O Salão do Automóvel de São Paulo 2025 voltou em grande estilo e com uma enxurrada de carros legais para conhecer de perto — e o WM1 acompanha tudo de perto. Desde as coletivas de imprensa até as apresentações exclusivas dos estandes, nossa equipe percorre cada canto do pavilhão para entender não apenas o que brilha no evento, mas principalmente o que chegará ao Brasil nos próximos meses.
Entre conceitos que antecipam futuras linhas de design, estreias com impacto calculado e modelos que finalmente ganharam data para desembarcar ou para começar a ser produzidos por aqui, já é possível afirmar: 2026 será um ano de renovações importantes no mercado nacional.
Com base nas nossas apurações no salão, reunimos todos os carros que já têm chegada confirmada para o ano que vem.
16 carros que serão lançados no Brasil em 2026
Renault Koleos e picape Niágara
A picape Niagara e o SUV Koleos foram as duas grandes novidades da Renault. Esta segunda já apareceu em algumas oportunidades em eventos realizados pela marca, mas sempre como um conceito distante da realidade. Agora, no evento, no entanto, surge com linhas mais próximas às de uma versão final de produção.A picape intermediária da Renault chegará ao nosso mercado no segundo semestre de 2026 e será produzida na Argentina. Por aqui, ela brigará com Fiat Toro, Ram Rampage e, futuramente, com a nova caminhonete da Volkswagen, que será produzida no Brasil.
O Renault Koleos é a outra grande atração da marca francesa. O SUV é constantemente especulado no mercado brasileiro, e já chegou a estar muito próximo de ser vendido por aqui - mas nunca veio. Agora, o modelo foi anunciado oficialmente. E isso acontecerá no primeiro semestre de 2026.
Destaque para o fato de o modelo chegar com sistema híbrido de propulsão. O SUV será comercializado em versão híbrida de três motores, um a combustão de 150 cv de potência e mais dois elétricos - um de 82 cv, que funciona como gerador para a bateria, e outro de 136 cv, que traciona as rodas.
Juntos, têm 245 cv de potência e 32 kgfm de torque. Já o zero a 100 km/h é feito em menos de 9 segundos. Outro ponto que chama atenção é o porte do Koleos: são 4,78 metros de comprimento, ou 20 cm a mais que o Boreal, e a distância entre os eixos é de 2,82 metros.
Geely EX5 EM-i
A Geely retornou há pouco tempo ao mercado brasileiro. Porém, agora, com uma estratégia bem diferente: de mãos dadas com a Renault.A grande novidade da Geely no evento é o o EX5 EM-i, a versão híbrida plug-in do SUV que já é vendido por aqui na versão puramente elétrica. O modelo chegará com a proposta de ser o PHEV mais avançado da marca para disputar espaço diretamente com BYD Song Plus e as versões mais caras do GWM Haval H6.
No mercado global, o EX5 EM-i tem autonomia elétrica acima da média para o segmento, chegando a 200 quilômetros no ciclo chinês (CLTC) na versão topo de linha.
O conjunto híbrido combina o motor 1.5 aspirado de 111 cv de potência com um motor elétrico mais forte, de 238 cv. O conjunto proporciona até 1.420 quilômetros de autonomia total.
O porte também chama atenção — com 4,74 metros de comprimento e 2,75 metros de entre-eixos, o SUV é ligeiramente maior que Song Plus e H6. Por dentro, o EX5 PHEV exibe interior atualizado. Tem uma tela de 15,4 polegadas, pacote ADAS completo, volante aquecido e itens de conforto como assentos com massagem.
O modelo será produzido no complexo Ayrton Senna, graças à parceria com a Renault, e chegará já no primeiro semestre de 2026.
Jaecoo 5 e Jaecoo 8
A Omoda & Jaecoo confirmou duas novidades para o mercado brasileiro, ambas com previsão de estreia para a metade de 2026.São os SUVs Jaecoo 5 e Jaecoo 8. Juntos, darão início à fase mais ambiciosa da operação da marca, que pretende ampliar o portfólio e consolidar a nova dupla como uma força relevante entre as fabricantes chinesas que desembarcaram nos últimos anos por aqui.
