Nissan anuncia produção de carro elétrico

A idéia da marca japonesa é fabricar 65 mil unidades ao ano do Cube com baterias de íon de lítio. O utilitário já existe na versão híbrida
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Nissan anuncia produção de carro elétrico
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Nissan anunciou planos para fabricação de veículos 100% elétricos nos Estados Unidos e Japão em 2010. O carro “limpo” será feito na base do Nissan Cube, lançado no ano passado como carro-conceito com sistema híbrido.

O projeto de um automóvel 100% elétrico se tornou viável depois da formação da joint-venture entre a fabricante de automóveis japonesa e a NEC. Os automóveis limpos vão funcionar com baterias de lítio de íon. Elas são muito utilizadas em equipamentos eletrônicos portáteis.

A principal vantagem deste recurso é o armazenamento do dobro de energia, em comparação a bateria de hidreto metálico de níquel, e três vezesa mais que uma bateria de níquel cádmio.

Mas o principal trunfo dos íons de lítios é a ausência do efeito memória, ou seja, não é preciso recarregar a bateria totalmente nem zerar a sua carga antes de plugá–la na tomada.

De acordo com a Nissan, a idéia é comercializar o Cube com motor elétrico a partir de 2012 em todos os continentes. A previsão de produção é de 65.000 unidades ao ano.

O Nissan Cube é um modelo que lembra um multiuso desenvolvido na plataforma B da marca japonesa. Com transmissão automática, o carro tem 2,36 m de entreeeixos, 3,73m de comprimento, 1,61 mm de largura e 1,62m de altura. O protótipo apresentado, em 2008, nos Estados Unidos utiliza um motor 1,3 litro em conjunto com um motor elétrico.

Gosta de multivans?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Citroën Berlingo

Renault Kangoo

Fiat Doblò

Leia também:

Novo Kangoo só não vem se Renault não quiser

Renault Kangoo Sportway

Fiat Fiorino dá pistas sobre futuro do Doblò

Caem as vendas dos multiusos

SEGREDO! – Renault Kangoo se renova em 2008

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors