Novo Fiat Uno Sporting é nervoso, mas não no motor

Compacto recebeu alterações na transmissão e suspensão para justificar preço superior
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Rodrigo Ribeiro
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– São Paulo - A chegada do novo Fiat Uno Sporting no mercado muda uma rotina comum nas fabricantes instaladas no País: a de versões esportivas que, de esportivas mesmo, só tinham o visual. Não que o compacto seja um legítimo herdeiro do clássico Uno Turbo. O motor 1,4l de 88 cv com etanol que equipa a versão é a mesma encontrada nos outros modelos. Mas, de acordo com a própria Fiat, não é só com motor que se faz um esportivo.

Durante a apresentação do modelo à imprensa, a fabricante afirmou que “o conceito de carro esporte não está só na aceleração”. A frase soa como justificativa para a aceleração de 0 a 100 km/h 0,4 s menor do que a versão Attractive 1,4, no qual o Sporting se baseia – a diferença acontece por causa dos pneus 10 mm mais largos. Contudo, durante a rápida avaliação que o WebMotors realizou com o compacto, foi possível perceber que, se não é um foguete de bolso, o Sporting é, de fato, mais esportivo do que os outros Unos.

Menos Fiat
As principais modificações do modelo se concentram na suspensão, cuja altura foi reduzida em 20 mm. Molas, amortecedores, barra estabilizadora e eixo de torção foram modificados para tornar o Uno Sporting mais firme. Na prática, a nova versão deixou de lado a moleza característica dos carros da Fiat e se aproximou mais do comportamento dinâmico dos Chevrolet. Ou seja, aquele acesso de ponte que o novo Uno teimava em fazer com a carroceria totalmente inclinada não é mais tão desconfortável no Sporting.

A firmeza extra, porém, cobra seu preço. O motor recebeu um novo coxim hidráulico para compensar o endurecimento da suspensão, enquanto os passageiros perdem parte do conforto em ruas esburacadas e onduladas. É o preço da esportividade. Aliás, falando em preço, o Uno Sporting é o novo topo de linha do modelo, partindo de R$ 32.170 para a versão duas portas e R$ 33.970 para a de quatro portas. Além dos itens de série já encontrados no Uno Attractive como direção hidráulica e vidros e travas elétricas, o Sporting adiciona acessórios estéticos, incluindo ponteira de escapamento dupla e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Novos ares
Em resumo, o Uno Sporting contenta quem quer um carro esportivo que exiba seus dotes para a velocidade não só no visual. Se o fôlego do motor 1,4l continua deixando a desejar, as alterações da suspensão tornaram o Uno um carro menos enjoativo literalmente de se dirigir, por um preço pouco acima das outras versões.

O comportamento dinâmico melhorado soma-se ao visual diferente e a exclusiva cor Laranja Nemo, que, segundo a Fiat, já representa 10% do mix de cores do Uno Sporting. Em um país povoado por carros pratas e pretos, essa notícia é um alento, assim como a volta dos esportivos com modificações mecânicas. Os mais exigentes ainda não ficarão satisfeitos, mas o Uno Sporting é uma luz no fim do túnel para os fãs dos esportivos “de verdade”.

Test-drive feito a convite da Fiat do Brasil

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