Novo Ford Ka terá o 1.0L mais potente do país

Propulsor de 3 cilindros gera até 85 cv e recebeu nota A em consumo pelo Inmetro
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Novo Ford Ka terá o 1.0L mais potente do país
Rodrigo Ferreira
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


A Ford prepara a chegada do novo Ka para o segundo semestre deste ano com uma grande novidade sob o motor. O hatch vai estrear no país um novo motor 1.0 L de três cilindros – mesma solução adotada pelos concorrentes VW up!; Hyundai HB20 e Kia Picanto.

Porém, o Ford promete ter o mais potente e o mais econômico motor de mil cilindradas do mercado. De acordo com o fabricante, o propulsor terá uma potência máxima de 85 cavalos quando abastecido com etanol e 80 cv com gasolina. O VW up!, que foi lançado no início do ano, alcança até 82 cv, quando abastecido com etanol.

O novo motor da Ford se destacará também em relação ao torque produzido. Com etanol, o propulsor terá até 10,8 kgf.m, mesmo torque conseguido pelo VW Gol, atual líder no quesito, que traz motor de quatro cilindros e até 76 cv de potência máxima.

Consumo Nota A

Segundo Klaus Mello, gerente de engenharia de veículos da Ford, além de haver um compromisso com desempenho, a engenharia também mirou em um baixo consumo de combustível. Por isso, além de mirar em um propulsor moderno, outras áreas do modelo também foram atacadas.

Todos os novos Ka sairão de fábrica com direção elétrica, que além de serem mais leves que as hidráulicas ainda proporcionaram uma redução no consumo de 3%. Os pneus também serão de baixa resistência ao rolamento (verdes). A aerodinâmica foi trabalhada para ajudar no baixo consumo. Segundo a Ford, o novo Ka hatch tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,34, um dos menores da categoria.

O esforço da Ford foi compensado pela etiquetagem A no teste de consumo feito pelo Inmetro. O novo Ka conseguiu 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada quando abastecido com etanol e 13,0 km/l no ciclo urbano e 15,1 km/l na rodovia com gasolina no tanque. Com estas marcas, o modelo será o mais econômico popular do país quando equipado com ar-condicionado (a marca não fez medição do modelo sem o equipamento).

Chegada entre agosto e setembro

A Ford ainda faz mistério sobre a data do lançamento do novo Ka, mas o modelo chegará no começo do segundo semestre.  Se não houver nenhum atraso será entre agosto e setembro. A princípio o hatch será apresentado apenas com motor 1.0L três cilindros e o sedã com propulsor 1.5L (emprestado do Fiesta).

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors