SEGREDO - Novo Volvo S60 terá motor 1,6-litro turbo de 183 cv

Sedã com estilo de cupê também terá transmissão automatizada de dupla embreagem e sistemas de segurança revolucionários
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO - Novo Volvo S60 terá motor 1,6-litro turbo de 183 cv
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Essas fotos estão distantes das que normalmente a Automedia produz em termos de qualidade, mas são as primeiras do protótipo do novo sedã médio da Volvo, o S60, em sua versão de produção em série. Este belo carro já deu o ar de sua graça como conceito no Salão de Detroit deste ano, mas só chega à produção em série em 2010.

O flagrante aconteceu em uma estrada no Reino Unido e mostra que, descontando as portas traseiras suicidas o modelo de produção terá portas convencionais, o veículo lembrará bastante o conceito. Com uma linha de teto ao estilo dos cupês, uma tendência crescente entre os sedãs, o S60 deve ser vendido com um eficientíssimo motor de 1,6-litro turbinado.

Trata-se do mesmo motor que foi mostrado no conceito, equipado com a tecnologia GTDi Gasoline Turbocharged Direct Injection, um sistema de injeção direta de gasolina no motor a altíssima pressão. Com isso, o motor 1,6-litro, que rende normalmente coisa de 120 cv, chega aos 183 cv. O primeiro carro da Volvo a adotar a tecnologia deve ser lançado na segunda metade de 2009, antes, portanto, do S60. Além do motor de ponta, o S60 terá também uma transmissão automatizada de dupla embreagem. Será um trem de força com o melhor à disposição atualmente para carros com motor a gasolina.

A melhor parte desse bom aproveitamento do combustível em um motor pequeno é o consumo e o nível de emissões, que não chegam a 20 km/l e a 119 g/km. É uma economia digna de motores a diesel, sem as mesmas complicações e o sobrepeso que um motor de ciclo diesel exigem. Além da tecnologia GTDi, o S60 também deve contar com materiais leves de construção, sistema Start/Stop, que desliga o carro em situações de congestionamento, assistência elétrica de direção, sistema DRIVE-Mode, que desliga equipamentos elétricos desnecessários, painéis inferiores de plataforma planos, para melhorar a aerodinâmica, e até um equipamento que fecha as aletas da grade dianteira do carro, também para diminuir a resistência do ar.

Outra novidade que o S60 deve trazer é o Aviso de Colisão com Frenagem Automática Plena e detecção de pedestres. O primeiro equipamento avisa ao motorista sobre o perigo de colisão com um aviso sonoro e um luminoso que, para aproveitar os condicionamentos do motorista, imitam uma luz de freio logo adiante. Se mesmo assim o condutor não frear o carro, o sistema consegue frear o carro completamente a velocidades abaixo de 20 km/h. Se a velocidade for maior que isso, a idéia é reduzir a velocidade.

Isso porque o sistema não detecta apenas outros automóveis, mas também pedestres. A Volvo informa que uma queda de velocidade de 50 km/h para 30 km/h aumenta em muito as chances de sobrevivência de uma pessoa em um atropelamento. A redução da força do atropelamento, com o sistema, pode ser de até 75%.

Do mesmo modo que protege os pedestres, o sistema também pode minimizar colisões em movimento. Se a diferença de velocidade entre os carros envolvidos for menor do que 25 km/h, a colisão pode ser inteiramente evitada, segundo a Volvo.

Para os fãs de um controle absoluto sobre o carro, a marca avisa: a frenagem automática só acontece se a batida for iminente, o que permite aos motoristas manter o controle do veículo tanto quanto é recomendável. Será, como se vê, um carro que vai dar o que falar. Como o tempo anda passando rápido demais, tanto o S60 quanto 2010 não devem demorar a chegar.

_________________

Twitter
_________________

Gosta de sedãs importados?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Volvo S60

Citroën C5

Peugeot 407

VW Passat

Ford Fusion

Honda Accord

Renault Laguna

Toyota Camry

Leia também:

SEGREDO - Devon GTX deve ter motor V10 de 650 cv

SEGREDO - Novo Mercedes-Benz SLS AMG terá versão conversível

SEGREDO - Aston Martin Vantage RS ganha versão conversível

SEGREDO - Ferrari F450 succaptioná F430 ainda este ano

SEGREDO - Dacia Duster tem parentesco com Nissan Qashqai

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors