BMW cria três motos com mesma estrutura, as G 650 X

Apresentadas na última edição do Intermot, Xcountry, Xchallenge e Xmoto são as novas apostas da BMW, que devem desembarcar aqui no primeiro semestre
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Agência Infomoto
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- Na última edição do Intermot, realizado em outubro, na Alemanha, a BMW apresentou ao público os três modelos da sua nova linha de motocicletas batizada de G 650 X. O trio, formado pela G 650 Xcountry, G 650 Xchallenge e G 650 Xmoto foi idealizado em parceria com a montadora italiana Aprilia e têm como característica principal compartilhar a mesma plataforma ciclística e mecânica. A nova família promete movimentar o mercado de médias cilindradas em 2007 e deve chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre.

Nos três modelos o motor é o mesmo usado na família F 650, mas com pequenas alterações. Fabricado na Áustria pela Rotax, trata-se de um DOHC duplo comando de válvulas no cabeçote monocilíndrico de quatro tempos, com 652 cm³ e refrigerado a água.

Graças à diminuição de quase dois quilos, os engenheiros conseguiram ampliar a curva de torque e potência, melhorando assim o desempenho do propulsor. Segundo o fabricante, agora são gerados 53 cv a 7000 rpm de potência máxima, com torque de 6 kgm a 5.250 rpm. O cambio é de cinco velocidades e a transmissão final é feita por corrente.

Outro ponto em comum nos três modelos é a ciclística. O quadro é tubular fabricado em aço, com partes em alumínio, que apresenta boa rigidez e baixo peso. A balança traseira também é a mesma nas três versões e foi construída com liga de alumínio.

Com esses compostos de materiais, o resultado pode ser notado no baixo peso total das motos, que varia entre 144 e 148 quilos. O painel também é o mesmo para as três versões e tem indicação digital de velocidade, hora e quilometragem percorrida. Um computador de bordo integrado calcula consumo e distâncias parciais.

Apesar de terem a mesma especificação ciclística e mecânica, o trio têm pequenas diferenças entre si. Dessa forma, carenagens, ajustes de suspensão, tamanho das rodas e pneus, entre outros pequenos detalhes, foram adequados a cada categoria e às necessidades e estilo de pilotagem de cada motociclista.

BMW G 650 Xchallenge

Porta de entrada da BMW para o mundo das trail, a Xchallenge é o modelo ideal para quem busca uma moto “todo-terreno”. Além do seu visual bem ao estilo off-road, caracterizado, entre outros, pelo pára-lama alto e pneus de uso misto, a Xchallenge recebeu uma série de modificações que lhe conferem atributos típicos de um modelo de enduro como, por exemplo, amortecedores reforçados.

A versão trail da linha BMW G 650 X traz rodas de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira. Os freios usam disco simples em ambas as rodas - 300 mm, com pinça de dois pistões na dianteira, e, na traseira, disco de 240 mm com pinça de um pistão. A suspensão dianteira é invertida upside-down com tubos de 40 mm e a traseira usa um inédito sistema pneumático BMW Motorrad Airdamping System, que funciona apenas com ar comprimido e oferece diversas opções de regulagem.

BMW G 650 Xcountry

Embora a BMW enquadre este modelo na categoria “todo-terreno”, não há como negar que seu visual segue mais a linha street. Farol arredondado e ausência de carenagem frontal são as principais características que reforçam esse apelo estético.

A Xcountry usa o mesmo conjunto de freios da Xchallenge. Já as rodas são um pouco menores se comparadas às utilizadas ao novo modelo enduro – 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira. As suspensões tiveram seu curso reduzido 230 mm na dianteira, porém a relação de marchas é mais longa. Ao contrário da versão Xchallenge, na Xcountry o sistema de suspensão traseiro usa monoamortecedor.

BMW G 650 Xmoto

Seguindo uma tendência mundial que começa a atrair cada vez mais entusiastas, a Xmoto é o que podemos chamar da versão supermotard da BMW. Seu maior diferencial no visual pode ser notado nas rodas de liga-leve com 17 polegadas tanto na dianteira como na traseira, calçadas com pneus de perfil mais esportivo, além da pequena carenagem frontal bicolor que envolve o farol.

Outro diferencial é o freio dianteiro, que nesta versão traz um disco de 320 mm, com pinças de quatro pistões. A suspensão dianteira é invertida, com curso de 270 mm, e a traseira utiliza o tradicional monoamortecedor, com 240 mm de curso.

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