SEGREDO! - Honda Aria, o sedã do Fit, é flagrado na Índia

Mini-Civic é visto em Pune com pouca camuflagem; fabricado na Argentina, modelo será vendido no Brasil em 2009
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO! - Honda Aria, o sedã do Fit, é flagrado na Índia
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Quando falamos a vocês sobre o Honda Aria, o sedã do Fit, novidade antecipada pela coluna de Fernando Calmon, ainda não sabíamos como o modelo seria, uma vez que não havia imagens disponíveis. Essa falha foi corrigida por Arjun Warty, integrante do fórum indiano Team BHP, que flagrou o novo sedã compacto pelas ruas de Pune, na Índia, país onde o carrinho também será vendido.

Construído sobre a base do novo Honda Fit, que estreará no Brasil no Salão do Automóvel deste ano, o Aria, ou City, como também é chamado, não será como as gerações anteriores do modelo, um Fit com traseira enxertada, pelo contrário. As fotos mostram que ele terá uma carroceria própria. Mais do que isso, que ele será um mini-Civic, único modelo não-compacto a figurar entre os dez mais vendidos do Brasil. É de supor que, em uma versão menor e mais barata, a Honda fique até triste de tanto vender carro no país.

A única limitação às vendas do novo veículo talvez seja a produção baixa, uma vez que a fábrica da Honda na Argentina, responsável pela produção do sedã, não deve ficar pronta antes de meados do ano que vem. Com isso, pode-se esperar por no mínimo mais um ano até que ela atinja o volume de produção necessário para atender ao mercado argentino e ao brasileiro.

No exterior, o Honda Ária/City usará dois motores, um 1,3-litro de 100 cv e um 1,5-litro de 120 cv. Por aqui, ele deve usar os mesmos propulsores 1,4-litro e 1,5-litro que equipam o Fit, com a vantagem da tecnologia de flexibilidade no uso do combustível, que permitirá também o consumo de etanol. O motor 1,5-litro deve receber a tecnologia com o lançamento do novo Fit.

Considerando que o monovolume mantenha o preço do atual, na faixa de R$ 45 mil, o Aria custará entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. A idéia corrente é que os sedãs normalmente custam mais caro que os hatches, mas, no caso do Aria e do Fit, nota-se que o primeiro não é apenas um sedã do segundo, mas sim um veículo com carroceria diferente e desenho mais convencional. Com isso, seus processos de produção podem ser mais simples, o que deve permitir um valor mais baixo que o do Fit. É nossa aposta, ainda mais agora, que a Toyota está finalmente disposta a fazer no país um carro de altos volumes.

O entreeixos de 2,50 m, o mesmo do novo Fit, deve dar ao Aria um bom espaço interno, inferior, na categoria, apenas ao do Renault Logan. Unindo preço, espaço interno e o jeitão do Civic, o novo sedã deve fazer com que a marca japonesa ameace Renault e Ford por um lugar entre as cinco maiores montadoras do país. Munição para isso, como se vê nas imagens de Warty, ela certamente terá.

Gosta de sedãs pequenos?

Então veja as ofertas do segmento da moda no WebMotors:

Fiat Siena

Chevrolet Prisma

Renault Clio Sedan

Volkswagen Polo Classic

Ford Fiesta Sedan

Chevrolet Classic

Leia também:

SEGREDO! - Fiat exibe o Bravo em Campos do Jordão

SEGREDO! - Renault L35 aparece em fórum automotivo

SEGREDO! - Leitor flagra GM Avalanche em S. Caetano do Sul

SEGREDO! – Chevrolet Meriva

SEGREDO! - Dacia Sandero Sedan confirma nova família

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors