SEGREDO - VW Polo com câmbio robotizado chega mês que vem

Flagramos o carro durante testes estacionado em um supermercado, na região Oeste da cidade de São Paulo
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO - VW Polo com câmbio robotizado chega mês que vem
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O WebMotors conseguiu flagrar o próximo lançamento da Volkswagen. Trata-se do Polo iMotion, versão equipada com câmbio robotizado da empresa italiana Magneti Marelli. O mesmo equipamento foi o responsável por puxar o Fiat Stilo das últimas posições do ranking de vendas para as primeiras.

O Polo com as placas verdes estava estacionado todos os dias em um supermercado no caminho de nossa reportagem. Certo dia, o WebMotors resolveu parar e olhar do que se tratava aquele carro, cheia de lastros e com o tapete do chão cobrindo a alavanca do câmbio. A primeira imagem registrada por uma lente de celular foi feita do volante. Sei que a resolução não ajuda muito a do celular, mas o que valeu são as borboletas atrás do volante. Iguais às do Fiat Stilo.

Como o WebMotors é persistente, resolveu encostar no Polo com placas “verdinhas” em um outro dia. Todo dia no mesmo caminho não é para deixar de lado. Foi quando nos deparamos com a alavanca do câmbio, semelhante à dos Fiat Stilo e Linea.

As imagens já estavam no WebMotors por mais de um mês. Acontece que estávamos esperando o momento certo para dar o ponta-pé inicial, ou melhor, a notícia correta de primeira mão. E o momento certo veio com a confirmação do nome da versão, algo que aconteceu meio por acaso.

Procurando por informações de outro assunto da Volkswagen, ficamos sabendo que a empresa está realizando o evento de lançamento do novo carro, possivelmente para revistas que precisam escrever suas reportagens com boa antecedência, para chegar às bancas ainda atuais. O nome do carro? Será E-Motion. Faz sentido.

O Polo já tem a versão E-Flex, a primeira do mundo a dispensar o tanquinho de partida a frio com 100% de etanol, e a BlueMotion, feita para economizar combustível. O termo E-Motion combina os dois nomes e deve se referir ao câmbio robotizado controlado eletronicamente, daí o E e à mobilidade confortável que ele proporciona.

Na parte da tarde, o WebMotors ligou para algumas concessionárias do grupo. Para facilitar a comunicação, não citamos o nome da versão, que poderia ser confundido com a BlueMotion. Fizemos a seguinte pergunta: “Quando chega o Polo com câmbio robotizado automático?” Resposta: “Amanhã o pessoal começa a fazer o treinamento desse câmbio. O carro chega no final do mês”.

O WebMotors começou a falar sobre a vinda deste carro em 2006, quando flagramos um Lancia Ypsilon com câmbio robotizado saindo das dependências da planta de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Outro fato que confirma a chegada do Polo robotizado ocorreu em um seminário promovido pela AEA Associação Brasileira de Engenharia Automotiva em 2008. Na época, um engenheiro da Volkswagen disse que a marca seria a próxima a usar a tecnologia da transmissão manual robotizada. O profissional cravou que a novidade seria lançada em 2009.

Agora a VW terá seis opções para o Polo hatch. A de entrada, com motor 1,6-litro, que custa R$ 40,13 mil, a BlueMotion, por R$ 45,34 mil, a Sportline, por R$ 47,86 mil, a E-Flex sem tanque de partida a frio, por R$ 47,98 mil, a GT 2.0, por R$ 51,92 mil, e a E-Motion.

Se você, leitor, conseguir flagrar alguma unidade do Polo E-Motion ou de qualquer outro segredo no Brasil, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante. A comunidade de leitores agradece!

DERRAPAMOS: chamamos o Polo de E-Motion, quando o nome correto dele é iMotion. Texto devidamente atualizado


Colaborou Gustavo Henrique Ruffo


Gosta de compactos premium?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

VW Polo

Fiat Punto

Chevrolet Corsa

Ford Fiesta

Citroën C3

Leia também:

SEGREDO - Honda City surge quase sem disfarces em São Paulo

SEGREDO - Chevrolet Aveo será o novo GM nacional, o Viva

SEGREDO - Fiat Linea deve ser vendido nos EUA como Dodge Neon

SEGREDO - Bajaj ULC deve ser futuro Renault brasileiro

SEGREDO - Imagens do Renault Clio IV vazam na internet

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors