SEGREDO! - Iveco Massif é flagrado em trilhas de Minas Gerais

Leitor vê jipão da marca italiana com placa verde em testes de campo
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO! - Iveco Massif é flagrado em trilhas de Minas Gerais
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- As descobertas de nossos leitores normalmente são acompanhadas de fotos que registram a novidade, mas Carlos Pedrosa não teve como gravar a sua. Afinal, ele flagrou esse futuro lançamento no dia 21-06-08, em Belo Horizonte, enquanto percorria a trilha “Perdidas” com sua moto, uma Yamaha WR 250. Apesar de não haver imagens do flagra, a novidade era tão interessante para os apaixonados por off-road que não pudemos deixar de falar dela. Aliás, dele. Em breve deve sair de Sete Lagoas o novo Iveco Massif, apresentado em abril do ano passado na Europa.

Fruto de uma parceria entre a Iveco e a Santana Motors, o Massif usa o know-how da empresa espanhola em jipes e motores e transmissões da italiana para oferecer uma nova opção para os apreciadores de off-road pesado. E bota pesado nisso. “A trilha Perdidas não é difícil para motos, mas para os jipes é uma trilha bem pesada, visto que meu pai possui um jipe Willys 1966, já fez esta trilha algumas vezes e me relatou o alto grau de dificuldade” disse Pedrosa, que encontrou o Massif em diversos pontos da trilha, normalmente os mais difíceis.

“Após uma hora de trilha, chegamos ao topo, onde muita gente duvida que um jipe possa chegar. E lá estava o jipe branco com placa verde, o Massif. Pior, num dos piores pontos da trilha ele rebocava um Jeep Willys! Todos nós ficamos espantados com a força e bravura daquele jipinho branco que, apesar de se parecer com um Land Rover Defender, nos pareceu bem menor do que um. E sem dificuldade nenhuma o jipe enfrentava todas as subidas, pedras, cascalho, passagem pelo rio, isso tudo na maior disposição”, disse o leitor ao WebMototors.

Não é à toa que o bicho é valente: equipado com o motor FPT 3.0 HPI, o mesmo quatro-cilindros a diesel presente no Daily europeu, ele gera 350 Nm de torque e tem 146 cv. Mas há uma opção ainda mais interessante, o FPT 3.0 HPT, que tem 400 Nm de torque e 176 cv, que devem ser suficientes para levar suas duas toneladas 2.140 kg, na versão mais pesada, a fechada de cinco portas por trilhas complicadas como a enfrentada por Pedrosa.

No Brasil, os motores que equipam o Daily são os F1C, também de 3 litros, mas capazes de atender apenas as normas Euro III de emissões. Eles também têm duas especificações: a 35S14 / 45S14, com 136 cv e 300 Nm, e a 55C16, de 155 cv e 400 Nm. Menos apetitosos que os motores europeus, mas não tão inferiores que pudessem comprometer o desempenho do jipão. O câmbio, que talvez possa ser o mesmo no Brasil e na Europa, é de seis marchas com reduzida, fabricado pela ZF.

Se Pedrosa soubesse mais sobre o Massif, talvez não tivesse ficado tão surpreso com o outro encontro que teve com o modelo. “O jipe era uma incógnita, deixou todo mundo curioso. Na hora que estávamos voltando da Região de Macacos, pegamos uma trilha conhecida como Trilha das Borboletas, também muito difícil para um jipe. Adivinha quem estava lá? O tal jipinho branco. Porém, dessa vez, visto que todos nós estávamos morrendo de curiosidade, passamos bem perto do jipinho para dar uma olhada no interior, e como já era de esperar pudemos ver no centro do volante o nome Iveco. Um interior muito bem acabado, por sinal. Chegando em casa fui direto para internet pesquisar sobre o tal jipinho e encontrei muita informação sobre ele”, finalizou Pedrosa.

Vendido em quatro versões, curta, de três portas, longa, de cinco, picape e cabine com chassi, o Massif tem de 4,25 m a 4,72 m. O ângulo de entrada é de 50º e o de saída é, em média, de 30º, mas é maior no modelo mais curto: 34º.

Quando o jipão foi apresentado, o presidente mundial da Fiat, Sergio Marchione, anunciou que ele teria uma versão Fiat, bastante diferente em termos de aparência em relação ao Massif. O modelo que Pedrosa flagrou, com placa de Betim, em vez de Sete Lagoas, bem pode ser a versão que a Fiat pretende desenvolver, mas também haveria espaço para o modelo Iveco.

Se você, leitor, tiver mais informações ou fotos desse e de outros modelos, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar informações e até imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história detalhadamente. A comunidade de leitores agradece!

Interessado em jipões?

Então confira em nossos estoques as melhores ofertas para esse modelo e seus principais concorrentes:

Land Rover Defender

Cross Lander

Troller T4

>Toyota Bandeirante

>Jeep Wrangler

Lada Niva

CBT Javali

Daihatsu Feroza

JPX Montez

Leia também:

SEGREDO! - Veja como fica o novo Citroën C3

SEGREDO! – Chevrolet Meriva

SEGREDO! - Dacia Sandero Sedan confirma nova família

SEGREDO! - Chevrolet Captiva

SEGREDO! - Ford Ka Sedan

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors