EcoSport vivo no México. Será que ele volta?

SUV chega à linha 2021 no país latino-americano, porém só continua em produção na Romênia e na Índia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. EcoSport vivo no México. Será que ele volta?
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O EcoSport 2021 foi lançado no México quase ao mesmo tempo em que a Ford anunciou o encerramento da produção do SUV - e de tudo mais que fazia - no Brasil. A primeira pergunta que surge é: opa, o modelo poderia voltar para cá via importação do país latino-americano com o qual o Brasil tem acordos bilaterais? Devagar com o andor...

O modelo da Ford que acaba de chegar à linha 2021 por lá - conforme informam os colegas do Autología - é trazido da Índia, assim como outros compactos - como o Hyundai Creta, que lá se chama ix25 e já adotou a reestilização prevista para esse ano. Isso porque a indústria automotiva mexicana é alinhada com a dos EUA: carros médios (chamados lá de compactos) para cima.

Por estas vias, o SUV não tem chances de voltar. Além da Índia, o EcoSport é fabricado na Romênia. Ou seja: importado, não seria beneficiado de tributos diferenciados e não terá preço competitivo no Brasil - os estoques sobreviventes do modelo aqui têm preços a partir de R$ 69.990.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Uma informação que corre nos bastidores é que o EcoSport volta para o Brasil, mas em uma futura geração - a terceira - e produzida na Argentina. Esse renovado SUV, inclusive, já é desenvolvido há dois anos pela Ford em parceria com a chinesa Changan. Ele usará a mesma plataforma do atual, porém promete surgir maior e mais espaçoso entre 2022 e 2023 na Europa e na Ásia.

Pero si...

Ford Ecosport México
Ford EcoSport 2021 vendido no México é importado da Índia
Crédito: Autología México
toggle button

Colegas jornalistas argentinos, porém, não creem na produção do EcoSport no país. Por lá, a marca anunciou investimento para fabricar a nova geração da Ranger em parceria com a Volkswagen, a qual dará origem a uma nova Amarok. E deve fazer o Territory em General Pacheco para ter preço para o SUV médio (hoje chinês) brigar com o Jeep Compass - mas isso em 2022, já com face-lift.

EcoSport via China?

Uma outra alternativa é o EcoSport voltar via... outra marca. Você leu lá em cima que eu escrevi sobre a parceria com a Changan? Pois bem, a montadora é uma das quatro grandes asiáticas de olho nas fábricas deixadas pela Ford Brasil, conforme WM1 noticiou recentemente. Ou seja, o SUV compacto poderia voltar a ser feito em Camaçari (BA) de forma para lá de inusitada.

Comentários