SEGREDO: Ford decide importar Transit

Modelo será anunciado ainda neste ano, mas apenas chegará ao mercado no início de 2009. Leitor já até descobriu site registrado pela Ford
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO: Ford decide importar Transit
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Está decidido. A Ford vai mesmo vender a Transit no Brasil. Os executivos decidiram a sete chaves bancar a importação do modelo, que faz muito sucesso na Europa, onde é vendida há 40 anos. Serão duas versões oferecidas ao consumidor brasileiro, furgão e van. E depois virá a chassi-cabine. O anúncio oficial da Ford será ainda em 2008, mais perto do final do ano. Porém, a comercialização deverá começar no início de 2009. O produto será importado da Turquia, onde é fabricado e segue para 22 países da Europa.

As novidades não páram por ai. O leitor Alexandre Barros, de São Bernardo do Campo SP, fez outra importante descoberta. A Ford já registrou o domínio sobre a van no Brasil, em 27 de dezembro de 2007. O endereço é www.fordtransit.com.br. Nós agradecemos pela gentileza!

Quais devem chegar

A Ford deverá começar com duas versões da Transit, um modelo vocacionado ao transporte de passageiros e uma de carga, com PBT de 1 ou 2 ton. São as duas que foram apresentadas na Fenatran 2007, a de carga com teto alto – com capacidade de carga de 11,3 metros cúbicos – e a van com capacidade para 15 passageiros e um motorista.

Nas Américas, o Brasil será o segundo país a receber o veículo. Após os Estados Unidos, o México se tornou o primeiro fora da terra do Tio Sam, em setembro de 2007. Por lá, existem nove versões disponíveis.

Preço

É neste ponto que o bicho pega. O preço é a grande pedra no caminho da Transit “a brasileira”. E não dá para levar em conta a Sprinter, importada da Argentina, que por aqui custa de R$ 82 mil a R$ 109 mil furgão e na van de R$ 93 mil a R$ 131 mil. Por vir de um país mais perto, a conta da logística é, obviamente, bem menor.

A Ford vai adaptar os modelos importados em seu Mod Center. A marca sabe que se trouxer todos os itens luxuosos da versão européia, vai dançar no quesito preço. A tendência é que o valor inicial da Transit supere os concorrentes.

Oswaldo Jardim, diretor das Operações de Caminhões da Ford, despistou sobre a Transit na Fenatran do ano passado e na coletiva de imprensa em que a montadora anunciou o segundo de produção, no início de junho. “Estamos de olho no segmento dos semileves, que vendeu 16 mil unidades em 2007 e deverá comercializar 21 mil unidades neste ano. Mas, há fortes concorrentes e para a Transit chegar alguém vai ter que perder. É um segmento muito pequeno”, disse.

Jardim, no início de junho, ainda afirmou que outros problemas como a adaptação da rede de concessionários a um produto novo, ainda implica no projeto de trazer a van.

Motores

A Ford não vai ter dor de cabeça para importar o modelo, já que o mercado turco é muito semelhante ao brasileiro em termos de gosto por conforto e preço. É a mesma estratégia que a montadora vai usar quando importar a cabine turca em substituição à linha Cargo, que deve ocorrer em no máximo três anos.

Este ano, no Salão de Chicago, em fevereiro, a Ford apresentou uma nova versão da Transit, o modelo Connect. Nos Estados Unidos, a versão só será vendida em janeiro de 2009, com motor 2.0 litros, de quatro cilindros, a gasolina, transmissão automática e com capacidade de carga de 4 metros cúbicos. Mas, essa composição está fora de questão.

As duas versões apresentadas no Brasil tinham tração traseira e motor diesel 2.4 L, da família Duratorq TDCi. Com esta pista, os modelos poderão ser equipados com motores de 100 cv e torque de 285 Nm, 115 cv/320 Nm e 140 cv/375 Nm.


Transit vs Sprinter

A principal concorrente será mesmo a MB Sprinter, que já detêm uma legião de fãs no Brasil, pois está no mercado desde 1997. No País, a Mercedes-Benz oferece o modelo na versão van com 26 diferentes configurações. Com capacidades que vão de 12 passageiros, mais condutor, e 16 mais um.

Já o modelo furgão são três versões de entreeixos curto/3.000 mm, longo/3.550 mm e extra-longo/4.025 mm, com teto alto ou baixo.

Outros concorrentes

A Transit também terá pela frente a companhia do Fiat Ducato, Iveco Daily, Peugeot Partner e Boxer, Citröen Jumper Minibus e Renault Master e Kangoo Express importado da Argentina e Kia Bongo.

Leia também:

Ford inaugura concessionária em Jundiaí

SEGREDO! - Ford deve lançar, enfim, nova cabine

Ford Transit só para olhar

Ford lança Cargos 712 e 4232e

Ford anuncia aumento de produção em SBC

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors