Segredos do volante de um Fórmula 1

Jarno Trulli explica como funciona o volante do Renault R23
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Redação WM1
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- O piloto italiano Jarno Trulli, da Renault, conta como funciona o que ele próprio chama de “equipamento número 1” de seu carro. Ao todo, são 17 botões que permitem desde falar com a equipe por rádio até acessar cerca de 700 tipos de informação diferentes. Parece complicado?

1 – Este botão é utilizado quando desejo desativar o controle de tração em primeira marcha. É bom para quando quero cantar pneus!

2 – Permite bloquear um pouco mais o diferencial e assim manter as rodas traseiras girando com mais sincronismo.

3 – Com este interruptor, acesso a todas as informações que desejo no display de cristal líquido. Posso ver cerca de 700 telas diferentes.

4 – Largada automática: pressiono uma vez e, depois de apagar a luz de largada, mais uma. Então, o carro parte sozinho obedecendo a uma largada pré-programada. Percorro assim cerca de 90 metros – isso dura os quatro primeiros segundos de prova.

5 – Rádio: ao pressionar este botão, posso falar com o boxe.

6 – Regulador da sensibilidade do diferencial, que gerencia a velocidade de rotação das rodas traseiras – aproximando sua velocidade nas curvas para evitar a patinagem. Há vários acertos pré-programados. Se usar o mais rígido, as rodas traseiras viram a velocidades mais próximas dentro da curva; isso torna o carro mais estável e permite economizar os pneus de trás. Usar o menos rígido significa que as rodas virarão a uma velocidade diferente e o carro estará mais ‘nervoso’, mas também mais veloz.

7 – Embreagem: são duas aletas. No momento que é necessário, aciono uma ou outra de acordo com a posição do volante.

8 – Luzes que se acendem em função do regime de giros do motor. Quando a última delas se acende, passo a uma marcha superior. Mas geralmente o carro faz a mudança de forma automática.

9 –Tela de cristal líquido na qual são mostradas todas as informações. Geralmente, me contento se puder ver o regime de giros do motor, os tempos de volta e a marcha que está engatada. Mas também tenho acesso à temperatura e pressão de diversos itens. Nas tomadas de tempo, é igualmente possível ver na tela a indicação da volta ideal: o carro me diz então se estou indo mais rápido ou mais lento do que aquela marca.

10 – Desbloqueio progressivo do diferencial.

11 – Ponto-morto. Eu o uso geralmente quando entro nos boxes.

12 – Permite alterar a dureza da direção assistida. As pistas de Mônaco e Spa, por exemplo, exigem acertos bem diferentes.

13 – Desligamento do engate automático de marchas ascendentes. O carro o passa mesmo à marcha superior, mas eu posso decidir quando vou reassumir o controle deste parâmetro.

14 – Seletor multifunção: apontando o indicador central para a função desejada, modifica-se o acerto. Alguns exemplos: THK para alterar o ajuste do acelerador, BRK para os freios, MIX para a mistura ar-combustível, TC para o controle de tração, etc. O item escolhido é mostrado imediatamente na tela de cristal líquido.

15 – Sensibilidade do controle de tração: posso regular a tração das rodas traseiras na aceleração. Há vários acertos já pré-programados. Eu os uso durante a corrida a fim de preservar os pneus traseiros em função do comportamento do carro e do peso da gasolina que tenho no tanque. Pode-se assim programar o gerenciamento eletrônico de forma a medir a distância percorrida e adaptar a sensibilidade do controle de tração a cada volta que dou na pista!.

16 – Estas aletas de carbono situadas à direita e à esquerda servem para trocar de marcha. Uma pressão na da direita para as ascendentes e na esquerda para as descendentes. A eletrônica pode também assumir o controle: uma marcha superior é engatada desde que as rotações do motor atinjam o limitador. As reduções podem ser pré-programadas.

17 – Limitador de velocidade: eu o aciono quando entro na pista de rolagem dos boxes – o pitlane. Com o botão apertado, o carro não passa da velocidade máxima autorizada. Mas sou eu que reduzo até esta velocidade. O botão também aciona a abertura da tampa do bocal de combustível.

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