Com várias novidades, JAC T5 vira T50 para ir além

SUV passa por reestilização externa, muda por dentro e ganha novo motor para não ser apenas mais uma 'China' no mercado

  1. Home
  2. Notícias
  3. Com várias novidades, JAC T5 vira T50 para ir além
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O fato de não participar do Salão do Automóvel de São Paulo 2018 não significa que a JAC Motors é ‘carta fora do baralho’. Nesta terça-feira (13), a marca japonesa apresentou em São Paulo o utilitário esportivo T50, uma reestilização do já conhecido T5. Com preços que vão de R$ 83.990 a R$ 87.990 (seis anos de garantia), o ‘China’ é equipado com motor 1.6 16V a gasolina e transmissão automática CVT.

icon photo
Legenda: JAC T50 ganhou novas lanternas e para-choque redesenhado
Crédito: Divulgação

DESIGN EXTERNO

Apesar de a silhueta do T50 ser a mesma do T5, detalhes no visual diferenciam os modelos. "Chinês quando faz facelift muda tudo", disse Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors. O T50 está com novos faróis, mais afilados (iluminação diurna em LED na versão topo de linha) e que garantem ao SUV um olhar mais mal-encarado. A grade tem o mesmo formato, mas trazem outros elementos e o novo logo da JAC estampado. Destaque também para o inédito formato dos faróis de neblina e o para-choque redesenhado.

Nas laterais o novo desenho das rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16) salta aos olhos, e a traseira agora está com visual menos pesado, com novas lanternas – mais afiladas como os faróis dianteiros -, barra cromada maior, porém mais fina, novo símbolo da marca e parte inferior do para-choque com novos elementos.

icon photo
Legenda: JAC T50 tem interior completamente novo. Destaque para o acabamento
Crédito: Divulgação

VISUAL INTERNO

No entanto, as novidades ficam evidentes no T50 quando pulamos para dentro do SUV. Não apenas novos materiais revestem a cabine, mas também um novo design garante ao JAC um ar mais moderno. Destaque para o novo posicionamento da tela da central multimídia, que saiu do meio do painel para o topo, assumindo ainda mais destaque. A central, aliás, tem tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas, que permite, entre outras funções, espelhar alguns modelos de smartphones tanto com sistema IOS quanto Android.

icon photo
Legenda: JAC T50
Crédito: Divulgação

Com este novo posicionamento da central, as saídas ganharam visual horizontal, assim como os comandos do ar-condicionado, agora em uma posição mais elevada e ergonômica. O volante multifuncional também tem novo desenho e com o logomarca nova da JAC em destaque. Por fim, o painel de instrumento mudou completamente, ganhando leitores circulares (velocímetro e conta-giros), com a tela do computador de bordo entre os dois.

Em termos de acabamento, o T50 ganhou tons mais escuros em relação ao T5. Os cromados perderam o exagero e o black piano assume posição de destaque ao lado de elementos em tom chumbo. Também há peças plásticas que remetem a fibra de carbono e os bancos, dependendo da versão, pode ser revestido em tecido ou couro sintético. "Somente a maçaneta das portas e o acendedor de cigarros do T50 são iguais ao T5", revelou o executivo.

icon photo
Legenda: Painel de instrumentos do T50 também ganhou novos elementos
Crédito: Divulgação

EQUIPAMENTOS DE SÉRIE

Quando o assunto é carro de marca chinesa, o custo-benefício é sempre algo quer salta aos olhos do consumidor. E o T50 não faz diferente da maioria de seus compatriotas. Desde a configuração inicial, o SUV oferece partida por botão (start-stop), faróis de neblina, regulagem elétrica dos faróis, travas, vidros e espelhos retrovisores externos elétricos, monitoramento da pressão dos pneus, ISOFIX para fixação de cadeirinha infantil, airbag duplo frontal, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, e direção com assistência elétrica.

Já na opção ‘top’, o T50 ganha acendimento automático dos faróis, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores externos, luzes diurnas em LED, Rack de teto, revestimento do volante e dos bancos em couro, ajuste manual do assento do motorista em seis direções, câmera de ré, câmera 360°, JAC Connect Front Camera (Integrada a Central Multimídia), espelhamento de smartphone na central multimídia, e controlador de velocidade (piloto automático).

 JAC T50 manteve a silhueta do T5. Destaque para as novas rodas de liga leve de 16 polegadas
Legenda: JAC T50 manteve a silhueta do T5. Destaque para as novas rodas de liga leve de 16 polegadas
Crédito: Divulgação

CONJUNTO MECÂNICO

O JAC T50 é equipado com motor 1.6 16V a gasolina de 138 cv de potência máxima a 6.000 rpm e torque de 17,1 kgf.m a 4.000 rotações. A transmissão é automática tipo CVT (continuamente variável), mas que simula a troca de seis marchas. O T5 utilizava propulsor 1.5 16V bicombustível (quatro cilindros aspirado, também), de apenas 127 cv a 6.000 giros e 15,7 kgf.m a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol.

icon photo
Legenda: Motor 1.6 16V gera 138 cv de potência máxima
Crédito: Divulgação

O resultado dessa mudança no coração é visto em performance. O 0 a 100 km/h acontece, agora, em 11,3 segundos, exatamente 1 segundo mais rápido que o anterior. Já a velocidade máxima do T50 é de 198 km/h e do T5 era de 192 km/h. Dados de consumo não foram revelados.

Em termos de eletrônica, o ‘China’ tem ABS (antitravamento dos freios), com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), assistente de frenagem, controles de tração e estabilidade, e assistente de partida em rampa.

icon photo
Legenda: JAC T50 mantém transmissão automática tipo CVT
Crédito: Divulgação

Já a suspensão é independente na dianteira tipo McPherson (barra estabilizadora) e semi-independente na traseira (eixo de torção e barra estabilizadora), assim como o T5. No entanto, apesar de a estrutura ser a mesma, os componente são todos novos, de acordo com Habib.

MEDIDAS

As medidas do T50 são praticamente as mesmas do T5, já que a plataforma é a mesma. O renovado JAC agora tem 4,34 metros de comprimento (2 cm a mais que a geração anterior) e 1,64 metro de altura (também 2 cm a mais que o anterior). Já a distância entre os eixos e a largura são exatamente as mesmas: 2,56 metros e 1,76 metro, respectivamente. A capacidade do porta-malas também não mudou (600 litros), assim como o tanque de combustível (45 litros). O T50, no entanto, é 110 quilos mais ‘gordo’ que o T5, pesando 1.320 quilos.

VENDAS E NOVOS PRODUTOS

Dependendo muito da oscilação do dólar, já que os carros da JAC são todos importados, Sergio Habib acredita que em 2019 o T50 poderá bater as 1.000 unidades emplacadas. "Em 2018 vamos fechar com 4.000 carros vendidos e em 2019 este número deverá saltar para 5.000", explica. E para chegar a este número, a marca chinesa promete novos produtos. Entre janeiro e fevereiro de 2019, o T80 - SUV com capacidade para 7 ocupantes e motor de 210 cv de potência - chega às concessionárias e, posteriormente (ainda sem data definida), desembarca a picape média.

 JAC T50
Legenda: JAC T50
Crédito: Divulgação
Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors