Aceleramos a Volvo V60 na Espanha

Perua chega ao Brasil em agosto na versão Momentum, por R$ 199.950

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Lukas Kenji
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Poderia ser só mais um lançamento. Seria só mais um test drive internacional. Mas, quando o assunto é perua, sempre há algo especial. Esta espécie quase extinta no Brasil graças aos “predadores” SUVs ainda vive em harmonia na Europa. Foi lá que conhecemos a Volvo V60, mais precisamente em Barcelona, Espanha. E mal podemos esperar para vê-la novamente em agosto, quando as primeiras unidades chegarão ao Brasil.

O impacto é instantâneo. As proporções bem definidas e o desenho moderno tornam a V60 uma sedutora infalível. Não seria equívoco resumir o apelo visual dela a um XC60 em forma de perua, é verdade. Mas isso só reforça o encanto das wagons, afinal, a carroceria mais baixa e comprida conferirem aspecto mais esportivo. Tal encanto não fica restrito à forma, mas também ao conteúdo, sobretudo, em relação ao que é guardado sob o capô.

Tivemos a oportunidade de conhecer a versão topo de linha Inscription, que carrega motor 2.0 turbo de 310 de potência. Mas, adiantamos que a configuração que será vendida em nosso País é a Momentum, dotada de propulsor de mesma litragem, mas com calibragem a entregar 254 cv. É o mesmo bloco que equipa os irmãos XC60 e XC40. A pré-venda será aberta na sexta-feira (1º), sob o preço de R$ 199.950 – a Volvo já admitiu que o preço deve subir após o primeiro lote.

 Perua chega às lojas em agosto
Legenda: Perua chega às lojas em agosto
Crédito: Divulgação

Diferenças sensíveis

É evidente que os 56 cv a mais entregues na versão mais potente fazem diferença. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 5,8 segundos, enquanto a versão que será vendida no Brasil cumpre a tarefa em 6,7 s.

Esta discrepância de aproximadamente 1 segundo é bastante relevante em termos dinâmicos. Mostra como a versão aqui testada é ágil e não enfrenta problemas para sair da inércia. É consequência também de outro quesito em que a disparidade é significativa, o torque. Testamos um motor de 40,8 kgf.m entregues já aos 2.200 giros. Já a força motriz da versão Momentum é de 35,7 kgf.m. O bom é que ela aparece mais cedo, aos 1.500 rpm.

Outra diferença sensível está na tração. Não tivemos medo de pisar fundo em curvas de alta graças à estabilidade e segurança proporcionadas pelo ao sistema integral (AWD) – no Brasil, teremos opção apenas pela tração dianteira.

 Perua tem 4,76 metros de comprimento
Legenda: Perua tem 4,76 metros de comprimento
Crédito: Divulgação

Pode até parecer, mas a ideia aqui não é desmerecer a configuração escolhida para ser vendida no País. Pelo contrário, ao longo do texto, mostraremos como a V60 é uma ótima opção de carro familiar na casa dos R$ 200 mil – o fato de ele prover trem de força derivado do XC60 é um grande trunfo. A experiência com o SUV dá margem para crer que a perua também deve rodar com desenvoltura com o motor de 254 cv.

É preciso ficar claro, no entanto, que o conjunto que testamos na Espanha tem virtudes dinâmicas mais enfáticas. Embora a viagem tenha sido feita com o carro vazio, o desempenho da V60 nos leva a crer que o peso da família e das bagagens não é problema. O visor digital mostra a velocidade aumentar rápido, mesmo em retomadas.

Aplausos para a transmissão automática de oito velocidades (esta, comum a toda a linha). As transições são precisas e, em diversos momentos, quase imperceptíveis. Responde com rigor ao ajuste para o modo Dynamic, o mais esportivo dentre os quatro disponíveis. Isso quer dizer que os escalonamentos são cumpridos em rotação mais alta, liberando fôlego para o motor.

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Legenda: Design é baseado no XC60
Crédito: Divulgação

A diversão seria maior caso a wagon tivesse aletas atrás do volante para operação manual do câmbio. Embora seja um carro de família, a V60 instiga uma tocada mais agressiva e o equilíbrio da suspensão transmite segurança para o motorista em velocidades mais altas.

