Veja as principais atrações SUV do Salão de Detroit

Acompanhe os destaques que desfilaram por lá pela ótica do colunista Fernando Calmon
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Veja as principais atrações SUV do Salão de Detroit
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Com uma história de 102 anos – dos quais 21 em nível internacional – o Salão de Detroit apontou tendências no setor de veículos 4x4 que, se não se classificam de reviravolta total, mostram outros caminhos à frente cobertos de obstáculos mais difíceis que o pior dos facões em estradas de barro.

Nenhum modelo inteiramente novo ou carro conceito na classe dos utilitários esporte, utilitários autênticos, crossovers ou picapes apareceu lá. Os lançamentos restringiram-se às versões 2010 bastante evoluídas de Chevrolet e Cadillac. Já é uma reação à queda de procura por veículos pesados impactados pelo gravidade da recessão nos EUA e o sobe-e-desce do preço dos combustíveis. A venda de SUVs, CUVs Crossovers Utility Vehicles e picapes caiu acima da média. Já responderam por mais de 50% e estão encolhendo para algo em torno de 40% do mercado total.

Os Três Grandes de Detroit, especialmente GM e Chrysler que receberam empréstimos do governo americano sob estrito controle, esforçaram-se em mostrar soluções. Além dos híbridos motores a combustão e elétrico e tração elétrica a bateria com autonomia estendida por motor-gerador, há outros caminhos de certa forma convencionais. Os motores a diesel podem avançar, em particular para as picapes. A Ford propõe manter a gasolina, porém com cilindrada menor, injeção direta e dois turbocompressores, ou seja, um V6 substituindo um V8 com o mesmo desempenho e boa economia de combustível.

No final de 2008, houve uma pequena reação na venda de picapes e utilitários, após a queda de mais de 50% do preço da gasolina. No primeiro dia do Salão de Detroit, a décima segunda geração, iniciada em 1948, da picape pesada F-150 ainda o veículo mais vendido do país somando-se todas as versões deu à Ford o título de Utilitário do Ano da América do Norte por um júri de jornalistas. O modelo havia sido lançado neste salão em janeiro de 2008, mas as vendas iniciaram só em outubro.

Cadillac SRX

À venda em meados do ano, a segunda geração desse crossover de luxo lançado em 2004 tem linhas audaciosas e toques de esportividade como o spoiler defletor de teto incorporado ao vidro traseiro. Compartilha a arquitetura Theta a GM batiza suas plataformas com letras gregas com Equinox, Opel Antara, Saturn Vue e Suzuki XL7 em vias de descontinuação, entre outros.

Dentro da estratégia de economia de combustível começa com o menor motor aspirado da marca: V6 de 3 litros, injeção direta e 260 cv. A fim de enfrentar concorrentes do naipe dos BMW X3 e X5 ou Lexus RX, oferece opção de um V6 de 2,8 litros, duplo comando por cabeçote, turbocompressor, 300 cv e 41 kgf.m de torque de dar inveja aos V8 comuns.

A tração 4x4 opcional inclui um diferencial traseiro de bloqueio eletrônico. Visando concorrer também no mercado europeu, atende padrões de proteção ao pedestre em caso de acidente.

Chevrolet Equinox

Em uma evidência de mudança de hábitos do consumidor, o crossover da GM com linhas inspiradas no Malibu e no Traverse, oferece um novo motor de quatro cilindros, 2,4 litros e 259 cv que deve responder por dois terços das vendas. E não se trata de um modelo pequeno, embora divida a arquitetura com o Captiva, de menor porte. A distância entre eixos de 2,86 m ficou inalterada, mas se alargou a bitola dianteira e está 3 cm mais curto 4,77 m.

A fábrica destaca o consumo menor de combustível do Equinox – como não poderia deixar de acontecer: 12,7 km/l estrada e 8,9 km/litro cidade. Estima ser menor que o do Toyota RAV 4 e do Honda CR-V. Essa versão 2010 tem câmbio automático de seis marchas e opção de um sistema de tração 4x4 aperfeiçoado.

Jeep Patriot EV

A tradicional marca, subsidiária da Chrysler, sofre com o noticiário negativo sobre a situação financeira da empresa-mãe. A reação foi criar um grupo interno de tecnologia que provê soluções elétricas para as três divisões do grupo. O Patriot EV Electric Vehicle utiliza a mesma solução do protótipo Chevrolet Volt apresentado em Detroit 2007.
Utiliza motor elétrico para movimentar o veículo, bateria de íon de lítio com autonomia de 64 km zero de emissões e um pequeno motor a combustão a gasolina que funciona em rotação constante baixíssimo consumo e emissões unicamente para carregar a bateria. A combinação permite multiplicar por dez a autonomia atingindo até 640 km.
Para destacar o visual dessa versão – leva dois anos ainda para chegar ao consumidor – há retoques na parte frontal, pintura diferenciada e novas rodas.

Jeep Wrangler Unlimited EV

A variante elétrica do mais tradicional dos Jeeps utiliza o mesmo conceito do Patriot. Agora foi apresentada a versão com tração apenas nas rodas traseiras. No entanto, a companhia trabalha na solução 4x4, única forma de atender o mote da marca “Vá a Qualquer Lugar e Consiga Fazer Tudo”.
A idéia é colocar um motor elétrico em cada uma das quatro rodas e gerenciar a tração individualmente por meios eletrônicos de grande precisão e eficiência. Não há prazo de desenvolvimento anunciado. Mas a potência total chega a 270 cv e 41 kgf.m de torque, que surgem de forma quase instantânea, logo ao sair da imobilidade.
Nesse caso, sem o controle eletrônico seria difícil dominar o veículo. O prazer ao dirigir e a capacidade de vencer obstáculos pela habilidade do motorista ficam em segundo plano? Sim, para tristeza de muitos

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de utilitários esportivos pequenos?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

Ford EcoSport

Chevrolet Tracker

Mitsubishi TR4

Kia Sportage

Suzuki Grand Vitara

Hyundai Tucson

Leia também:

Jipe xiRu dá nova vida aos Willys CJ5

Com álcool, Ford EcoSport 2.0 Flex se mostra arisco

Porsche cede aos apelos e cria o Cayenne Diesel

Volvo XC60 chega ao Brasil a partir de R$ 138,5 mil

SVT Raptor é versão lameira de alto desempenho da Ford F-150

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors