Se depender do prisma que você olha, o sedã é um bom carro

Modelo que concorre com os irmãos Chevrolet Classic e Corsa Sedan ganha face-lift no início deste ano para resistir ao mercado

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Rodrigo Samy
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- A Chevrolet apresentou no Salão de Buenos Aires o Chevrolet Cobalt, mais um sedã médio que está programado para chegar às lojas em outubro de 2011. Revelado de forma conceitual, o modelo é a versão sedã do Agile. O recém-chegado disputará um espaço apertado dentro da própria prateleira da General Motors, que está repleta pelos modelos: Chevrolet Classic, Corsa Sedan e Prisma.

O WebMotors rodou durante uma semana com um dos sobreviventes deste apertado espaço, o Chevrolet Prisma. Durante as nossas apurações descobrimos que o segredo do sucesso do modelo da GM está no seu desempenho e no consumo favorável. Em outros pontos o Chevrolet Prisma faz jus ao seu nome, ou seja, sendo bom dependendo do lado do “prisma” que você olha. A palavra prisma, usada coloquialmente, indica que ao olhar por um lado você acaba encontrando outra imagem, projetada, do outro lado. Ou seja, poderíamos dizer que dependendo das suas necessidades, o Chevrolet Prisma pode ser uma boa ou uma má opção.

Prisma Favorável - Durante as nossas medições de consumo, o Chevrolet marcou 12,5 km/l de álcool na estrada e 9,4 km/l na cidade. De acordo com a General Motors, o sedã que usa o mesmo motor do Agile registra 9,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na rodovia, ambas as medições com álcool. O método que o WebMotors utiliza para medir o consumo é o de tanque a tanque. Ou seja, um formato utilizado pela maior parte dos motoristas brasileiros.

Prisma ao Contrário Se você tiver 1,75 m de estatura, pode esquecer o conforto dentro do sedã. Com 1,80 m de altura, então caso deste repórter, a situação fica pior ainda. Cabeça no teto mesmo! Para não fazer injustiças com a fabricante do Prisma e nem só mostrar o lado negro do “Prisma” fui consultar três proprietários do sedã que tenham altura superior a minha. “Adoro o Prisma, ele oferece conforto para mim e para toda a minha família”, contou o gerente de um banco público e que trabalha voluntariamente em um grupo de casais da igreja católica . Outro motorista de táxi, que inclusive me levou a GM, me disse assim: “o Prisma é o melhor carro que ele já teve na praça. Mesmo eu marcando 1,85 m de altura e pesando 110 kg”. No último depoimento, com o meu vizinho, consegui confirmar o segredo de se encaixar no Prisma. “Você inclina o banco um pouco para atrás, para a cabeça não bater no teto”, motrou Armando Carlos, que trabalha em uma corretora de veículos no centro de São Paulo. Mas e os punhos como ficam? “Você fica um pouco mais longe, meio que pendurado na direção, mas aí não bate o casco no teto”, conclui Carlos. Sem concordar com o meu vizinho, acredito que na forma de condução indicada por ele, o condutor pode acabar ficando é com dores no lombo e nas costas. Tudo bem, uma questão de se habituar.

Prisma Positivo O porta-malas carrega 440 litros de bagagem. Uma maravilha para a terra dos modelos de entrada. A abertura pode ser feita com a chave ou por meio de um botão localizado no assoalho do carro. Algo que incomoda em sedãs, mas que não chega a ser crucial aqui, está na dobradiça na forma de pescoço de ganso. Ao contrário de outros modelos mais modernos, o Prisma conta com o sistema que ocupa um ligeiro espaço no compartimento de cargas.

Prisma Negativo Outros pontos ruins do Chevrolet estão nas posições do volante, ligeiramente inclinada, e dos pedais. A justificativa do volante torno nunca foi desvendada, mas dizem alguns que é para favorecer a dirigibilidade. “Enquanto um braço fica mais esticado, o outro fica ligeiramente dobrado. Isso ajuda o reflexo e a movimentação do veículo por meio do volante em situações de emergência”, explica um ex-engenheiro da GM que pediu para não se identificar. Deve ser verdade, pois os modelos da GM que trazem o volante ligeiramente inclinado em conjunto dos pedais são: Chevette, Agile, Classic, Celta e Prisma. O percalço deste detalhe é que ele acaba virando hábito ruim ao condutor.

Prisma Arco-Íris Algo impressionante e positivo no Prisma está dentro do capô. Trata-se do valente motor 1,4 litro Econo.Flex de 97 cv a 6.200 rpm quando abastecido com etanol e 95 cv a 6.000 rpm na utilização de gasolina. Seu torque é de 13,7 kgfm a 2.800 rpm, utilizando-se etanol, e de 13,2 kgfm a 2.800 rpm, com gasolina. Segundo a General Motors, o sedã avaliado acelera de 0 a 100 km/h em 10,9s etanol e atinge a velocidade máxima de 182 km/h. O segredo de parecer estar voando com um carro tão pequeno, está no seu peso em ordem de marcha abaixo de uma tonelada.

O Prisma na ponta do lápis:

Se a sua estatura é abaixo de 1,70 m, o teto do Prisma não vai incomodar. Neste caso o único pênalti do modelo fica por conta dos pedais e volantes tornos. Detalhe que o hábito dá conta, como foi colocado no parágrafo anterior. Na hora da revenda o Prisma é um bom guerreiro, pois a sua desvalorização é baixa e a procura por um seminovos é bem alta. Com o recente face-lift, o Prisma ganhou sobrevida. De acordo com os números da Fenabrave Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores o Chevrolet Classic junto do Corsa Sedan que custa R$ 28,5 mil vendeu 57 mil unidades em 2011. Durante o mesmo período o Chevrolet Prisma que custa R$ 32 mil vendeu 24,50 mil unidades. O mais vendido só está disponível com motor 1.0, enquanto o Prisma oferece as duas “litragem”. Por isso, dependendo do prisma que você enxerga, o Prisma é uma boa pedida.

Motor

Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 8 válvulas, 1.389 cm³

Potência

97 cv etanol / 95 cv gasolina a 6.000 rpm

Torque

13,7 mkgf 134 Nm etanol e 13,2 mkgf 129 Nm a 2.800 rpm gasolina

Câmbio

Manual, com cinco marchas

Tração

Dianteira

Direção

Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Rodas

Dianteiras e traseiras em aro 13” opcional de liga-leve

Pneus

Dianteiros e traseiros 165/70R13

Comprimento

4,12 m

Altura

1,46 m

Largura

1,65 m

Entre-eixos

2,44 m

Porta-malas

440 l

Peso em ordem de marcha

905 935 com ar-condicionado kg

Tanque

54 l

Suspensão

Dianteira independente, tipo McPherson; traseira semi-dependente, tipo barra de torção

Freios

Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Preço

R$ 31.340 a R$ 35.288



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