Falando em suspensão, na parte dianteira, esqueça o famigerado sistema McPherson. A Volvo aposta na tecnologia double wishbone ou Duplo A, pois acredita que ela garante mais controle sobre a carroceria. Na traseira, não tem segredo, a perua vai de multilink. O conjunto foca em uma experiência confortável para a família e não dá sustos em frenagens mais bruscas, o que é ideal uma vez que a carroceria tem 4,76 m de comprimento.

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Legenda: Perua mantém tradição de segurança da marca
Crédito: Divulgação

Já a distância entre-eixos é de 2,87 m, ou seja, quem vai atrás consegue esticar as pernas numa boa. Mas tire o seu cavalinho da chuva caso pense que a V60 comporta três passageiros traseiros confortavelmente. A largura de 1,85 m é uma das maiores do segmento, mas o túnel central é bastante alto. Embora seja homologada para levar uma turma de cinco, a wagon abriga bem apenas quatro pessoas.

Mas essa galera não pode reclamar do ambiente provido pelo habitáculo. Há variedade de materiais entre plástico emborrachado, preto brilhante, cromado e alumínio que transmitem requinte e capricho. Há quatro opções de revestimento para o interior entre bege, preto, caramelo e vermelho. Já a carroceria está disponível em 11 opções.

 Interior tem 4 opções de revestimento
Legenda: Interior tem 4 opções de revestimento
Crédito: Divulgação

Perua high tech

Em termos de entretenimento, o destaque continua sendo a central multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque que parece um tablet. Compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play, o gadget é intuitivo e proporciona ótima experiência aos ocupantes. Também vale elogio para o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas que pode ser configurado. Ele pode mostrar diversas informações, como o eficiente GPS que faz você dispensar até o Waze.

Mais relevante do que as tecnologias de entretenimento são as tecnologias de segurança, seara que a Volvo domina. O destaque é o City Safety, que freia o carro automaticamente na eminência de um acidente e atua também na direção. Há ainda alerta de colisão frontal e assistente de reconhecimento de faixa. Este último item é essencial para o funcionamento do Pilot Assist, sistema que está a um passo da autonomia total do carro por atuar na direção, frenagem e aceleração em velocidades de até 130 km/h.

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Legenda: Central multimídia é sensível ao toque
Crédito: Divulgação

A V60 tem ainda airbags frontais, laterais e do tipo cortina, controles de estabilidade e tração e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Outros itens de série de destaque são sistema de som de 170W, bancos frontais com ajuste elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado de duas zonas, partida sem chave, sistema start-stop, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, faróis de LED com acendimento automático, luzes diurnas em LED, freio de estacionamento elétrico, monitoramento de pressão de pneus e rodas de alumínio de 18 polegadas.

Ficam de fora desse pacote alguns itens relevantes que estão disponíveis somente na versão Inscription, como câmera 360° e teto solar panorâmico.

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Legenda: Painel de instrumentos tem 12,3 polegadas
Crédito: Divulgação

Vale a compra

Mesmo assim, a Volvo V60 Momentum ainda é uma opção de custo-benefício atraente na faixa dos R$ 200 mil. Tem como rivais no Brasil apenas a Audi A4 Avant, que custa R$ 198.990 e a Mercedes-Benz C 300 Estate, tabelada em R$ 278.900.

Por já vir com diversos itens tecnológicos de segurança e entretenimento, além de um conjunto mecânico honesto, a V60 deve atrair diversos donos de sedãs e SUVs de luxo. Na linha Volvo, está mais barata do que o XC60, que parte de R$ 239.950.

 V60 compete com A4 Avant e C 300 Estate
Legenda: V60 compete com A4 Avant e C 300 Estate
Crédito: Divulgação

A expectativa da montadora sueca é de vender 150 carros até o final do ano. Já a partir de 2019, com ano cheio, espera-se a comercialização de 250 unidades. Isso é mais da metade do volume atual de peruas premium, que gira em torno de 450 unidades.

Um nicho tão pequeno mostra que perua já virou artigo de entusiasta. Nossa esperança é de que essas raridades se multipliquem porque, além de despertarem paixões, são compras racionais.

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