu uso pessoal em 1947, quando transformou o mítico carrinho em um “barchetta”, que é como os italianos preferem chamar os roadsters.

A escolha da Fiat para a fabricação do Roadster Concept, segundo a Bertone, é natural e emocional. Natural porque, ainda segundo Bertone, a Fiat é a marca italiana de carros por excelência; emocional porque, nos últimos 80 anos, a colaboração entre as duas empresas tem sido estreita. Entre os sucessos criados pelas duas está o X1/9, que, no Brasil, inspirou Tony Bianco a criar o Dardo, famoso carro especial nacional com motor central e mecânica Fiat.

Já Giorgetto Giugiaro e sua Italdesign levarão não um, mas três automóveis ao evento. O primeiro deles nem é uma grande novidade, mas enche os olhos. Trata-se da recriação do Ford Mustang com um toque italiano, já apresentada no Salão de Los Angeles leia mais sobre ela aqui. Quatro centímetros mais baixo que o carro de produção em série, o Mustang by Giugiaro também é 11 cm mais longo, sem alterações no entreeixos, e é impulsionado por um senhor motor V8, de 4,6 litros e dois compressores mecânicos, gerando mais de 500 cv.

Outra das obras do italiano foi feita para uma empresa japonesa, a Daihatsu, controlada pela Toyota. Como não poderia deixar de ser, em se tratando desta marca, trata-se de um carro compacto, como seu próprio nome diz. O D-Compact X-Over é um caso típico de conceito de produção, ou seja, deve ganhar as ruas japonesas e mundiais em breve.

O último é o Vadhò, carro-conceito puro, que copia o estilo de veículos antigos de competição. Por dentro, no entanto, nada de volante: apenas um manche de avião, que acusa a utilização do sistema drive-by-wire, apontada como o futuro da mobilidade também sobre rodas.

Além do sistema de direção de alta tecnologia, o carro é movido a hidrogênio e seu motor é central. Não há informações sobre se o motor é elétrico ou a combustão. O chassi, diferentemente de outros carros-conceito, é da lavra da própria Italdesign.
________________________________

Oferecimento: Volkswagen

Volkswagen
________________________________

Veja outras estréias de Genebra:

Audi A5 e S5

Maserati GranTurismo

Novo Ford Mondeo

Peugeot SW Outdoor

Dodge Demon

KTM X-Bow, pronto para sair do forno

Volvo V70 foca em segurança e esportividade

Novo Peugeot 207 CC

Rinspeed eXasis

________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors