Em um ano atípico e com várias alternâncias na posição dos emplacamentos, após uma reviravolta, mais uma vez, a medalha de ouro entre os carros mais vendidos voltou a mudar de dono em outubro. O Fiat Argo voltou à liderança no mês passado e ainda engatou uma ultrapassagem no acumulado do ano contra o Hyundai HB20, que agora volta a ser o vice-líder (no mês passado e em 2021).
Outro "retorno" à primeira colocação, agora entre os comerciais leves, foi o da Fiat Strada, que terminou outubro com quase 1.000 unidades à frente da Toro, que no mês passado havia levado a medalha de ouro.
É sempre importante destacar a forte presença do grupo Stellantis entre as primeiras colocações. Para se ter ideia, no pódio, ao lado do Argo, em outubro, se considerarmos somente os automóveis de passeio (e não os comerciais leves), estão Jeep Renegade e Jeep Compass.
No total, setembro teve 150.079 unidades entregues entre automóveis de passeio e comerciais leves. O número é 5,4% maior que o registrado em setembro. No acumulado de 2021 - na comparação com os mesmos 10 meses de 2020 -, o mercado já registrou 1.619.905 veículos, crescimento de 7,7%.
Abaixo, veja quais foram os líderes dos cinco principais segmentos do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
O carro da Fiat, que há havia liderado o segmento de hatches e o mercado em outros meses deste ano, terminou outubro como carro mais vendido do Brasil. Foram 8.381 unidades do Fiat Argo licenciadas, mais de 1.500 à frente do segundo colocado no geral, o Jeep Renegade, e quase 3.000 acima do Hyundai HB20, o líder do segmento em setembro.
Em números, temos Argo na liderança, seguido por Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, em terceiro. Vale destacar mais uma vez que, aos poucos, o carro da GM, líder do mercado nacional desde 2015, retoma o ritmo. A produção do compacto da General Motors em Gravataí (RS) foi reiniciada há pouco tempo, mas a empresa sabe que vai ser difícil se recuperar a tempo de garantir o heptacampeonato.
Se entre os hatches a linha compacta da GM ainda patina, na categoria de sedãs o Chevrolet Onix Plus já retomou a confiança - pois a liderança o modelo já havia recuperado em setembro, quando voltou ao topo do pódio do segmento. Em outubro, o três-volumes produzido no Rio Grande do Sul fechou o mês com 4.494 unidades entregues.
O segundo colocado foi o Toyota Corolla, que registrou 3.014 emplacamentos no mês passado. O carro da GM também superou mais uma vez (e com facilidade) o Fiat Cronos, que chegou a experimentar a liderança do segmento em junho e terminou outubro na terceira colocação (com 2.816 unidades).
O Jeep Renegade voltou à liderança do segmento de SUVs em outubro e roubou a posição que seu irmão maior Compass, que havia conquistado o posto em setembro. Foram 6.723 unidades contra 6.097 do irmão de plataforma, o que de fato só tem dado alegrias ao Grupo Stellantis. A terceira colocação ficou com o Volkswagen T-Cross, que teve 6.008 unidades.
Líder absoluto entre os SUVs no acumulado do ano, o Jeep Renegade já soma 65.393 registros de acordo com dados da Fenabrave em 2021 e tem tudo para terminar mais uma vez uma temporada como SUV mais emplacado do Brasil. Nesse ranking, o Compass está em segundo, com 58.955 unidades; e o Hyundai Creta é o terceiro, com 52.622 emplacamentos.
Lembra que em setembro a Fiat Strada, líder absoluta entre os comerciais leves e um dos carros mais vendidos do Brasil, perdeu a liderança para sua irmã maior, a Fiat Toro? Pois a "toda-poderosa" voltou ao trono e ficou com a medalha de ouro em outubro - foram 6.130 vendas registradas.
Pouco a pouco, de grão em grão, a picape compacta se aproxima de terminar o ano como carro mais vendido do Brasil - se considerarmos picapes, comerciais leves e carros como um todo. Na categoria, a Fiat Toro foi a segunda colocada, em outubro (5.187 registros); e a Toyota Hilux foi a terceira, com 3.814 emplacamentos.
Como falamos, após os dados de outubro, a Strada dificilmente perde o posto de carro mais vendido do país em 2021. De janeiro a outubro já são 91.514 unidades comercializadas, quase 20 mil a mais que o segundo colocado, o Fiat Argo, que até agora teve 73.795 registros.
Depois de um bimestre dominado pelo BMW Z4, o Ford Mustang surpreendeu em outubro e foi o esportivo mais vendido do país, segundo dados da Fenabrave, com incríveis 101 unidades. Esse número o faz recuperar a terceira posição do segmento no acumulado do ano. O segundo no mês passado foi o Porsche 911, com 34 unidades; e o terceiro colocado foi o Taycan, que teve 26 licenciamentos.
No acumulado do ano, o 911 reina absoluto e vai fechar 2021 como o esportivo mais vendido de novo (assim como em 2020), já que tem 814 registros durante esses 10 meses. O segundo é o BMW Z4 (com 372 unidades) e o terceiro no acumulado do ano é o próprio Mustang, que subiu para 346 registros e mostrou força para lutar pela medalha de prata nos próximos meses.
Lembramos que essa categoria só leva em conta modelos "nascidos" esportivos. Não consideramos, por exemplo, variantes esportivas de carros que já existem, como BMW M3, RS ou Audi RS6.