Ranger 2010 tem leve reestilização para encarar um novo mercado

Modelo que ocupa o 4º lugar no ranking das picapes terá uma árdua concorrência no próximo ano. Será que ela cresce?
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Rodrigo Samy
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- A Ford começa a vender a linha 2010 da picape Ranger nas versões equipadas com motor a gasolina e diesel. A família ficou mais completa com a introdução de mais dois novos catálogos na cabine dupla: o de entrada XL 4x4 diesel e o topo de linha Limited 4x2 a gasolina. Além dessas duas novas opções, ela oferece as versões 4x4 diesel XLS, XLT e Limited, além das 4x2 a gasolina XL, XLS e XLT.

O preço da versão topo, a Limited a diesel 4x4 ficou em R$96,73 mil. Já a nova versão a Diesel Cabine Dupla 4x4 XL, de entrada, custa R$81,74 mil. A versão XLS sai por R$86,61 mil e a versão XLT, por R$89,29 mil. Para os modelos a gasolina a Cabine Dupla começa em R$55,26 mil, na versão XL. A versão XLS sai por R$60,96 mil; a XLT, por R$67,43 mil; e a Limited, por R$77,48 mil. A cabine simples a gasolina tem o preço a partir de R$ 45,90 mil.

Na dianteira, a picape ganhou novos faróis retangulares com lente de vidro injetado e grade dianteira cromada. Na lateral, o destaque fica com os vincos e os para-lamas ressaltados. Na traseira, a Ranger manteve a mesma caçamba, mudando somente as lanternas. Agora elas seguem o conceito Alteza com molduras prateadas.

Dentro da lista de equipamentos de série da Ranger estão: vidros elétricos, travamento automático das portas, coluna de direção e banco do motorista com ajuste de altura, rádio Bluetooth e alarme. Na lista de opcionais estão: sensor de ré, protetor de caçamba em polipropileno e capota marítima na versão topo de linha.

O painel que é bem parecido com o do EcoSport tem informações da pressão do turbo, altitude, autonomia, velocidade média, consumo médio e tensão da bateria.

A Ford Ranger pode ser equipada com motor 3-litros, turbodiesel, de 163 cv de potência e 380 Nm de torque. Com este motor, a Ranger Cabine Dupla 4x4 acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 s e atinge a máxima de 170 km/h. Seu consumo médio em cidade e estrada é de 11,0 km/l. Outra opção é o a gasolina de 2,3-litros de 150 cv e 217 Nm de torque. O conjunto que marca uma relação peso/potência de 11,2 cv/kg, permite ao modelo Cabine Dupla 4x2 acelerar de 0 a 100 km/h em 13,7 s e marcar a máxima de 150 km/h. Já o consumo médio em cidade e estrada de 10,6 km/l.

Para enfrentar todo o terreno a Ranger 4x4 oferece um ângulo de entrada de 34º e de saída com 29º.

O que cada versão tem:

A 4x2 XL é equipada com: direção hidráulica, rodas de aço de aro 15” e válvula reguladora de carga nos freios traseiros. Pé de boi total, voltada aos frotistas.

A 4x2 XLS são acrescentados: ar-condicionado, vidros elétricos, abertura e fechamento das portas, espelho retrovisor elétrico e travamento automático das portas.

A 4x2 XLT tem para-choques e grade do radiador cromados, rodas de liga leve de aro 16”, farol de neblina, freios ABS nas quatro rodas, som com MP3, banco do motorista com ajuste de altura e alarme antifurto.

A 4x4 XL traz os mesmos itens do modelo 4x2 XL, mais ar-condicionado e ganchos para reboque dianteiro e traseiro.

A 4x4 XLS vem com os mesmos equipamentos da 4x2 XLS, mais freios ABS nas quatro rodas e rodas de aço de aro 16”.

A 4x4 XLT é equipada com igual conteúdo da 4x2 XLT, acrescido de airbag duplo e ganchos dianteiro e traseiro para reboque.

A 4x4 Limited vem com todos os itens dos modelos anteriores, mais: bancos e volante revestidos em couro, banco do motorista com ajuste lombar, santantônio e espelhos retrovisores cromados, protetor de caçamba, capota marítima, freios ABS nas quatro rodas e sensor de ré.

Sem mudanças drásticas, a Ranger terá uma árdua missão pela frente. No mês passado, por exemplo, ele vendeu apenas 919 unidades, enquanto a líder, Chevrolet S10, marcou 3.719 unidades. Entre as picapes ela ficou na 4ª colocação, vencendo apenas da Nissan Frontier que fechou o mês com 700 unidades. A vice-lider de mercado, Toyota Hilux, encerrou o mês de junho com 2.969 emplacamentos. Ela logo, logo, ganhará tecnologia flexível em combustível. Com isso, ficará mais difícil para a picape da Ford conquistar um espaço no mercado. Outra que deve ganhar motor flexfuel é a Mitsubishi Triton, assim como ocorreu com o utilitário Pajero Sport. Para apimentar ainda mais o mercado, a Volkswagen Amarok chega no início de 2010.

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