O Jaecoo 5 chegará como a opção mais acessível: um SUV compacto com foco urbano, pensado para consumidores que buscam versatilidade e boa relação entre porte e tecnologia. Por aqui, será equipado com um conjunto híbrido convencional, com motor 1.5 turbo que carrega as baterias do motor elétrico.
Já o Jaecoo 8 assumirá o papel de modelo mais sofisticado da dupla de marcas. Será o SUV de maior porte da Jaecoo — terá opções de seis e sete lugares —, o que reforça seu posicionamento premium e de modelo direcionado a famílias ou consumidores que buscam espaço amplo com acabamento superior. Nesse caso, o propulsor será híbrido plug-in.
Honda Prelude
A Honda surpreendeu todo mundo e anunciou, no Salão do Automóvel de São Paulo, o retorno ao mercado de um ícone dos anos 90 - o Prelude, que também chegará no segundo semestre de 2026.O cupê, agora totalmente renovado, terá conjunto mecânico composto por motorização híbrida de 203 cv de potência e 32,1 kgfm de torque. A suspensão, por sua vez, é inspirada na do nervosíssimo Civic Type R - e, de acordo com a marca, ajuda a entregar uma pilotagem divertida.
O design com roupagem cupê chama atenção de diversos ângulos, assim como as rodas de 19 polegadas, as laterais com apenas duas portas e as colunas "C" bem caídas. A traseira tem lanternas conectadas de LED e o interior mescla tecnologia e conforto, mas mantendo o DNA do carro icônico.
Para ficar ligado: Fiat promete 1 novo carro por ano até 2030
Kia Tasman e ofensiva de SUVs
Se tem uma marca que não brincou em serviço na hora de anunciar lançamentos para 2026 foi a Kia. Entre as novidades deste novo ciclo está a Tasman, primeira picape da Kia no mundo e aposta da marca em um segmento altamente competitivo e de grande crescimento no Brasil.Exibida pela primeira vez no mercado brasileiro, a picape exibe design funcional, robustez e soluções práticas como uma tomada elétrica integrada. Além disso, tem capacidade para 1.173 litros na caçamba - que promete ser uma das maiores da categoria.
Segundo a Kia, a Tasman está em fase final de homologação no Brasil, passando por testes técnicos e ajustes de adaptação ao uso local.
Outro pilar dessa nova fase é o Kia PV5, que traz ao Brasil a estratégia global PBV (sigla para Platform Beyond Vehicle). Desenvolvido para uso comercial, profissional e modular, o modelo é apresentado no evento na versão Cargo e tem recursos como o sistema V2L, que permite alimentar equipamentos externos com a bateria do veículo, e o conceito Easy Swap, que possibilita a troca rápida de módulos para diferentes aplicações - de transporte de cargas a versões para passageiros.
Com até 4.420 litros de capacidade volumétrica e baterias que chegam a 71,2 kWh, o PV5 mira diretamente a expansão das operações "last mile" e o avanço da logística urbana elétrica no país.
A Kia também estreia no Salão uma nova geração de SUVs, formada por quatro modelos com diferentes propostas de propulsão. São os seguintes modelos:
- O EV3 inaugura a nova etapa da marca nos elétricos. Combina design ousado e recursos premium para ampliar o acesso à eletromobilidade
- O Sportage MHEV chega, conforme adiantado pelo WM1, totalmente reestilizado e com eficiência elevada pelo sistema híbrido-leve
- O Stonic MHEV retorna ao portfólio com visual renovado e interior redesenhado, para reforçar a aposta no carro híbrido
- O novo Sorento 4x4 a diesel renova a proposta do tradicional SUV de sete lugares com mais capacidade, luxo e robustez
De acordo com a empresa, as vendas dos carros começarão no primeiro semestre de 2026.
Toyota GR Yaris
O Toyota GR Yaris está na lista de carros confirmados para o Brasil e também é destaque no Salão do Automóvel de São Paulo. Inspirado em um carro pentacampeão mundial de rali, o GR Yaris representa a chegada de uma das propostas mais puristas e técnicas já oferecidas pela Toyota ao público brasileiro. As entregas estão previstas para abril de 2026.Serão duas configurações, ambas com um conjunto mecânico potente, visual agressivo e revisões estruturais pensadas para ampliar desempenho, durabilidade e dirigibilidade.
No conjunto mecânico, o motor 1.6 turbo de três cilindros passa a entregar 300 cv de potência e 40,2 kgfm de torque.
Uma das mudanças mais aguardadas está nas transmissões. Além do tradicional câmbio manual de seis marchas, o modelo estreia no país a caixa automática GR-DAT, de oito velocidades, criada para trocas extremamente rápidas.
As mudanças manuais seguem padrão de corrida: empurrando a alavanca para reduzir e puxando para subir marcha, solução aplicada nos carros da Gazoo no WRC.
Caoa Chery Tiggo 5X
A Caoa Chery aproveita o Salão de São Paulo para mostrar duas novidades: o o Tiggo 9 e o Tiggo 5X. Porém, somente esse último teve o lançamento confirmado para o próximo ano.O Tiggo 5X estreará uma nova reestilização. Além da dianteira com linhas atualizadas, o SUV compacto da marca ganhou novos equipamentos de série, como airbag central entre os bancos dianteiros e uma nova geração do pacote ADAS da marca.
O motor é o 1.5 turbo TCI flex de 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. A transmissão é automática tipo CVT. O SUV compacto tem 4,33 metros de comprimento, 2,63 metros de entre-eixos e um porta-malas para 340 litros.
O modelo já está disponível em pré-venda, numa parceria entre a Caoa e a Webmotors.
Jeep Avenger
Conforme antecipado pelo WM1, o Jeep Avenger não só estreou no Salão do Automóvel 2025 - o modelo "explodiu" no evento: literalmente rompeu um painel de vidro do palco para aparecer diante da imprensa, recriando a apresentação histórica do clássico Cherokee, que aconteceu no Salão de Detroit de 1992.O SUV faz parte da lista de carros que serão produzidos nacionalmente a partir de 2026. Será feito na fábrica de Porto Real (RJ), que recebeu um plano de modernização e ganhará maior protagonismo dentro do grupo.
O Avenger será o Jeep mais compacto da gama, posicionado abaixo do Renegade e destinado a consumidores que querem entrar no universo da marca (e de SUVs) com promessa de preço competitivo.
Na versão europeia (dados oficiais do carro brasileiro ainda não existem), o carro tem 4,08 metros de comprimento - é cerca de 17 centímetros mais curto que um Renegade.
No Brasil, o SUV deve chegar com motor T200 1.0 turboflex da família Firefly, que possivelmente poderá ser aliado, nas versões mais caras, a um sistema híbrido-leve (MHEV). Tudo isso sempre com câmbio CVT.
Veja também: Marca da Stellantis terá 3º SUV no Brasil
Ram Dakota
A principal novidade da Ram para o Salão do Automóvel é a nova Dakota, a primeira picape média da Ram desde sua independência, em 2009. A versão Warlock, revelada durante o lançamento industrial na Argentina, ganha a companhia da Laramie, que também chegará ao Brasil em 2026.A nova versão tem os cromados que realçam ainda mais o luxo da picape. O motor é o 2.2 turbodiesel de 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas. A tração é 4X4 automática com modos 4x2 e 4x4 com reduzida, acionados por um comando rotativo no console central.
As duas versões têm, de série, iluminação full-LED (incluindo os de neblina com função cornering), lanternas também full led, central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação embarcada, páginas off-road e assistente virtual, e ainda carregador por indução com resfriamento embutido no dispositivo. Destaque também para o sistema de câmeras para visão 360°, inclusive com a possibilidade de deixar sua carroceria transparente - recurso que permite ver o que está embaixo do veículo.
“Importadoras” querem 130 mil unidades em 2025
Comentários