"Muscle Culture" é a coluna de André Deliberato (@andredeliberato no Twitter e no Instagram) no WM1, portal de notícias da Webmotors, que traz curiosidades, notícias e informações sobre uma das mais tradicionais filosofias de carros norte-americanas dos anos 1960 e 1970, mundialmente conhecida e representada pelos muscle cars.
- Primeiro capítulo: Você sabia que Duster já foi um muscle car?
- Segundo capítulo: Qual foi o primeiro muscle da história?
- Terceiro capítulo: Muscles criados nos anos 60 que vivem até hoje
- Quarto capítulo: Afinal, o que é um muscle car?
- Quinto capítulo: Os cinco sobrenomes mais famosos do Mustang
- Sexto capítulo: Chevy Impala, o muscle car de Dean Winchester
- Sétimo capítulo: Muscle car ou pony car, entenda a diferença!
- Oitavo capítulo: Chevrolet Camaro, 10 anos de Brasil e 54 de vida
- Nono capítulo: Conheça versões do Mustang que não foram às ruas
- Décimo capítulo: Chevrolet Corvette, é muscle car ou não é?
- 11º capítulo: Por que um muscle restaurado é tão caro?
- 12º capítulo: A história do Ford Maverick, o "Mustang nacional"
- 13º capítulo: Chevrolet Monte Carlo, luxuoso como o principado
- 14º capítulo: Dodge Challenger vai perder V8, mas seguirá vivo
- 15º capítulo: Por que Dodge e Plymouth fizeram asas tão grandes?
Como será o novo Dodge Charger elétrico
O mundo dos aficionados por muscle cars vivia em especulações e tentativas de furos de reportagens atrás de informações sobre os futuros Charger e Challenger até a Stellantis, hoje a empresa que dita as regras e comanda as ações da FCA, dona da Dodge, revelar um vídeo em que mostra um esboço de como será o Charger elétrico, confirmado recentemente para ser lançado em 2024.A confirmação veio da própria marca, por meio de Tim Kuniskis, CEO da Dodge, que lançou até um trocadilho: "If charger can make a Charger quicker, we are in". Ou seja, "Se um carregador pode fazer um Charger ser mais rápido, estamos dentro". Vale lembrar que "Charger" é "carregador", em inglês, e que isso pode significar uma série de brincadeiras com o nome do carro futuramente.
Kuniskis ainda tira onda. O executivo também afirmou que a Dodge não quer vender somente carros elétricos, mas sim "eMuscle cars", já que acredita que ainda exista uma forte presença de possíveis clientes para esse tipo de automóvel. A fé do executivo está na geração chamada "millennial" - ou "geração Y" -, que são pessoas de 25 a 40 anos totalmente adeptas ao uso de novas tecnologias.
O ponto é que se o Charger não vai virar um SUV, como muitos sites norte-americanos suspeitavam, o modelo pode automaticamente ocupar o lugar do Challenger, que atualmente é o muscle car "oficial" da empresa - isso porque o Charger vendido lá fora, hoje, é um sedã.
Há futuro para o Challenger? Difícil prever. Mas pode ser que, curiosamente, o nome decida como será o futuro elétrico da empresa. "Charger" é algo muito mais permissivo e fácil para que possam ser feitas ações de marketing com o uso do nome. "Challenger" - "desafiador", em inglês - também não é ruim, mas aparentemente, por ora, não tem lugar na futura linha de muscle cars elétricos da empresa.
Quem sabe, no meio deste caminho até 2024, não surja um conjunto eletrificado - como um sistema híbrido, por exemplo - para que já comece a se criar uma ponte rumo a este novo tipo de realidade?
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