Vaticano elétrico

BMW cede ao Vaticano dois scooters elétricos C-Evolution
  1. Home
  2. Motos
  3. Vaticano elétrico
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Nunca houve na história do catolicismo um sumo pontífice tão pop quanto o Papa Francisco. Além de popular, o santo padre está a cada dia mais elétrico. Prova disso são os dois scooters emprestados pela BMW Itália ao Vaticano para ajudar na mobilidade dentro e fora dos muros da cidade, que fica encravada no coração de Roma (ITA). As duas unidades dos BMW elétricos C-Evolution trazem em sua lateral o logotipo do Jubileu da Misericórdia, um período de um ano para a remissão dos pecados e perdão universal.

Os scooters foram doados por Sergio Solero, Presidente e CEO da BMW Italia, ao Arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Além dos scooters, a BMW cedeu duas unidades do híbrido compacto i3 para o Estado do Vaticano. Até agora, os scooters elétricos da marca alemã foram usados para transportar hóspedes, funcionários e peregrinos com pequenas deficiências motoras. Com certeza é uma “santa ajuda”!

IMAGE

Características e desempenho

Visualmente, o C-Evolution traz elementos dos outros dois scooters da marca: o C 650 GT e o C 600 Sport. Do modelo “estradeiro”, o C Evolution herdou o escudo frontal mais largo, que oferece maior proteção para as pernas e pés do piloto, e os espelhos retrovisores com os piscas dianteiros em LED integrados. Já o design da carenagem, com o “nariz” despontando acima do paralama dianteiro, os faróis triangulares menores e o corpo esguio com a rabeta mais alta, veio do scooter mais esportivo. O assento em dois níveis com alças de apoio da garupa na parte de cima da traseira também são oriundos do C 600 Sport.

O motor elétrico é capaz de gerar até 47 cv de potência máxima a 4.650 rpm, enquanto o torque máximo, transmitido à roda por meio de uma correia dentada, é de 7,34 kgf.m e está disponível próximo a essa faixa de giro, em torno das 4.500 rpm. As baterias são refrigeradas a ar têm capacidade para armazenar 8 kwh e levam quatro horas para serem totalmente carregadas por meio de uma tomada comum de 220 V.

Com velocidade limitada eletronicamente a 120 km/h, de acordo com a marca bávara, o C-Evolution tem autonomia para rodar até 100 quilômetros com uma única carga total.

Como curiosidade, o veículo ainda utiliza freios regenerativos, que convertem em energia a carga cinética gerada pelas frenagens e o sistema ABS de dois canais feito pela Bosch foi especialmente modificado para atender a essas características. Os freios são a disco duplo na roda dianteira e único na traseira, sendo todos eles com 270 mm de diâmetro.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors